SóProvas


ID
2955871
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi das Cruzes - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Armand e Michèle Mattelart (História das teorias da comunicação) revelam que um dos principais pensadores a refutar os postulados da análise funcionalista da comunicação examina o processo televisivo segundo quatro momentos distintos: produção; circulação; distribuição/ consumo; e reprodução. Esse autor defende que a audiência é, a um só tempo, receptor e fonte. Os seus argumentos constam do artigo Encoding/Decoding, publicado em 1973.


O nome do autor do citado artigo é

Alternativas
Comentários
  • Uma das suas principais ideias sobre mídia é o ensaio "Codificação/Decodificação", de 1981. (...) Os textos culturais circulam pela sociedade, com ênfase no papel da mídia como produtor-reprodutor da cultura e também como espaço de luta simbólica - afinal, sem só de classe dominante se sustenta a televisão. E a recepção torna-se uma prática ativa dentro desse processo, distante de qualquer elemento vinculado à pesquisa de "efeitos", mas de "usos".

    (...) A recepção está muito longe de ser passiva - e isso é ma premissa clara desde os fundadores dos Estudos Culturais.

    Fonte: Teoria da Comunicação, Luís Mauro Sá Martino, p. 248/250

  • Está na página 109 do referido livro no enunciado. 8. edição, Edições Loyola. - Hall escreveu Enconding/ Decoding por volta de 1973; - Divide e examina em 4 os processos de comunic televisiva: 1 - produção, 2- circulação, 3- distribuição/consumo, 4- reprodução; - Audiência: dominante, oposicional e negociada; - Audiência é ao mesmo tempo fonte e receptor.