SóProvas


ID
2957110
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Martinell (1995), no plano político, o primeiro pós-guerra foi marcado por uma onda revolucionária, iniciada com a vitória da Revolução Russa em 1917, o que desencadeou uma forte onda do movimento de trabalhadores europeus. Ao tempo em que erguiam-se os impérios econômicos, uma grande faixa de trabalhadores desse continente se pauperizava. Dessa forma, deslocou-se a hegemonia mundial do capitalismo para os Estados Unidos, país vencedor da Primeira Guerra Mundial. Dadas as afirmativas quanto à conjuntura do primeiro pós-guerra e o Serviço Social norte-americano,


I. A questão social era vista de forma reducionista e individual, sendo o Serviço Social concebido como atividade reformuladora do caráter mediante a abordagem psicológica e psicanalítica.

II. O livro “Diagnóstico Social” de Mary Richmond (1950), publicado em 1917, é um exemplo clássico do Serviço Social norte-americano que impulsionou o processo de profissionalização do Serviço Social pelas autoridades acadêmicas.

III. Em 1919 a Escola de Filantropia Aplicada foi incorporada à Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, com o nome de Escola de Trabalho Social.

IV. O Serviço Social norte-americano incorporou a doutrina social da igreja, com ênfase na dimensão do controle, da repressão e do ajustamento do indivíduo aos padrões estabelecidos pela sociedade burguesa capitalista.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I --- Nesse período, a questão social era vista, segundo registra Martinelli (2001, p. 114), “de forma bastante reducionista, como manifestação de problemas individuais, passíveis de controle, através de uma prática social cada vez mais nitidamente concebida como uma atividade reformadora do caráter’. Informa Martinelli (2001), que tais profissionais agiam contra as manifestações dos trabalhadores. O serviço social não as enxergavam como expressão da luta de classes e sim como conflitos sociais, geradores de desordem, que deveriam ser equacionadas em favor do equilíbrio da sociedade.

    II --- Em 1917, Richmond publicou o Diagnóstico Social, trabalho que foi considerado o primeiro livro de sistematização do Serviço Social, tendo contribuído para estabelecer as bases científicas dessa profissão. Em 1921, Richmond recebeu, do Colégio Smith, o grau honorífico de Master of Arts por “ter estabelecido as bases científicas duma nova profissão”

    III --- Mais tarde, Maria Richmond publica o livro “Diagnóstico Social”, no qual foca a importância do trabalho social, havendo um avanço na profissionalização do serviço americano.Em 1919, a Escola Filantrópica Aplicada passa a ser incorporada à Universidade de Colômbia, em Nova Iorque, com a denominação Escola de Trabalho Social.

    IV --- (Base positivista e não da doutrina social da igreja) --- Após a Segunda Guerra Mundial, o Serviço Social brasileiro recebe influxos de teorias e metodologias utilizadas pelo Serviço Social norte-americano, Essas teorias absorvem contribuições da psicanálise e da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica.

    Referência: MARTINELLI, M. L. Serviço Social: identidade e alienação. – 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2001

  • Arthur Carvalho, sua contribuição aqui no QC me faz muito feliz rsrsrs PARABÉNS.