SóProvas



Prova IDIB - 2016 - Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE - Psicólogo


ID
2964082
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Artigo 198, da Constituição Federal de 1988, diz que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com três diretrizes. Marque o item INCORRETO em relação a essas diretrizes:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B Universalização, buscando alcançar todos os brasileiros inexistindo qualquer barreira restritiva.

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

            I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; (letra A)

            II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; (letra C)

            III - participação da comunidade. (letra D)

  • DIRETRIZ DO SUS DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

    Descentralização

    Atendimento integral

    Participação da comunidade

    PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO SUS DE ACORDO COM A CONSTUIÇÃO FEDERAL:

    Regionalização

    Hierarquização

    PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS DO SUS DE ACORDO COM A LEI ORGÂNICA DA SAÚDE 8080/90:

    Universalidade

    Equidade

    Integralidade

    PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DO SUS DE ACORDO COM A LEI ORGÂNICA DA SAÚDE 8080/90:

    Regionalização e Hierarquização

    Resolutividade

    Descentralização

    Participação Social

    Complementaridade do Setor Privado

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social, no tocante à saúde e pede ao candidato que assinale o item incorreto no que diz respeito a uma das diretrizes do SUS. Vejamos:

    a) Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

    Correto. Trata-se de uma diretriz, nos termos do art. 198, I, CF: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    b) Universalização, buscando alcançar todos os brasileiros inexistindo qualquer barreira restritiva.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A universalização, buscando alcançar todos os brasileiros inexistindo qualquer barreira restritiva não é uma diretriz.

    c) Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

    Correto. Trata-se de uma diretriz, nos termos do art. 198, II, CF: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    d) Participação da comunidade.

    Correto. Trata-se de uma diretriz, nos termos do art. 198, II, CF: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: III - participação da comunidade.

    Gabarito: B

  • O Artigo 198, da Constituição Federal de 1988, diz que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com três diretrizes. Marque o item INCORRETO em relação a essas diretrizes:

    A

    Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

    B

    Universalização, buscando alcançar todos os brasileiros inexistindo qualquer barreira restritiva.

    C

    Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

    D

    Participação da comunidade.

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

            I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; (letra A)

            II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; (letra C)

            III - participação da comunidade. (letra D)


ID
2964085
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

A Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências, diz que o Sistema Único de Saúde – SUS, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde. Em relação a essas instâncias, analise os itens a seguir tendo como base o artigo 1º da Lei 8.142/90:

I. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

II. O Conselho de Saúde, em caráter temporário e consultivo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

III. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será majoritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

IV. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A RESPOSTA SERIA APENAS OS ITENS (I E IV) ESTÃO CORRETOS.


ID
2964088
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal e obedecem a princípios determinados na supra citada Lei. Marque o item INCORRETO em relação a esses princípios:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? A letra "a" não se refere a um princípio e sim a uma abrangência acerca da saúde do trabalhador, conforme a Lei 8080/90, art. 6º:

    ? § 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:

    ? VI - participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos dias sim e outros também. 

  • Lei 8080/90, art. 6º:

    ? § 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:

    ? VI - participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.


ID
2964091
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Operacional da Assistência à Saúde – 2002, institui o Plano Diretor de Regionalização - PDR como instrumento de ordenamento do processo de regionalização da assistência em cada estado e no Distrito Federal, baseado nos objetivos de definição de prioridades de intervenção coerentes com as necessidades de saúde da população e garantia de acesso dos cidadãos a todos os níveis de atenção, levando em consideração alguns conceitos-chaves para a organização da assistência no âmbito estadual. Analise o conceito a seguir e depois marque o item correspondente a esse conceito:


“Representa a base territorial mínima a ser submetida à aprovação do Ministério da Saúde e Comissão Intergestores Tripartite para qualificação na assistência à saúde. Deverá ser a menor base territorial de planejamento regionalizado com complexidade assistencial acima do módulo assistencial, conforme definido no PDR. Poderá ser uma microrregião ou uma região de saúde, de acordo com o desenho adotado pelo estado.”

O conceito acima corresponde a(o):

Alternativas

ID
2964094
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação às alterações promovidas no artigo 198, da Constituição Federal, pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Cristo...

  • Gabarito

    O § 1º se trata da renumeração do parágrafo único do artigo 198 da CF e versa sobre o financiamento do SUS.

    Partiu, entender rsrs

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social, no tocante à saúde e pede ao candidato que assinale o item correto no que diz respeito às alterações promovidas no artigo 198, da Constituição Federal, pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000. Vejamos:

    a) O § 1º foi incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000 e versa sobre o financiamento do SUS.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 198, § 1º, CF: § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.         

    b) O § 2º foi incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000 e versa sobre recursos a serem aplicados exclusivamente pela União em ações e serviços públicos de saúde.

    Errado. De fato, o § 2º foi incluído pela EC n. 29/2000, porém, não versa somente dos recursos a serem aplicados pela União, mas, sim, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 198, § 2º, CF: § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre:         

    c) O § 1º se trata da renumeração do parágrafo único do artigo 198 da CF e versa sobre o financiamento do SUS.

    Errado. Não existe parágrafo único no art. 198, CF.

    d) O § 2º foi incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000 e versa sobre recursos a serem aplicados exclusivamente pela União e Estados em ações e serviços públicos de saúde.

    Errado. De fato, o § 2º foi incluído pela EC n. 29/2000, porém, não versa somente dos recursos a serem aplicados pela União e Estados, mas, sim, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 198, § 2º, CF: § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre:         

    (Obs.: Esse tipo de questão não mede o conhecimento de ninguém.)

    Gabarito: A

  • Constrangedor ver uma pergunta desse tipo em um concurso público
  • Essa questão é uma "pegadinha".

    Dá a atender que é a alternativa A, mas não é.

    Vamos lá...

    A) "O § 1º foi incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000 e versa sobre o financiamento do SUS."

    ERRADA. O § 1° não foi incluído pela EC n°29 de 2000. Na verdade, ele foi renumerado. No seu texto original da CF88, ele era parágrafo único, mas a EC29 renumerou-o para §1°.

    Os parágrafos incluídos pela EC29 foram os § 2° e § 3°.

    Portanto...

    C) "O § 1º se trata da renumeração do parágrafo único do artigo 198 da CF e versa sobre o financiamento do SUS."

    CORRETA! O § 1° foi renumerado (de parágrafo único para §1°). E refere-se ao financiamento do SUS.

    Art 198. (...)   § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

  • Questão inútil que não avalia conhecimento, lamentável !

  • O IDIB quando tenta formular uma questão inteligente passa essas vergonhas HAHAHAHAHAHAHA

  • Essa banca gosta de fazer questões loucas

  • Em relação às alterações promovidas no artigo 198, da Constituição Federal, pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000, é CORRETO afirmar que:

    A

    O § 1º foi incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000 e versa sobre o financiamento do SUS.

    O § 1° não foi incluído pela EC n°29 de 2000. Na verdade, ele foi renumerado. No seu texto original da CF88, ele era parágrafo único, mas a EC29 renumerou-o para §1°.

    B

    O § 2º foi incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000 e versa sobre recursos a serem aplicados exclusivamente pela União em ações e serviços públicos de saúde.

     § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre:

            I - no caso da União, a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, não podendo ser inferior a 15% (quinze por cento);

            II - no caso dos Estados e do Distrito Federal, o produto da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam os arts. 157 e 159, inciso I, alínea a, e inciso II, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municípios;

            III - no caso dos Municípios e do Distrito Federal, o produto da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, alínea b e § 3º.

    C

    O § 1º se trata da renumeração do parágrafo único do artigo 198 da CF e versa sobre o financiamento do SUS.

     O § 1° foi renumerado (de parágrafo único para §1°). E refere-se ao financiamento do SUS.

    D

    O § 2º foi incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000 e versa sobre recursos a serem aplicados exclusivamente pela União e Estados em ações e serviços públicos de saúde.

  • Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

            I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

            II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

            III - participação da comunidade.

     § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

     § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre:

            I - no caso da União, a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, não podendo ser inferior a 15% (quinze por cento);

            II - no caso dos Estados e do Distrito Federal, o produto da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam os arts. 157 e 159, inciso I, alínea a, e inciso II, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municípios;

            III - no caso dos Municípios e do Distrito Federal, o produto da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, alínea b e § 3º.

    § 3º Lei complementar, que será reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecerá:

            I - os percentuais de que tratam os incisos II e III do § 2º;

            II - os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais;

            III - as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital e municipal;

    § 4º Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

    § 5º Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

    § 6º Além das hipóteses previstas no § 1º do art. 41 e no § 4º do art. 169 da Constituição Federal, o servidor que exerça funções equivalentes às de agente comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias poderá perder o cargo em caso de descumprimento dos requisitos específicos, fixados em lei, para o seu exercício.


ID
2964097
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto pela Vida (Portaria nº 399/2006) está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Significa uma ação prioritária no campo da saúde que deverá ser executada com foco em resultados e com a explicitação inequívoca dos compromissos orçamentários e financeiros para o alcance desses resultados. Não figura como um dos objetivos do Pacto pela Vida:

Alternativas
Comentários
  • As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2006 são: SAÚDE DO IDOSO: Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral. CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA: Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama. MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA: Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias. DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, TUBERCULOSE, MALÁRIA E INFLUENZA Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.

ID
2964100
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a Psicanálise não há descontinuidade na vida mental. Freud afirma que os processos mentais não ocorrem ao acaso. A partir dessa ideia, assinale a alternativa que aponta para o conceito anunciado acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Determinismo psíquico: Todos os acontecimentos da vida mental são determinados, produzidos ou influenciados por eventos anteriores do desenvolvimento.

    Letra C

  • Resposta C

    De acordo com a teoria psicanalítica os processos psíquicos do ser humano são determinados a partir das primeiras vivências infantis. Portanto é uma bordagem determinista.


