SóProvas


ID
29617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das transformações globais, nacionais e locais
relacionadas ao desafio do desenvolvimento ambiental
sustentável, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Não é apenas a dimensão do desmatamento em curso na Amazônia que preocupa, mas também os prejuízos à biodiversidade advindos desse desmatamento, bem como o aumento da grilagem de terras públicas.

Alternativas
Comentários
  • O governo federal informou nesta segunda-feira (5) que o desmatamento na Amazônia Legal cairá 11% neste ano, para 6.238 quilômetros quadrados, chegando ao menor nível desde o início desse tipo de mapeamento pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). Esses dados foram apresentados à presidente Dilma Rousseff pelos ministros de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
    Em 2004, o desmatamento chegou a 27 mil km quadrados ao ano. Desde então, segundo o Inpe, há quedas no indicador. A mais baixa até hoje tinha sido a do ano passado: 7 mil.  A queda foi aferida entre agosto de 2010 e julho de 2011, na comparação com igual período anterior. A regiao da Amazônia Legal abrange nove Estados: Acre, Amazonas, Pará,  Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

    05/12/2011

    Maurício Savarese
    Do UOL Notícias, em Brasília
  • Vale lembrar:

    O termo grilagem vem da descrição de uma prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área de terra. Os papéis falsificados eram colocados em uma caixa com grilos. Com o passar do tempo, a ação dos insetos dava aos documentos uma aparência envelhecida. Assim como na prática com os grilos, a ocupação ilegal de terras públicas continua fundamentada no esforço para fazer documentos falsos parecerem verdadeiros.

    fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/desmatamento_na_amazonia/grilagem_na_amazonia/

  • Gabarito: Certo 

    O grande desafio da Amazônia é conciliar preservação ambiental com as necessárias e fundamentais atividades econômicas da região. A recuperação de áreas degradadas, o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio à agricultura das comunidades indígenas são alguns dos trabalhos desenvolvidos pela EMBRAPA. Essas ações, no entanto, visam superar, ou pelo menos reduzir as explorações agrícolas predatórias e irracionais, que levam ao esgotamento do solo e ao fim da possibilidade de uso dessas terras. No entanto, tratar esse objetivo como recompensa do abandono da prática de derrubada ou queimada da floresta ou da vegetação secundária está errado. 

     A grilagem de terras públicas consistem num grave problema da atualidade, um levantamento recente envolvendo diversos órgãos, como INCRA, INPE e IBAMA levantaram a questão da grilagem de terras na Floresta Amazônica, ou seja, a legalização e ocupação de terras públicas através de falsificação de documentos. 

  • Dessa forma, tanto a questão ambiental, no que se refere à diminuição da biodiversidade, quanto aspectos territoriais são preocupantes na Amazônia. Com isso, a grilagem toma forma, visto que ela é utilizada para tomar terras e, em consequência disso, ser objeto de exploração ilegal.

    Em resumo: No Brasil, grilagem de terras é a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas ou de terceiros, bem como de prédios ou prédios indivisos.

    GABARITO CERTO

  • AMAZÔNIA

    ABRANGÊNCIA

    ➥ Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.

    O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países.

    A produção e a manutenção da elevada biodiversidade amazônica estão ligadas a um ciclo, de ordem anual, de flutuações do nível de alagamento dos rios.

    É considerada uma fronteira de recursos naturais em razão de fatores como biodiversidade, recursos minerais e hídricos e da existência de povos e comunidades tradicionais, sendo detentora da maior população indígena do Brasil.

    • O ambiente natural é o maior atrativo turístico da Amazônia.

    Importante! ☛ O turismo se tornou um importante setor econômico da região.

    A expansão da fronteira econômica no complexo regional da Amazônia desestrutura as formas de subsistência e a cultura das comunidades da região.

    [...]

    DESMATAMENTO

    No bioma amazônico, o desmatamento está associado à expansão da atividade de agricultura e pecuária. Os rios de águas claras nascem e escoam em terrenos arenosos, e os de águas escuras, em cristalinos, com a incorporação de ácidos de decomposição da matéria orgânica.

    [...]

    ENTIDADES PROTETORAS

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o qual é uma autarquia (Federal) em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

    Obras em portos fluviais justificam-se pela importância dos rios para o transporte na Amazônia.

    [...]

    PROBLEMAS

    A Amazônia está passando por conflitos entre os diversos atores que compõem o espaço agrário (a exemplo da situação dramática observada no sudeste do Pará). E também, há um desperdício de recursos naturais e da biodiversidade na região.

    [...]

    BIOMA AMAZÔNICO

    É detentor da maior população indígena do Brasil;

    É considerado uma fronteira de recursos naturais;

    Dispõe de empresas aéreas regionais.

    Compreende um conjunto de ecossistemas;

    Abrange a Floresta e a Bacia Amazônica;

    Não é exclusivo do território brasileiro;

    A produção e manutenção de sua biodiversidade estão ligadas a um ciclo anual;

    A agricultura e a pecuária são os principais causadores de desmatamento na região.

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC; Questões da CESPE.

  • Questão de 2008, porém mais atual impossível...

    Ainda persistem todos estes problemas mencionados.