-
Fatores Higiênicos: Ou fatores extrínsecos, pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima de relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham, os regulamentos internos, etc.
São fatores de contexto e se situam no ambiente externo que cercam o indivíduo. Contudo, de acordo com as pesquisas de Herzberg, quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação e, quando a elevam, não conseguem sustenta-la elevada por muito tempo. Porém, quando os fatores higiênicos são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.
https://www.coladaweb.com/administracao/teoria-dos-dois-fatores
-
GABARITO: CERTO
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
FONTE: Prof. Heron Lemos
-
A questão em análise exige que saibamos quais são os fatores que podem motivar ou não os indivíduos. Vejamos quais são e, com base nisso, se a questão está de acordo.
Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial - F. Herzberg
◼ Fatores motivacionais/ satisfacientes: estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação.São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.
◼ Fatores higiênicos/ insatisfacientes: são ligados ao ambiente de trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo: salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
GABARITO: CERTO
-
-
Quando penso que já entendi o que são fatores higiênicos não entendi nada!