SóProvas


ID
2961112
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A balança comercial brasileira registrou superavit de 67,001 bilhões de reais em 2017, o melhor resultado da série histórica, iniciada em 1989. O recorde anterior era de 2016 e somava 47,683 bilhões de reais. O montante é resultado de exportações de 217,746 bilhões de reais e importações de 150,745 bilhões de reais no ano.

                                                                                     Internet: <https://veja.abril.com.br> .

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue.


Os números oficiais demonstram que as vendas externas subiram mais por conta do aumento do volume exportado que por variações dos preços.

Alternativas
Comentários
  • O texto não dá dados suficientes para que se possa julgar o que de fato ocasionou o superávit: o volume de transações ou o preço. Nas contas nacionais, a BC é um número 'seco': export. - import.

    Só com esses dados é impossível saber a origem do resultado.

  • Bom além de o texto não conter dados suficientes para fazer tal afirmação, se não me falha a memória, o superávit foi devido a queda nas importações, resultado da crise econômica .

    Gab errado.

  • Acredito que o gabarito esteja ERRADO por não ser possível inferir essa conclusão.

    saldo da balança comercial resulta da diferença entre as exportações e importações. 

    O saldo da Balança Comercial é considerado positivo quando há valores das exportações maiores que o das importações, que é exatamente o que a questão informa e apenas isso.

    Assim, não há como dizer nada a respeito sobre variações de preços.

  • Nessa questão precisamos ter conhecimento do balanço de pagamentos, mais especificamente do que se trata a balança comercial. Esta é o resultado líquido das exportações menos as importações realizadas por um país.

    Aqui cabe uma consideração adicional: normalmente as questões de economia trazem os dados para que se faça a análise adequada. Essa questão não trouxe isso, o que me causa um pouco de estranhamento, pois para resolvê-la seria preciso ter conhecimento prévio dos dados da balança comercial dos referidos anos e não apenas do conceito econômico, além disso seria preciso ter acesso a algum índice de preços ou ao deflator implícito do PIB para se analisar o que é variação na quantidade exportada e o que é variação somente nos preços.

    Dito isso, a assertiva está errada, pois as exportações, naquele ano, subiram mais por conta das variações nos preços do que pelo aumento do volume. Segundo o portal de notícias G1, na seção de Economia de 02/01/2018, o volume dos produtos exportados subiu 7,6%, enquanto o preço dos produtos 10,1%.

    DICA: inclusive me parece que a banca retirou a assertiva, exatamente, da reportagem do G1, com inversão das proposições apenas, vejam: "Os números oficiais mostram que as vendas externas subiram mais por conta do preço do que pelo volume de vendas." (portal G1, 02/01/2018)


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO