SóProvas


ID
2956789
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.


A liderança carismática acontece quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas por causa da influência de sua personalidade e liderança, com as quais se identificam.

Alternativas
Comentários
  • Um Líder Carismático é aquele capaz de inspirar, fascinar e fazer com que todos ao seu redor estejam dispostos a segui-lo. O carisma da liderança gera respostas positivas de seus colaboradores e, consequentemente, maior dedicação.

    Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/lideranca-carismatica-diferencial/

    gab. C

  • Certo...

    A liderança carismática baseia-se na noção de que certos líderes podem, através do poder de seu carisma , motivar as pessoas a atingir objetivos.

  • Liderança Carismática tem relação direta com o Poder de Referência: aquele que se sustenta no reconhecimento de uma pessoa como modelo.

  • Lula foi um líder carismático.

  • Na liderança carismática, a personalidade do líder serve como base de sustentação de suas relações de poder.

    Ex: Lula, Obama.

  • OS CINCO TIPOS DE PODER

    Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

    Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.

    Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.

    Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

    Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.

    Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.

    Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

    Por exemplo: o médico dá conselho que o paciente provavelmente seguirá, entendendo que ele sabe resolver o problema (e estudou para isso).

    FONTE: https://www.ideiademarketing.com.br/2015/05/15/os-cinco-tipos-de-poder/

  • Gabarito Certo.

    Cuidado ao manifestar opniões políticas, misturando-as com assuntos doutrinários. Em sede de doutrina da Burocracia Weberiana, temos três tipos de dominação:

    Dominação Tradicional: baseada nas heranças e tradições, como as monarquias;

    Dominação Carismática: baseada no carisma do líder e na percepção de valores e ideais em comum, como os líderes populares e religiosos e;

    Dominação Legal: consubstanciada na formalidade e no poder legal.

    Dizer que um ex-presidente é uma liderança carismática, sem qualquer outra contextualização, é uma afirmação leviana, pois o que dá poder ao Presidente da República é a Constituição Federal. Tanto é verdade, que há vários ex-presidentes na cadeia, cumprindo pena como qualquer cidadão comum. Na literatura, é pacífico que a liderança carismática não se fundamenta nas leis, como os chefes do poder executivo brasileiro. Dois exemplos clássicos - e didáticos - de liderança carismática são Jesus - que arrastou multidões pela mensagem de amor - e Gengiskan - que arrastou multidões pela força da sua espada.

    fonte: facebook.com\admfederal

  • Lula foi um líder carismático, porém, roubou pra cacete kkkkkkkk

  • GABARITO: CERTO

    Liderança Carismática:

    A liderança carismática baseia-se na noção de que certos líderes podem,através do poder de seu carisma,motivar as pessoas a atingir objetivos. Eles conseguiriam formar grupos coesos e voltados para esses objetivos, com um alto grau de confiança no líder.

    A liderança carismática é o tipo de liderança que faz uma ênfase na articulação de uma visão e de uma missão que promete uma vida melhor.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  

  • Obama tinha voz de Saruman