SóProvas


ID
2961109
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A balança comercial brasileira registrou superavit de 67,001 bilhões de reais em 2017, o melhor resultado da série histórica, iniciada em 1989. O recorde anterior era de 2016 e somava 47,683 bilhões de reais. O montante é resultado de exportações de 217,746 bilhões de reais e importações de 150,745 bilhões de reais no ano.

                                                                                     Internet: <https://veja.abril.com.br> .

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue.


China, Estados Unidos e Argentina, nessa ordem, são os três maiores parceiros comerciais do Brasil, tanto no que concerne às exportações quanto no que concerne às importações.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CORRETO

    Saiba, a seguir, quais são os principais parceiros comerciais do Brasil e quais produtos são os maiores responsáveis por essas parcerias lucrativas e duradouras:

    1º – CHINA

    Considerada atualmente a maior economia de exportação no mundo, a China destaca-se devido suas exportações de eletrônicos como unidades de disco digital, equipamentos de transmissão, telefones, circuitos integrados e peças de máquinas diversas, destinados a locais como Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Alemanha e Coreia do Sul. Destes e de outros países, como o Brasil, a China importa soja, carne de aves, petróleo, ouro, minério de ferro, carros e muito mais.

    2º – ESTADOS UNIDOS

    Atualmente na privilegiada posição de 2º maior economia de exportação no mundo, o Estados Unidos é um grande exportador de aviões, helicópteros, carros, turbinas e outros, enquanto importa petróleo, unidades de disco digital, medicamentos e peças de veículos. Canadá, México, China, Japão e Alemanha são seus principais destinos de exportação e origens de importação. Do Brasil, um dos principais produtos importados é nosso tradicional café, além de borracha e madeira.

    3º – ARGENTINA

    Na 44º posição de maior economia de exportação no mundo, a Argentina é uma grande exportadora de milho, soja e derivados. O Brasil é um dos principais destinos dessas exportações, assim como Estados Unidos, China, Vietnã e Chile. Já as importações de carros, peças de veículos, telefones, petrolíferos refinados e petróleo saem do Brasil, da China, dos Estados Unidos, da Alemanha e do México.

    FONTE: FOLHA DO COMÉRCIO

  • (CERTO)

    Resumindo ...

    Se a China ou EUA espirrar, o Brasil pega uma pneumonia.

    Se a Argentina espirrar, o Brasil pega um resfriado.

  • Cabe ressaltar que esta questão está desatualizada.

    De acordo com os dados do COMEXVIS (http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis), os 3 maiores parceiros em 2020 seriam CHINA, EUA e PAÍSES BAIXOS (Holanda) em exportação e CHINA, EUA e ALEMANHA. Se considerar dados de 2019, seriam Países Baixos também.