SóProvas


ID
2960581
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à licitação e aos contratos administrativos, julgue o item subsecutivo.


Os contratos administrativos de que trata a Lei de Licitações regulam‐se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, não podendo ser aplicada qualquer disposição de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Lei 8.666

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • ERRADO: TRATA-SE DE PARTICULAR COM VINCULO.

  • GABARITO:E

     

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993


    DOS CONTRATOS

     

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. [GABARITO]

     

    § 1o  Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.


    § 2o  Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

  • Aos contratos adm. se aplicam, subsidiariamente, as nonnas e princípios de direito privado pertinentes à denominada "teoria geral dos contratos" (art. 54).

  • ERRADO

    ENTIDADES SUJEITAS À LICITAÇÃO:

    Autarquia - personalidade jurídica de direito publico;

    Fundação - personalidade jurídica de direito publico;;

    SEM - personalidade jurídica de direito privado;

    Empresa publica - personalidade jurídica de direito privado;

  • O exame da presente afirmativa requer seja aplicada a norma contida no art. 54, caput, da Lei 8.666/93, que assim estabelece:

    "Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado."

    Desta forma, ao contrário do sustentado pela Banca, é possível, sim, a aplicação supletiva das normas de direito privado no âmbito dos contratos administrativos, o que resulta no desacerto da proposição ora comentada, por violar frontalmente a regra legal pertinente.


    Gabarito do professor: ERRADO