SóProvas


ID
2956786
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.


A liderança racional (ou burocrática) pressupõe que os subordinados aceitem as ordens dos superiores como justificadas porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas.

Alternativas
Comentários
  • Modelo de liderança racional é aquele ''em que a aceitação da autoridade se baseia na crença da legalidade das leis e regulamentos. Essa autoridade pressupõe um tipo de dominação legal, o qual vai buscar sua legitimidade no caráter prescritivo e normativo da lei''

  • Item Errado

    A liderança racional (burocrática) os subordinados devem aceitar as ordens superiores por que pressupõe um tipo de dominação legal, que é imposto por regras e regulamentos, e não simplesmente porque sempre foi a maneira como as coisas foram feitas.

  • A liderança racional (burocrática) regras e regulamentos

  • Liderança carismática: o líder expressa confiança, uma visão atrativa e submete-se a autosacrificios.

      Disposto a correr riscos; Sensíveis a limitações ambientais e às necessidades dos liderados.

    Liderança transacional: o líder conduz e inspira os liderados na direção das metas preestabelecidas

      Baseado na recompensa pelo desempenho, obediência às regras e cumprimento de metas, etc.

    Liderança transformacional: o líder inspira os liderados a transcenderem suas limitações lhes dando o estímulo intelectual e atendimento personalizado, além de possuírem carisma.

  • Essa é a tradicional. A burocrática é baseada na legalidade.

  • Na liderança racional-legal (burocrática), a base de sustentação das relações de poder entre líder e liderados é o conjunto de normas.

    Ex: Lei, regulamentos, regimento interno.

  • Burocrata sempre lembrar de lei.

    @esquematizandoadm

  • Liderança burocrática: subordinação ao cargo e não à pessoa. O cargo traz consigo autoridade e responsabilidade.

  • Gabarito Errado., A prova em questão explorou bastante os conceitos da teorias da Burocracia Weberiana, na qul se observam três tipos de dominação:

    Dominação Tradicional: baseada nas heranças e tradições, como as monarquias;

    Dominação Carismática: baseada no carisma do líder e na percepção de valores e ideais em comum, como os líderes populares e religiosos e;

    Dominação Legal (ou Racional): consubstanciada na formalidade e no poder legal. Essa é a modalidade de dominação que fundamenta o estudo de observação de Webber.

    Logo, é a dominação tradicional que pressupõe que os subordinados aceitem as ordens dos superiores como justificadas porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas.

  • RACIONAL=BUROCRACIA

    Max Weber

    Convém iniciar com Max Weber, sociólogo alemão, que caracterizou três tipos distintos de estrutura na sociedade, onde cada qual possui características de comportamento diferentes, relacionados com os tipos de poder na sociedade:

    - Racional-legal: em que a aceitação da autoridade se baseia na crença da legalidade das leis e regulamentos. Essa autoridade pressupõe um tipo de dominação legal, o qual vai buscar sua legitimidade no caráter prescritivo e normativo da lei;

    - Tradicional: em que a aceitação da autoridade se baseia na crença de que o que explica a legitimidade é a tradição e os costumes. Em suma, os subordinados aceitam como legítimas, as ordens superiores que emanam dos costumes e dos hábitos tradicionais ou de fatos históricos imemoriais;

    - Carismática: em que a aceitação advém da lealdade e da confiança nas qualidades normais de quem governa. Em presença de um líder ou chefe que personifique um carisma invulgar ou excepcional, qualquer subordinado aceitará a legitimidade de sua autoridade.

    Então, no caso da Legal ou Racional, também denominada burocrática, em razão da predominância de normas e regulamentos, definidos por mecanismos impessoais e racionais, tal como em grandes organizações, são exemplos o próprio Estado, o exército etc.

    Já a Tradicional é caracterizada pela família, do feudalismo, na sociedade medieval, ou do coronelismo, na América do Sul, por se apresentarem patriarcais e patrimonialistas;

    No caso da Carismática, predominam as características de grupos revolucionários, religiosos e partidos políticos, por representarem veneração a personalidades místicas, arbitrárias;

  • Gabarito: Errado. A questão fala da liderança tradicional, onde os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas. Já a racional-legal de Max Weber se baseava na aceitação das crenças e na legalidade com base nas leis e regulamentos existentes.
  • Tipos de Dominação

    Para que possamos entender os modelos de administração pública, devemos conhecer os tipos de dominação. Segundo Weber: “Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo entre determinadas pessoas indicáveis”. Em todo Estado, deve existir alguma relação de dominação na qual os governantes (dominadores) exercem autoridade perante os indivíduos (dominados). Assim, a dominação não é simplesmente o exercício do “poder”, mas também a sua aceitação – que leva à obediência! Portanto, se diz que a dominação é o somatório do poder com a legitimidade.

    Para Weber existem três tipos de dominação:

    1. Dominação Tradicional – Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações. O “senhor” governa não porque tenha algum mérito ou competência específica, mas porque seu pai governava antes dele, e antes dele seu avô, etc.

    2. Dominação Carismática – Baseada no carisma de uma pessoa. Acredita-se que aquele indivíduo possui qualidades e características extraordinárias, fora do comum, que o credenciam a liderar seus “súditos” ou “seguidores”. Estes lhe conferem um afeto e uma lealdade muitas vezes “cegos”.

    3. Dominação Racional-legal – Baseada na lei. Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Simples e objetivo

    Liderança tradicional = Rainha Elizabeth/Príncipe Charles

    Liderança carismática = Lula/Bolsonaro

    Liderança racional-legal = O cargo de presidente da república e os respectivos postos da monarquia

    Baixa o app Kwai com meu link pelo celular, vc e eu ganhamos um dinheiro (vida de concurseiro está complicada pra nós né galera kkk) https://m.kwai.app/s/mw-BSIqg

  • Burocracia = regras, normas, leis

    Empírica = sempre fiz assim, sempre será assim