-
Valor contábil - Valor justo ou Valor em uso (entre eles o maior ) = perda por recuperabilidade
-
Lucro líquido = lucro bruto - despesas
Lucro líquido = venda - cmv - despesas
"despesas estimadas com a venda" é exatamente o cmv e as despesas.
-
CPC 16 ~ ESTOQUES
"Mensuração de estoque
9. Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.
Valor realizável líquido
28. O custo dos estoques pode não ser recuperável se esses estoques estiverem danificados, se se tornarem total ou parcialmente obsoletos ou se os seus preços de venda tiverem diminuído. O custo dos estoques pode também não ser recuperável se os custos estimados de acabamento ou os custos estimados a serem incorridos para realizar a venda tiverem aumentado. A prática de reduzir o valor de custo dos estoques (write down) para o valor realizável líquido é consistente com o ponto de vista de que os ativos não devem ser escriturados por quantias superiores àquelas que se espera que sejam realizadas com a sua venda ou uso.
Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda"
RESUMO ~ Os Estoques são mensurados pelo valor de custo! Sendo que em determinadas situações pode ser feito o teste de recuperabilidade, quando será apurado o valor realizável líquido. Como no caso da questão o teste de recuperabilidade tem relação com o preço de venda, o valor líquido realizável será apurado:
a) pela diferença entre o preço de venda e as despesas estimadas com a venda;
b) pelo respectivo recebimento.
-
A questão se refere aos critérios de avaliação de estoque.
No termos do art. 183 da Lei 6.404/76, "no balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios: (...) II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior".
Nos termos do CPC 16, item 9: "Os estoques [...] devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor".
Valor realizável líquido: (Preço de venda no curso normal dos negócios - custos para conclusão - gastos de venda).
Resumo:
Itens de estoques:
Mercadorias.
Custo.
Produtos do comércio.
Matéria-prima.
Produtos em fabricação.
Bens em almoxarifado.
Resolução:
Questão: [...] devem ser avaliados pelo custo de aquisição ou produção e ajustado a valor de mercado, se for inferior.
Veja que, em ambos os casos descritos acima, o custo não pode ser maior que o valor de mercado ou valor realizável líquido. No entanto, as diferenças citadas não prejudicam a resolução da questão. Dessa forma, o item está certo.
Gabarito: Certo.