SóProvas


ID
2964109
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas contribuições psicanalíticas sobre as estruturas psíquicas do sujeito, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • Principal mecanismo de defesa da PERVERSÃO  é a recusa.

  • B. O sujeito inserido na estrutura clínica da neurose aceita a castração se submetendo a ela, mas desenvolve uma nostalgia sintomática diante da perda sofrida.

    Acredito que a "perda" da mãe, já que ele visualiza como incestuosa sua relação com ela após o Complexo de Édipo, gerando, ainda, um estado de insatisfação constante. Sempre seus desejos e impulsos serão barrados, pois ele tem medo que o gozo máximo (proveniente da obtenção do objeto desejada) o faça enlouquecer, sumir e para diminuir a angústia ele é colocado nessa insatisfação perene.

  • Resposta certa B

    AS TRÊS ESTRUTURAS CLÍNICAS Freud descreveu três estruturas clínicas: a neurose, a psicose e a perversão, entre os quais é importante conhecermos as diferenças principais. Veja o quadro a seguir.

    Neurose: É uma estrutura que se forma a partir do recalque da castração: o indivíduo reconhece a castração e a aceita inconscientemente. O Ego atua em favor do superego, reprimindo o Id. Vale lembrar que a castração é uma teoria que Freud desenvolveu para poder explicar a Fase Genital – em que a menina teria a noção de que sofreu castração e que o menino teria medo de sofrê-la. Neste mecanismo, o Ego atua em favor do Superego e reprime o ID, as nossas pulsões mais primitivas. O conteúdo reprimido fica depositado no inconsciente e aparece na forma de sintomas mais diversos possível.

    Psicose: Ocorre a rejeição da castração e o sujeito se desenvolve como se ela nunca tivesse existidodiferentemente da Neurose, em que o indivíduo tem consciência da castração, mas a deixa no inconsciente. Há a deterioração das funções do Ego e menor familiaridade com a realidade exterior, ocasionando delírios e alucinações. Ocorre a criação de uma nova realidade de forma a substituir a realidade que está em déficit, a partir dos impulsos do ID.

    Perversão: Há a negação da castração o indivíduo tem consciência das normas e regras sociais, mas escolhe deliberadamente não segui-las. O comportamento do sujeito é contrário ao aceito socialmente – é um comportamento afrontoso, desregrado e desmedido, demonstrando uma quase inexistência do Superego. A crença de onipotência e realização dos desejos na realidade concreta é predominante. O indivíduo perverso, portanto, segue a sua própria lógica, independente das regras morais, das normas sociais e das convenções.

  • a) Sobre o Complexo de Édipo, o que difere a organização da estrutura psíquica entre neurose e perversão é que a neurose é marcada pela negação do Édipo e a perversão pelo recalque. ERRADA, a neurose é marcada pelo recalque e a perversão pela negação do Édipo.

    b) O sujeito inserido na estrutura clínica da neurose aceita a castração se submetendo a ela, mas desenvolve uma nostalgia sintomática diante da perda sofrida. CORRETO

    c) Freud afirma que a perversão tem suas raízes na angústia de castração e, com isso, mobiliza permanentes mecanismos defensivos para contorná-la: a fixação; a introjeção e a projeção. ERRADO, o principal mecanismo de defesa da perversão é a negação ou denegação da castração.

    d) A entrada do sujeito neurótico no mundo do simbólico se dá através da fixação no outro pólo da fantasia, no pólo pulsional, no pólo de gozo. Ele tem uma fantasia de completude de gozo. ERRADO, o item descreve a entrada do sujeito Perverso no mundo simbólico