SóProvas


ID
2961526
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Informamos Vossa Senhoria que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perca do registro profissional no conselho regional.

Alternativas
Comentários
  • A perda do registro.

    A perca - está errado.

  • Problema de regência do verbo informar

  • Gabarito: errado

    --

    Informamos a Vossa Senhoria que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perda do registro profissional no conselho regional.

    Informamos a alguém algo ( Verbo bitransitivo )

  • Quem informa, informa algo a alguém.

  • Informo A vcs que essa questão é uma PERCA de tempo.Kkkkk

    Bons estudos, galerinha!!!

  • Quem informa, informa ALGUÉM DE ALGO ou ALGO A ALGUÉM

  • Informamos Vossa Senhoria de que...

    ou

    Informamos a Vossa Senhoria que...

  • Eis uma confusão comum, mas fácil de memorizar para não errar mais. Existem palavras com a letra C e D em várias conjugações do verbo perder. Perca é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamospercais, percam. Porém, perda é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder. Perda ocupa as funções de sujeitou ou objeto.

    O erro é usar perca no lugar de perda. Exemplos:

    Certo: A perda do emprego é ruim.

    (Sujeito precedido do artigo “A”: “perda do emprego”; predicado iniciado com verbo: “é”; e advérbio: “ruim”).

    Errado: A perca do emprego é ruim. (verbo não leva artigo).

    Certo: A perda de um amigo entristece.

    Errado: A perca de um amigo entristece.

    Certo: A perda do horário da prova do Enem é grave!

    Errado: A perca do horário da prova do Enem é grave!

    Usos corretos:

    Não perca tempo com isso.

    Isso é perda de tempo.

    Desisto do meu time caso ele perca o campeonato.

    Mudo de time caso haja nova perda do campeonato.

  • Esqueceu a preposição,jovem.

  • Perca é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamos, percais, percam. Porém, perda é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder.

    Cadernos de Revisão (Em breve)

    Drive: @naamaconcurseira

    Face: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Cuidado "Mara Luiza Gonçalves Freitas"

    Não há crase antes de pronome de tratamento.

    O certo é que o colega Mateus Santos colocou: Informamos a Vossa Senhoria que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perda do registro profissional no conselho regional.

  • Perca é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamos, percais, percam. Porém, perda é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui 2 erros:

    - o 1º é referente aos complementos do verbo informar. Tendo em vista que tal verbo é bitransitivo, ou seja, é transitivo direto e indireto, em seu emprego, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa. Assim, sendo o pronome Vossa Senhoria o objeto direto do verbo, seu segundo complemento (que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perca do registro profissional no conselho regional) deve ser obrigatoriamente introduzido por preposição, pois é o objeto indireto: de que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perca do registro profissional no conselho regional;
    - o 2º erro diz respeito ao emprego do vocábulo "perca". Os vocábulos “perca" e “perda" são parônimos, ou seja, possuem grafia e pronúncia semelhantes. Perca – é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder". Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo. Já perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha. É fácil saber porque SEMPRE QUE FOR SUBSTANTIVO, admitirá um ARTIGO, PRONOME OU NUMERAL antes desse termo. Com base na explicação, constatamos que tal palavra foi utilizada no sentido de desapossar do registro profissional e que ainda admite um artigo antes dele. Sendo assim, trata-se de um substantivo e, portanto, o correto é "a perda".

    Diante do exposto, o texto estaria correto se redigido assim: Informamos Vossa Senhoria de que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perda do registro profissional no conselho regional. 

    Gabarito: ERRADO

  • Quem informa, informa algo a alguém. Em regra, não tem crase antes de pronome de tratamento, salvo poucas exceções. Exemplo: �informei à senhora...