-
Gab E
Verbo
assistir: Ver, Presenciar- VTi+a
Ex:. Continuou assistindo à televisão.
Assistindo ao que? À televisão= O.I
Verbo
Haver no Sentido de Existir ou Ocorrer
Ex:.¹ Havia imagens sem sentido.
Ex:² Existia
imagens sem sentindo.
Verbo
Lembrar: Se houver Pronome Pessoal Oblíquo Átono será Verb. Trans.
Indir.
Ex:. Eu
me lembrei do caderno.
Lembrei de que? Do caderno=OI
Pron. Pessoal Oblíquo. Átono= Me
Bons
estudos galerinha!
-
GABARITO: LETRA E
>>> continuou assistindo à televisão ( verbo assistir com sentido de "ver" sendo transitivo indireto, equivale a: Continuou vendo a televisão)
>>> Havia imagens sem sentido. >>> verbo haver com sentindo de existir, sendo impessoal e verbo transitivo direto e o termo em vermelho equivalendo a seu objeto direto. --- Existiam imagens sem sentido. >>> verbo existir sendo um verbo intransitivo e o termo em vermelho sendo o sujeito ----- Imagens sem sentido existiam.
>>> Você deve se lembrar desse tempo. >>> quem se lembra, lembra-se DE alguma coisa (verbo pronominal sendo verbo transitivo indireto e o termo em vermelho sendo o objeto indireto) ---- Você deve lembrar esse tempo. ( quem lembra, lembra alguma coisa, verbo transitivo direto com o termo em vermelho sendo transitivo direto).
Força, guerreiros(as)!!
-
Continuou assistindo à televisão - ela vai estar ligada
Continuou vendo a televisão - ela esta desligada.
mudou o sentido
-
A pergunta é: após a modificação dos trechos apresentados, se o SENTIDO se modificaria? O sentindo nas três alternativas continuam o mesmo, portanto a resposta é letra E.
-
a III ESTÁ CORRETA pois o verbo lembrar quando não está com o pronome oblico não é regido de preposição
-
Marquei que a III estava incorreta com base no seguinte raciocínio: no texto está você deve se lembrar desse tempo, ou seja, no sentido de talvez você se lembrar do que ocorreu no tempo passado ao que o autor se refere. Já Você deve lembrar esse tempo remete a um sentido de obrigação de se lembrar, o verbo "dever" passa essa impressão, ele TEM que se lembrar do que ocorreu num tempo passado, ocasionando numa mudança de sentido.
-
Na minha opinião, passível de recurso.
Assistiu à tv - Assistiu algo que passava na tv. Ex: filme.
Vendo a tv - Olhando para a tv, ligada ou não.
-
Sem crase mudaria o sentindo.
-
Vanildo, nesse caso o verbo é "lembrar", o "deve" desempenha função de advérbio, tanto que na forma expressa no texto ele atrai a partícula "se" para antes do verbo "lembrar", servindo como fator de atração.
-
Difícil foi entender o que a questão pedia ... ^^
-
questão PASSÍVEL de anulação, pois " vendo é ambíguo. Eu posso apenas ver uma tv, desligada, ou posso assistir( vendo) um programa na tv.
-
Vendo a televisão: vendo o aparelho televisao
vendo à televisão: vendo o que está passando na televisão