"5- A dimensão pedagógico-interpretativa e socializadora das informações e conhecimentos no campo dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais, de sua rede de serviços e da legislação social que caracteriza o trabalho do/a assistente social reveste-se de um significado importante no campo da educação, pois representa um dos elementos que justificam a inserção desse/a profissional na dinâmica de funcionamento dos estabelecimentos educacionais, assim como em instâncias de gestão e/ou coordenação nas esferas locais. Contudo, contraditoriamente, trata-se também de um dos focos de resistência à presença de assistentes sociais, pela aproximação de algumas de suas abordagens ao trabalho já realizado por outros/as profissionais, em particular por pedagogos/as. Uma das constantes preocupações nas ações desenvolvidas pelo GT Nacional foi exatamente a de fomentar e qualificar o debate sobre este tema, sem conduzir para a delimitação de ações que diferenciem normativamente o trabalho profissional, visto que esta não era a sua tarefa. Parte das tensões presentes nesta dimensão tende a avançar com a compreensão mais precisa das possibilidades de atuação profissional dos/as assistentes sociais, ao reconhecerem a necessidade de articulação das diferentes dimensões que particularizam seu trabalho” (SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO).
A- Refere-se à DIMENSÃO DE GERENCIAMENTO,PLANEJAMENTO...
(gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços, no âmbito da Política de Educação.)
B- CERTO.
C- Refere-se à DIMENSÃO INVESTIGATIVA.
compreensão das condições de vida, de trabalho e de educação da população com a qual atua e requer a adoção de procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social.
D- Refere-se à DIMENSÃO COLETIVA.
constituição e reconhecimento dos sujeitos coletivos frente aos processos de ampliação dos direitos sociais e, em particular, do direito a uma educação pública, laica e de qualidade, a partir dos interesses da classe trabalhadora.
E- Refere-se à DIMENSÃO DA INSERÇÃO DOS ASSISTENTES S. NOS ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS.
inserção dos Assistentes Sociais nos espaços democráticos de controle social e a construção de estratégias de fomento à participação dos estudantes, famílias, professores e professoras, trabalhadores e trabalhadoras da educação.