SóProvas


ID
2957284
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[...]

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Havaí (EUA) descobriu que rochas da ilha de Baffin, no Canadá, contêm indícios de que a água faz parte do planeta desde o início.

Essas rochas foram coletadas em 1985, de modo que os cientistas tiveram um longo tempo para analisá-las e concluir que componentes das profundezas do manto terrestre.

As rochas são as mais primitivas já encontradas na superfície da Terra. Por isso, a água que elas contêm é um recurso de grande valor para estudar as origens da Terra e a procedência do líquido. [...]

Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/agua-esta-presente-desde-o-inicio-da-formacao-daterra-indica-novo-estudo>. Acesso em: 18 nov. 2015.


A propósito da concordância das formas verbais destacadas no fragmento textual, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    A - sendo a forma verbal contêm seguida do sujeito indícios, está incorretamente (corretamente) flexionada. A forma correta seria contém.

    B - a forma verbal descobriu foi usada incorretamente, deveria estar

    pluralizada, uma vez que o sujeito referente é pesquisadores. Em expressões do tipo "uma equipe de pesquisadores", o verbo pode concordar tanto com "uma equipe", ficando no singular, ou com "pesquisadores" permanecendo no plural.

    C - o verbo conter, sendo derivado de ter, está corretamente flexionado. Caso o sujeito referente estivesse singularizado, a forma verbal mudaria para contém. Correto

    D - o verbo haver em: “... componentes das profundezas do manto terrestre”, poderia ser substituído por “existir” flexionado na terceira pessoa do singular. Se trocasse por existir ficaria na terceira pessoa do plural; "existem componentes..."

    E - o verbo haver em: “... componentes das profundezas do manto terrestre”, não foi corretamente empregado, uma vez que seu emprego, nesse contexto, ocorre na forma pessoal. Haver no sentido de existir é impessoal.

  • Nos verbo ter e vir mantém o acento para diferenciar o singular do plural, assim como os seus derivados (manter - eu mantenho; deter – eu detenho; reter – eu retenho; conter – eu contenho; etc.).

    Obs.: Um verbo terminado em –ter será derivado de ter se a 1° pessoa do singular do presente do indicativo terminar em –tenho. Se isso ocorrer, toda a conjugação do verbo pesquisado será idêntica à do verbo ter. Por exemplo:

    Converter: “Todos os dias eu converto” e não “Todos os dias eu convertenho”. Converter, portanto, não é derivado de ter. Sua conjugação não será, então, idêntica à de ter.

  • Macete:

    Existe um doce francês feito de creme o nome é CREMDELEVÊ um dia eu estava fazendo o CREMDELEVÊ e, ao ir coloca-lo no forno, pedi para que me avisassem se havia gás na cozinha, de lá me gritaram VEM, PODE POR A FORMA QUE TEM.

    Seguinte: CREMDELEVÊ: As palavram crer, dê, ler e ver dobram os "e" ao irem para o plural CREEM, DEEM, LEEM, VEEM (sentido de ver). VEM, PODE POR A FORMA QUE TEM: As palavras dessa oração adquirem o acento circunflexo para irem para o plural e para diferenciação: Vêm( sentido de ir e VIR), pôde (passado), fôrma (para diferenciar de forma), Têm (plural de ter) :)

  • Deus, manda umas dessas... hehe