SóProvas


ID
2956801
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da definição e das atitudes em relação ao planejamento, à ética, à responsabilidade social e ao atendimento ao público, julgue o seguinte item.


O planejamento estratégico é o mais amplo e abrange toda a organização, embora seja definido por sua cúpula (no nível institucional).

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Estratégico- (Nível organizacional-Institucional. O Nível Institucional: envolve os cargos de diretores e altos executivos. Desenvolvem a direção da organização e são responsáveis pelo controle estratégico da mesma). Conteúdo: genérico e sintético. Horizonte de Tempo: longo prazo, vai se preocupar com desafios a longo prazo. Objetivos globais – abrangência grande – detalhamento pequeno – lida com incertezas e variáveis exógenas (não controláveis) – interage com o ambiente – possui um grau de incerteza elevado. Amplitude: MACROambientado; ou seja, vai lidar com temas gerais, não específicos. Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade e é projetado no longo prazo.

    Efeito sinérgico e

    holístico.

     

    Palavras-chave: Nível Institucional. Longo prazo. Grande abrangência. Detalhamento pequeno. Incertezas. Variáveis não controláveis. Pouca flexibilidade. Sistêmico. Ambiente externo e interno. Pontos fortes e fracos.

  • O Planejamento Estratégico é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde define os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa, desdobrando-se em toda organização. O foco é a longo prazo.

    O Planejamento Tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.

    O Planejamento Operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Nesse planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.

    GAB. "CERTO".

    Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/a-diferenca-entre-o-planejamento-estrategico-tatico-e-operacional/

    Abraço e bons estudos!

  • Planejamento estratégico: definido pela cúpula, mas abrange toda a organização. Serve como referência para os demais planejamentos.

  • GABA CERTO,

    É isso mesmo! Questão redondinha, pois o nível estratégico é pertencente ao maior grau de autoridade de uma empresa e abrange toda a empresa, mas não deve ser o principal norteador de eficácia aos objetivos da organização, pois é muito GENÉRICO. Por que o nível estratégico esta no topo da pirâmide e essas pessoas que lá estão não têm noção dos verdadeiros problemas da empresa, por isso que o planejamento estratégico e destrinchado em três etapas a saber: nível estratégico, tático e operacional. É um processo cíclico, orientado em início, meio, fim e recomeço, pois este poderá ser visitado pelo Administrador sempre que for necessário fazer qualquer alteração para melhor adequação aos objetivos da organização como um todo.

    Abraço e bons estudos.

    PS: Às vezes, melhor que colocar definições de autores, o melhor é entender o processo de Administração Geral, pois é algo bastante subjetivo. Eu sou formado em Administração e posso dizer que meus professores sempre nos orientavam para que entendêssemos as entrelinhas daquilo que os autores escreviam e puséssemos nosso próprio entendimento.

  • GABARITO: CERTO

    1 - Planejamento Estratégico / Institucional:

    -> genérico e sintético;

    -> longo prazo;

    -> macro-orientado (aborda a organização como um todo);

    -> avalia as forças internas e externas e as limitações da organização.

    2 - Planejamento Tático / Intermediário:

    -> menos genérico e mais detalhado (desdobramento do planejamento estratégico);

    -> médio prazo;

    -> aborda cada unidade operacional em separado;

    3 - Planejamento Operacional:

    -> detalhado e analítico;

    -> curto prazo;

    -> micro-orientado (aborda cada operação em separado)

    FONTE: QC