SóProvas


ID
2956279
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

            Dez ministros deixaram o governo do presidente Michel Temer para concorrerem nas eleições deste ano. Outro ministro foi exonerado no dia 7 de abril, além do ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, que deixou o cargo no fim do mês de março.

Internet: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/>(com adaptações).

Acerca do assunto abordado no texto acima e de temas correlatos, julgue o seguinte item.


Segundo a legislação eleitoral, ministros de Estado devem deixar a função que ocupam seis meses antes das eleições, em caráter definitivo, caso desejem se candidatar para mandatos eletivos.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, tendo em vista que o prazo para desincompatibilização de ministro de estado para o cargo de prefeito é de 4 meses; para os demais cargos, 6 meses.

  • Eventos e fatos relacionados à política brasileira devem ser acompanhados com atenção em sua feição factual, ou seja, abordando o que foi divulgado que ocorreu e evitando o estudo de notícias falsas provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. 

    Análise do item:

    O termo para este processo é chamado de desincompatibilização eleitoral e é uma regra que visa evitar que possíveis candidatos se beneficiem de vantagens indevidas relacionadas a suas posições anteriores ao pleito. 



    Gabarito do professor: Certo.