SóProvas


ID
2956138
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Porto Calvo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em seu livro Administração Geral e Pública, Chiavenato (2009) destaca que “[...] a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais [...]”. Dadas as afirmativas baseadas no comportamento e nas relações humanas das organizações, sejam públicas ou privadas,


I. Cada organização possui sua própria cultura, mantendo-a e cultivando-a.

II. A cultura é formada por hábitos e crenças necessários à manutenção da boa relação, proporcionando um clima organizacional favorável.

III. A cultura não importa para o sucesso das organizações; afinal, não há a necessidade de compreender relações humanas no trabalho.

IV. A cultura necessita está alinhada com outros aspectos das decisões da organização, além do planejamento, a organização, a direção e o próprio controle das ações.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra D

     

    I. Cada organização possui sua própria cultura, mantendo-a e cultivando-a.

    II. A cultura é formada por hábitos e crenças necessários à manutenção da boa relação, proporcionando um clima organizacional favorável.

    III. A cultura importa para o sucesso das organizações; afinal, a necessidade de compreender relações humanas no trabalho.

    IV. A cultura necessita está alinhada com outros aspectos das decisões da organização, além do planejamento, a organização, a direção e o próprio controle das ações.

  • IV. A cultura necessita está (ESTAR) alinhada. 

    ERRO GROTESCO.

  • GABARITO: LETRA D

    Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".

    De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

    Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

    "Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (CHIAVENATO 1999, p. 173).

    Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a cultura organizacional. Dentre as afirmativas, vejamos como podem ser julgadas.

    O que é mesmo a cultura de uma organização? Bem, podemos entender a cultura organizacional, segundo os preceitos apresentados por Chiavenato (2014), como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas que é compartilhado por todos os membros de uma organização.

    Tem a ver com um sistema repleto de significados compartilhado por todos os membros da organização (da base até o topo).

    Para Chiavenato (2014, p.154), "Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira com que faz seus negócios, a maneira com que trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e colaboradores da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização."

    Sendo que:

    • I. Cada organização possui sua própria cultura, mantendo-a e cultivando-a.
    • II. A cultura é formada por hábitos e crenças necessários à manutenção da boa relação, proporcionando um clima organizacional favorável.
    • III. A cultura importa para o sucesso das organizações; afinal, é necessidade de compreender relações humanas no trabalho.
    • IV. A cultura necessita está alinhada com outros aspectos das decisões da organização, além do planejamento, a organização, a direção e o próprio controle das ações.

    Tendo visto o assunto, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. Apenas o item I estava incorreto.

    GABARITO: D

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP : Manole, 2014.

  • GAB D

    1. CULTURA ORGANIZACIONAL: Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de valores, atitudes, normas e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização.
    2. CLIMA ORGANIZACIONAL: Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo. Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)