-
Vejam como a Alternativa D os pontos encontram-se mais dispersos e mais distantes.
Um para o método dos mínimos quadrados é que o fator imprevisível (erro) seja e essa distribuição seja . Ou seja, quanto menor a dispersão de dados, mais arranjado estará o método.
Fonte: Estatística Descritiva Weber Campos
-
Uma das maneiras de verificar se o pressuposto da normalidade está sendo respeitado é examinar o histograma dos resíduos amostrais padronizados e verificar se sua forma é semelhante à curva normal (como não é possível inserir imagem nos comentários, sugiro verificar na internet como é a curva normal).
Poderíamos ficar em dúvida entre as letras (A) e (D), mas a D é que menos se aproxima da forma normal.
Gabarito: letra (D)
-
Matéria do cãooooo
-
Acertei sem nunca ter visto a matéria , apenas por associar a falta de normalidade com a falta de ordem e sequência dos pontos . Me lembrou a falta de normalidade nos gráficos de ações.
-
nossa eu nao entendi nadaaa do que ta acontecendo aqui socorro
-
Quase um psicotécnico essa questão.rs
-
Não achei normalidade na A e D.
-
Também errei, mas, analisando os gráficos agora, percebi que a letra D tem mais pontos dispersos nos extremos (acima do 4 e abaixo do -4), acho que por isso foi considerado o mais acentuado.
-
cadê os comentários dos professores do qconc? Birncadeira isso..
-
Maneira "simprona" de resolver:
Imagine você calculando a "média" desses pontos, em todos os gráficos ia dar um resultado perto de 0, correto? Ai você se pergunta: Em qual gráfico tenho uma concentração de dados mais distante da média? Veja que na alternativa "D" apenas alguns pontos estão perto de 0, o restante ou "lá em cima" ou "lá embaixo".
Se ajudar pelo menos uma pessoa já valeu. Abraços
-
◙ Esperamos que os resíduos gerados quando do cálculo da reta de melhor ajuste pelo método dos mínimos quadrados tenham distribuição normal (hipótese de normalidade);
◙ Para resolver a questão, temos que buscar o gráfico cujos pontos menos poderiam ser aproximado por uma normal;
◙ Observe a forma da normal para os gráficos apontados nos itens: b, c e e:
imgur.com/a/4Y2zCAB
◙ Agora, entre os gráficos a e d, podemos contar as frequências de cada valor residual e esboçar os respectivos histogramas:
https://imgur.com/gallery/CPXbzBG
imgur.com/gallery/CPXbzBp s://imgur.com/Dez7mxo
◙ O que menos se aproxima de uma normal é o da alternativa d);
Fonte: Antony / TEC: #1122367
-
Se vier 15 questões de estatística, 10 de matemática, 5 de inglês, 15 de contabilidade, 20 de informática eu levanto e entrego a prova...
-
Vamos lá:
1o cada figura é um gráfico de resíduos ---> resíduo ou erro é o desvio de um valor medido em relação à média dos valores de um conjunto de medidas.
Exemplo: preço em reais do picolé de abacaxi em cinco lojas do centro de uma cidade.
Loja 1 = 1 real | Loja 2 = 1 real | Loja 3 = 2 reais | Loja 4 = 1 real | Loja 5 = 3 reais.
Valores medidos (em reais) = 1, 1, 2, 1, 3
Média amostral do preço = (1 + 1 + 2 +1 + 3)/5 = 8/5 = 1,6 reais
Resíduo = medida - média
Resíduo 1a medida = 1 - 1,6 = -0,6 reais
Resíduo 3a medida = 2 - 1,6 = 0,4 reais
...
2o distribuição normal ---> aquele gráfico de sino em que a maior parte das medidas se concentram próximas à média (68,26% na região média ± 1 desvio padrão)
Variável tem comportamento normal = significa que os valores medidos dessa variável podem ser estudados com média, desvio padrão...
