-
Superveniência ativas
-
ERRADA
Assim como o PASSIVO CONTINGENTE, a entidade não deve reconhecer o ATIVO CONTINGENTE.
CPC 25
Ativo contingente
31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.
-
CPC 25
33. Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado
-
errado, três pressupostos interessantes que valem gravar: (a) o ativo contingente nunca será contabilizado, isto é, reconhecido; (b) quando for provável a realização de um ativo contingente, ele será divulgado; e (c) quando for altamente provável, ou mesmo praticamente certa a realização do ativo, ele não é um ativo contingente e deverá ser divulgado. (CPC 25)
-
Conforme o CPC 25, item 33, os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode referir-se a resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.
Obs.: se fosse provisão, deveria ser reconhecida no BP, mesmo provável.
Gabarito Errado
-
Quando a entrada é praticamente certa, registra-se o valor como ativo (propriamente dito) e não como ativo contigente, que não é contabilizado.
Lembrando que ativo e passivo contingente não são contabilizados.
-
GABARITO ERRADO
O ativo contingente só será reconhecido no BP quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa (90%), ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.
-
Entrada de benefícios econômicos é praticamente certa: É um ativo normal
Entrada de benefícios econômicos é provável: Ativo contingente e será divulgado nas notas explicativas
Entrada de benefícios econômicos é possível ou remota: Nenhum ativo é reconhecido e também não será divulgado em notas explicativas.
Prof. Claudio Zorzo
-
O ativo contingente NÃO deve ser RECONHECIDO no balanço patrimonial da entidade, pois, entre outros motivos, não é um evento totalmente sob o controle da empresa.
Caso uma entrada de benefício econômico não seja provável, nenhum ativo deverá ser reconhecido ou divulgado.
O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.
IG: Andreo_Pickler
-
Ativo contingente
A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: CPC 25 / Prof. Gilmar Possati
Ativo Contingente
Definição
- ➱ Segundo o CPC 25, Ativo Contingente é um ATIVO POSSÍVEL que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.
Reconhecimento
- ➱ A entidade NÃO deve reconhecer um ativo contingente.
- ➱ O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos
- ➱ Q507446
===
Passivo Contingente
Definição
- ➱ Segundo o CPC 25, Passivo Contingente é uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; OU uma obrigação presente que resulta de eventos passados
Reconhecimento:
- ➱ Provável = Registra no BP e divulga em NE.
- ➱ Possível = Não registra no BP, mas divulga em NE.
- ➱ Remota (improvável) = Não registra no BP e nem divulga em NE.
O CPC 25 destaca que:
- ➱ Provisões são reconhecidas como passivo
- ➱ Passivos contingentes NÃO SÃO reconhecidos como passivo
Q335545 ➱ As provisões são obrigações presentes que devem ser reconhecidas como passivos, desde que se possa fazer uma estimativa razoável do seu valor. Os passivos contingentes, no entanto, por representarem obrigações possíveis ou obrigações que não atendem aos critérios de reconhecimento estabelecidos pelo CPC, não são reconhecidos como passivos na contabilidade. (CERTO)