SóProvas


ID
2960440
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à gestão da qualidade, julgue o item subsequente.


Um dos dez mandamentos da qualidade total, segundo Deming, é a não aceitação de erros, ou seja, a busca da perfeição deve ser uma preocupação constante e o padrão de desempenho deve visar à ausência de erros.

Alternativas
Comentários
  • 10 Mandamentos da qualidade total:

    1- total satisfação do cliente;

    2- gerência participativa;

    3- constância de propósitos;

    4- aperfeiçoamento contínuo;

    5- desenvolvimento de RH;

    6- delegação;

    7- garantia da qualidade;

    8- NÃO ACEITAÇÃO DE ERROS;

    9- gerência de processos;

    10- disseminação de informação.

  • Segundo Chiavenato (Introdução à Teoria Geral da Administração)

    Os dez mandamentos da qualidade total:

    1. Satisfação do cliente: o cliente deve ser a pessoa mais importante da organização. Jamais deve ser tratado como importuno ou um receptor passivo dos produtos ou serviços da organização. O que seria de uma organização sem os clientes?

    2. Delegação: nas grandes organizações, tornou-se impossível administrar sem delegar competência. Delegar significa colocar o poder de decisão mais próximo da ação para evitar gargalos ou demora das soluções.

    3. Gerência: na gestão pela qualidade, gerenciar significa liderar e não impor ou controlar. Liderar significa mobilizar esforços, atribuir responsabilidades, delegar competências, motivar, debater, ouvir sugestões, compartilhar objetivos, informar, transformar grupos em equipes integradas e autônomas.

    4. Melhoria contínua: a organização precisa estar aberta às rápidas mudanças na sociedade, na tecnologia e às novas necessidades dos clientes. O aperfeiçoamento contínuo (kaizen) conduz à organização que se ultrapassa a cada momento. Quando a organização oferece mais do que lhe é cobrado, ganha a admiração de todos.

    5. Desenvolvimento das pessoas: os funcionários buscam espaço e oportunidades na organização para demonstrar suas aptidões, capacidade profissional e reconhecimento. Ao satisfazer aspirações e necessidades das pessoas, a organização multiplica o potencial e a iniciativa delas.

    6. Disseminação de informações: todos os planos, metas e objetivos devem ser de conhecimento comum dentro da organização. A participação coletiva nas decisões implica ação coletiva em busca dos resultados.

    7. Não aceitação de erros: a busca da perfeição deve ser uma preocupação constante e o padrão de desempenho deve ser nenhum erro. Esse princípio deve ser incorporado à maneira de pensar dos administradores e funcionários. Custa mais barato prevenir do que corrigir. Fazer certo pela primeira vez e fazer cada vez melhor na sequência. A avaliação de cada etapa é importante, pois quanto mais avançado o projeto com erro, mais oneroso ele se torna. Quanto antes se descobrir o erro, melhor.

    8. Constância de propósitos: a definição de propósitos e objetivos deve ser feita por meio de planejamento participativo, integrado e baseado em dados corretos e abrangentes para obter comprometimento, confiança e convergência de ações na organização. Constância e perseverança são fundamentais.

    9. Garantia de qualidade: a documentação escrita e acessível é fundamental para que se saiba qual é o caminho a percorrer e qual o caminho percorrido. É preciso investir em planejamento, organização e sistematização de processos.

    10. Gerência de processos: as barreiras hierárquicas e departamentais devem ser eliminadas para facilitar a realização de mudanças. A gerência de processos deve utilizar o conceito de cadeia-fornecedor para eliminar barreiras entre as áreas da empresa, promovendo integração e eficiência no resultado final.

  • Gabarito''Certo''.

    Dez mandamentos da qualidade total, segundo Deming,

    1. TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES:

    A empresa precisa prever as necessidades e superar expectativas do cliente. A gestão pela qualidade assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados.

    2. GERÊNCIA PARTICIPATIVA:

    É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o “efeito sinergia”, onde o todo é maior que a soma das partes.

    3. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS

    A adoção de novos valores é um processo lento e gradual qu deve levar em conta a cultura existente na organização.Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade.

    4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO

    O avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes. Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade [com o contínuo aperfeiçoamento] é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios.

    5. DESENVOLVIMENTO DE RH

    É possível ter o máximo controle sobre os empregados, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho.

    6. DELEGAÇÃO

    O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. Só com os três atributos divinos – onipresença, onisciência e onipotência – seria fácil ao empresário desempenhar a mais importante missão dentro da organização: relacionar-se diretamente com todos os clientes, em todas as situações. A saída é delegar competência.

    7. GARANTIA DA QUALIDADE

    A base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização [formalização] de processos. Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo identificar o caminho percorrido.

    8. NÃO-ACEITAÇÃO DE ERROS

    O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de “Zero Defeito”. Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes, na busca da perfeição em suas atividades.

    9. GERÊNCIA DE PROCESSOS

    A gerência de processos, aliada ao conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da empresa, elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.

    10. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES

    A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.

  • Afinal é da Qualidade Total ou de Deming? Para Deming não existia zero defeito mas para a Qualidade Total sim!!! Fiquei confusa. Nos 14 pontos de Deming nao existe zero defeito.

  • É, fiquei confusa também. Porque falando de Deming não existe essa questão de "defeito zero". Pelo contrário, entre os 14 princípios tem: "10 - elimine metas que exijam nível zero de falhas de mão de obra e estabeleça níveis de produtividade, a maioria das causas da baixa qualidade e produtividade estão no sistema, fora do alcance dos trabalhadores;" Vai entender..

  • Dionise Pereira Da Silva Pias

    Pensei a mesma coisa. Essa linha do "defeito zero" não é do Deming!

  • Errei o gabarito devido a essa questão sobre Deming ser favorável a erro zero ou não...!

    Enfim: Gabarito certo.

  • CERTO

    Quadrix gosta do Deming...

    10 mandamentos da Qualidade Total de DEMING

    1. Satisfação Total do Cliente
    2. Gerência Participativa
    3. Constância de Propósitos
    4. Aperfeiçoamento Contínuo
    5. Desenvolvimento de RH
    6. Delegação
    7. Garantia da Qualidade
    8. Não Aceitação de Erros
    9. Gerência de Processos
    10. Disseminação de Informações

    14 Princípios de DEMING

    1. Constância de propósitos
    2. Adotar nova filosofia
    3. Cessar dependência de inspeção em massa
    4. Fornecedor único para cada item (cessar o orçamento c/ base no preço)
    5. Aperfeiçoar continuamente o planejamento, produto e serviço
    6. Instituir treinamento no local de trabalho
    7. Instituir liderança
    8. Eliminar o medo
    9. Quebrar barreiras entre departamentos
    10. Eliminar slogans, exortações e metas aos empregados
    11. Eliminar cotas numéricas e administração por objetivos
    12. Atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para os números
    13. Instituir forte programa de educação
    14. Transformação é tarefa de todos

    Fonte: Gran Cursos e meus resumos

  • Concordo com a Dionise.

    Os 10 mandamentos da qualidade total não tem relação com Deming. Procurei em muitas fontes (Livros, artigos , em português e inglês) , isso não tem correlação.

    A questão deveria ter sido anulada ou gabarito mudado.

    Inclusive um dos 14 Princípios de Deming diz ''10º: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade''. =/