SóProvas


ID
2957989
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.

II. Não é atribuição do município, em seu âmbito administrativo, elaborar normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93

    I - CORRETA - Art. 7º, § 8  Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.

    Lei 8080/90

    II - FALSA - Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

    XI - elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública;

  • Gabarito''B".

    >Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Lei. 8666/93.§ 8o Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Essa foi fácil de matar!

  • Pro colega que disse que foi fácil, deveria explicar a resposta. Todos estamos aqui pra aprender. Humildade, meu caro.

  • I - Correto!

    II - Falso!

    Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

    I - definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde;

    II - administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde;

    III - acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais;

    IV - organização e coordenação do sistema de informação de saúde;

    V - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde;

    VI - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador;

    VII - participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente;

    VIII - elaboração e atualização periódica do plano de saúde;

    IX - participação na formulação e na execução da política de formação e desenvolvimento de recursos humanos para a saúde;

    X - elaboração da proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS), de conformidade com o plano de saúde;

    XI - elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública;

    XII - realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal;

    XIII - para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização;

    XIV - implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados;

    XV - propor a celebração de convênios, acordos e protocolos internacionais relativos à saúde, saneamento e meio ambiente;

    XVI - elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde;

    XVII - promover articulação com os órgãos de fiscalização do exercício profissional e outras entidades representativas da sociedade civil para a definição e controle dos padrões éticos para pesquisa, ações e serviços de saúde;

    XVIII - promover a articulação da política e dos planos de saúde;

    XIX - realizar pesquisas e estudos na área de saúde;

    XX - definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária;

    XXI - fomentar, coordenar e executar programas e projetos estratégicos e de atendimento emergencial.

    Gabarito: B

  • II - É uma atribuição de todos os entes federados.

  • GABARITO: B

    Se a saúde é para todos, a todos cabe regulamentar.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • se a banca colocasse  "Qualquer pessoa poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada" seria considerado errado,pois nem toda pessoa é cidadão

  • Independentemente do conhecimento da Lei 8080/90, lembrar que:

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;

    Logo, pode-se pensar, em primeiro plano, que não caberia ao Município tratar de tal matéria (este foi o meu raciocínio). No entanto, a questão é clara ao falar "em seu âmbito administrativo". Assim, mais seria uma competência comum, que concorrente.

  • I- VERDADEIRA - A Lei 8666/93 afirma que qualquer cidadão pode exigir essa transparência e ver o custo das obras.

    II- FALSA - É abtibuição do MUNICÍPIO SIM! Lembrando que são autônomos, autoadministrativos, com autogoverno e autoorganização, segundo a CF/88, Art. 30. (Constituição Federal)

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 e da Lei n. 8.080/90 e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 7º, § 8º da Lei n. 8.666/93: § 8º Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.

    II. Não é atribuição do município, em seu âmbito administrativo, elaborar normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública.

    Falso. É competência do Município, sim, nos termos do art. 15, XI da Lei n. 8.080/90: Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições: XI - elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública;

    Portanto, o item I é verdadeiro e o item II é falso.

    Gabarito: B

  • A questão solicita que o candidato julgue as afirmativas:

    I. Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.
    VERDADEIRA. O art. 7o , § 8o, da Lei 8.666/93 estabelece que "Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada".

    II. Não é atribuição do município, em seu âmbito administrativo, elaborar normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública.
    FALSA. O art. 15, XI, da Lei 8.080/90 prevê que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, a seguinte atribuição: elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública.

    Gabarito do Professor: Letra B.