-
Valores 2° nível da cultura:responsabilidade, coragem, iniciativa,respeito....
-
Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.
Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. “São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros”.
Pressuposições básicas: “Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas”.
-
2° nivel = filosofias, estrategias e objetivos.
-
Gab. ERRADO
Níveis da cultura organizacional
1º. Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, etc.
2º. Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. "São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros".
3°. Pressuposições básicas: "Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas".
-
1º Nível: Artefatos
2º Nível: Valores
3º Nível: Pressuposições básicas.
-
Errado
Segundo nível
-
Valores Compartilhados (crenças e valores expostos): É o segundo nível da cultura. Trata- se
de um nível quase “invisível” (raras vezes podem ser "visualizados", ou seja, é muito difícil
de serem visualizados).
-
-
Artefatos ☞ o que vemos
Valores/Normas ☞ o que eles dizem
Pressupostos ☞ o que eles acreditam
Concentra mana, concentra que tua hora chega!