3o Enunciado: Assinale a opção cujo gráfico revela descumprimento mais acentuado da hipótese de normalidade.
Descumprimento mais acentuado = aquele gráfico que tem a maior quantidade de resíduos com valores elevados e distantes de zero.
.
Letra A ---> Sim, apresenta certo grau de descumprimento da normalidade (parte dos resíduos estão próximos de zero, mas outra parte está próxima).
Letra D (Gabarito) ---> Foi imbatível, quase todos os valores medidos resultaram resíduos distantes de zero. Apenas cinco resíduos resultaram menores que 2 e ficaram próximos da média.
A variável que origina o gráfico D tem distribuição bimodal.
-
A grande característica da distribuição normal é que a maior parte das observações está concentrada em torno da média. Perceba que num gráfico de resíduos a média é zero. Logo, quanto mais pontos próximos ao zero tivermos, maior será a característica de normalidade daquela regressão.
O oposto também é verdadeiro. Se tivermos a maioria dos pontos afastados do zero, estaremos diante do caso de descumprimento mais acentuado da hipótese de normalidade. Perceba que isso ocorre com mais ênfase no gráfico da letra D. Nesse gráfico, não só temos poucos pontos próximos ao zero (próximos à média) como temos a maioria dos pontos nas extremidades, ou seja, afastados do zero.
RESPOSTA: D
-
A distribuição normal possui uma curva padrão simétrica em que a media=mediana=moda = zero. As observações na alternativa D são as mais dispersas do ponto central, o que indica que estão concentradas nas extremidades, destoando, assim, da normalidade exigida na questão. GAB. D
-
a questão parece complicada, mas é MAIS FÁCIL DO QUE IMAGINA, se liga.
Se tivermos a maioria dos pontos afastados do zero, estaremos diante do caso de descumprimento mais acentuado da hipótese de normalidade. Perceba que isso ocorre com mais ênfase no gráfico da letra D. Nesse gráfico, não só temos poucos pontos próximos ao zero (próximos à média) como temos a maioria dos pontos nas extremidades, ou seja, afastados do zero.
na Analise de resíduo, a tendência é que os pontos, FIQUEM PERTO DO 0, onde é a linha ai, na verdade o único gráfico de acordo, tudo certinho, com variância constante, tem normalidade e tá na homocedasticidade.é a letra A. oresto apresenta tudo HETEROCESDATICIDADE... portante a PIOR, o gráfico mais longe do 0, é a letra D
EM RESUMO: QUANTO MAIS LONGE DO ZERO, MAIS DESCUMPRIMENTO DA NORMALIDADE TEMOS
-
Acertei pelo fato do método dos mínimos quadrados tender a ZERO. No gráfico da alternativa D quase não há variação,
ou seja, tende a zero de variação. Foi isso que eu entendi.
-
Acertei pelo fato do método dos mínimos quadrados tender a ZERO. No gráfico da alternativa D quase não há variação,
ou seja, tende a zero de variação. Foi isso que eu entendi.
-
Eu pensava que era um tiro de doze. Sei lá.
-
Para ajudar os perdidos nas análises do gráfico de residuos:
Homocedasticidade - pode-se verificar pela presença ou a falta de Variância constante.
Variancia constante: os pontinhos vão se mantendo na mesma distância da reta sempre (não variam os valores)
Variancia não constante/ Não homocedasticia (n sei se escreve assim): OS valores vão se distanciando ou se aproximando da reta, isso indica que talvez a sua reta de Regressão Linear não tenha uma boa correlação ou pode estar mal posicionada
Normalização- Nesse caso um gráfico normalizado tem seus valores próximos da reta, ou seja, as bolinhas mais próximas da reta
Com essas dicas vocês conseguem classificar melhor cada gráfico, por exemplo: gráficos E, C, B não são Homocedasticos, pois a variancia não é constante em relação a reta, já os gráficos A e D apresentam uma falta de normalização, mas o A ainda se aproxima mais alguns pontos da reta.
Espero ter ajudado
-