SóProvas


ID
2963581
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma vez concluída a etapa de críticas de dados, relativa a um conjunto de registros obtido através de uma pesquisa de campo, inicia-se o trabalho de tabulação e elaboração de gráficos. Durante as análises, algumas variáveis surgem com destaque.

(i) número de indivíduos por faixa etária; (ii) percentuais do nível de escolaridade; e (iii) pares de valores de consumo e renda.


Portanto, os tipos de gráficos considerados adequados a serem empregados em cada caso são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Coluna é em Pé

    Barra é Deitada

    Grafico de colunas: no mes de Janeiro minha empresa faturou R$ 100 mil, fev 150 mil, mar R$ 120 mil. pode-se fazer um grafico de coluna com meses no eixo x, e faturamento no eixo y. nesse tipo de grafico o que se esta vendo é o faturamento mes a mes

    Grafico de Barras: se invertermos os eixos (x para faturamento e y para meses) podemos criar um grafico de barra, onde o que estamos analisando é em que meses se atingiu o faturamento x

    obviamente que se consegue ter as meses analises nos 2 graficos, mas um acaba sendo mais intuitivo que o outro como resposta rapida de analise.

    No caso do problema, numero de individuos x faixa etaria, Esta querendo analisar quantos pessoas tem na faixa etaria "x", "y" ou "z", ou seja, estamos querendo comparar as faixa etarias que estao no eixo x. logo coluna mostra melhor que barra

  • GABA e)

    setores = "pizza"

  • Gráficos de coluna

    Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporções. Os dados são indicados na posição vertical, enquanto as divisões qualitativas apresentam-se na posição horizontal.

    Gráfico de setores

    Objetivos: expressar as informações em uma circunferência fracionada. É um gráfico muito usado na demonstração de dados percentuais.

    Gráficos em linhas

    O gráfico de linha é utilizado para demonstrar uma sequência numérica de um certo dado ao longo do tempo. É indicado para demonstrar evoluções (ou regressões) que ocorrem em sequência para que o comportamento dos fenômenos e suas transformações seja observado.

  • Qual a diferença do gráfico em barra e o gráfico em coluna?

  • afinal, qual a correta?

  • R: E

    II) Percentuais do nível de escolaridade --> Percentual se refere a gráfico em setores (pizza)

    III) Pares de valores de consumo e renda --> ideia de tempo, evolução (consumo ao longo do tempo), regressão --> Gráfico em linhas

    OBS1: Nível de escolaridade é uma qualitativa ordinal.

    OBS2 (comentário pessoal): Ainda estou com dificuldades para entender o item I), pois, para mim, pode ser tanto em barra quanto em coluna.

    Conforme explicação do Prof. Josimar Padilha.

  • Gab E

    Pessoal, também fiquei em dúvida entre o gráfico de barras e o gráfico de colunas (alternativas C e E).

    Encontrei a explicação do Prof. Thiago Williams, a qual me parece plausível.

    Vejamos:

    "Um histograma (gráfico de colunas para variáveis contínuas) seria bem utilizado para essa variável, colocando no eixo horizontal a faixa etária e no eixo vertical a quantidade de pessoas em cada faixa."

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/519480

  • Resolvi por eliminação..

    descartei B e D por falar de cartograma, nd a ver...

    aí o gráfico 2 fala em %, o que lembra mais gráfico de setores, então descartei a A) e fique entre C) e E)

    gráfico de barras e colunas é basicamente a mesma coisa, o que muda é se a informação quantitativa será mostrada no eixo X ou no eixo Y ("deitado" ou "em pé")

    como a alternativa fala "(i) número de indivíduos por faixa etária", entendi que a informação quantitativa número de indivíduos ficará no EIXO Y o que daria um gráfico "em pé", ou seja, de colunas

  • E

    colunas, setores e linha.

    Na maioria das vezes é preferível usar coluna que barra, pois é mais fácil de entender. Mas os dois podem ser usados (muda só a posição). Achei muito subjetiva a resposta.