ID
2964103
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, as instituições de saúde constituem um novo campo de atuação para os psicólogos. O crescente interesse pela atuação nessa área específica surge da necessidade de entender e pensar o processo saúde/doença numa dimensão psicossocial e de compreender e intervir sobre os contextos do indivíduo ou grupos, expostos a diferentes doenças e condições de saúde impróprias. Sobre a Psicologia da Saúde, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • D

    A Psicologia da Saúde pode ser definida como um conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais específicas da Psicologia, utilizadas para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento das doenças, identificação da etiologia e diagnóstico (de problemas) relacionados à saúde, doença e disfunções, para a análise do sistema de atenção à saúde e formação de políticas de saúde.


ID
2964106
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Espetáculo de imagens ofertado pela sociedade capturam angústias e desejos, de modo que a vida psíquica do homem moderno situa-se no intervalo entre os sintomas somáticos e a transformação de seus desejos em imagens.” (LEMOS, 2015: 82). Marque a alternativa que aponta as origens das psicopatologias.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A) Artificialização e Hedonismo.

  • ''Observa-se, em relação às novas formas de subjetivação na atualidade, uma negação do sofrimento acompanhada da busca incessante de felicidade. A subjetividade é hoje caracterizada pelo hedonismo, pelo imperativo de gozo que se associa ao dever de ser feliz. O sujeito atual nega a dor, seja na relação que mantém com o próprio sofrimento ou naquela que interage com o sofrimento do outro. Este modo de se posicionar frente à dor é marca do nosso tempo, circunscrito às concepções que descrevem a contemporaneidade através do que Lasch (1979) denominou de "cultura do narcisismo" e Debord (2000) de "sociedade do espetáculo", regida pelo triunfo do individualismo associado ao consumo e à demanda incessante de prazer.''

    resposta certa letra a)


ID
2964109
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas contribuições psicanalíticas sobre as estruturas psíquicas do sujeito, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • Principal mecanismo de defesa da PERVERSÃO  é a recusa.

  • B. O sujeito inserido na estrutura clínica da neurose aceita a castração se submetendo a ela, mas desenvolve uma nostalgia sintomática diante da perda sofrida.

    Acredito que a "perda" da mãe, já que ele visualiza como incestuosa sua relação com ela após o Complexo de Édipo, gerando, ainda, um estado de insatisfação constante. Sempre seus desejos e impulsos serão barrados, pois ele tem medo que o gozo máximo (proveniente da obtenção do objeto desejada) o faça enlouquecer, sumir e para diminuir a angústia ele é colocado nessa insatisfação perene.

  • Resposta certa B

    AS TRÊS ESTRUTURAS CLÍNICAS Freud descreveu três estruturas clínicas: a neurose, a psicose e a perversão, entre os quais é importante conhecermos as diferenças principais. Veja o quadro a seguir.

    Neurose: É uma estrutura que se forma a partir do recalque da castração: o indivíduo reconhece a castração e a aceita inconscientemente. O Ego atua em favor do superego, reprimindo o Id. Vale lembrar que a castração é uma teoria que Freud desenvolveu para poder explicar a Fase Genital – em que a menina teria a noção de que sofreu castração e que o menino teria medo de sofrê-la. Neste mecanismo, o Ego atua em favor do Superego e reprime o ID, as nossas pulsões mais primitivas. O conteúdo reprimido fica depositado no inconsciente e aparece na forma de sintomas mais diversos possível.

    Psicose: Ocorre a rejeição da castração e o sujeito se desenvolve como se ela nunca tivesse existidodiferentemente da Neurose, em que o indivíduo tem consciência da castração, mas a deixa no inconsciente. Há a deterioração das funções do Ego e menor familiaridade com a realidade exterior, ocasionando delírios e alucinações. Ocorre a criação de uma nova realidade de forma a substituir a realidade que está em déficit, a partir dos impulsos do ID.

    Perversão: Há a negação da castração o indivíduo tem consciência das normas e regras sociais, mas escolhe deliberadamente não segui-las. O comportamento do sujeito é contrário ao aceito socialmente – é um comportamento afrontoso, desregrado e desmedido, demonstrando uma quase inexistência do Superego. A crença de onipotência e realização dos desejos na realidade concreta é predominante. O indivíduo perverso, portanto, segue a sua própria lógica, independente das regras morais, das normas sociais e das convenções.

  • a) Sobre o Complexo de Édipo, o que difere a organização da estrutura psíquica entre neurose e perversão é que a neurose é marcada pela negação do Édipo e a perversão pelo recalque. ERRADA, a neurose é marcada pelo recalque e a perversão pela negação do Édipo.

    b) O sujeito inserido na estrutura clínica da neurose aceita a castração se submetendo a ela, mas desenvolve uma nostalgia sintomática diante da perda sofrida. CORRETO

    c) Freud afirma que a perversão tem suas raízes na angústia de castração e, com isso, mobiliza permanentes mecanismos defensivos para contorná-la: a fixação; a introjeção e a projeção. ERRADO, o principal mecanismo de defesa da perversão é a negação ou denegação da castração.

    d) A entrada do sujeito neurótico no mundo do simbólico se dá através da fixação no outro pólo da fantasia, no pólo pulsional, no pólo de gozo. Ele tem uma fantasia de completude de gozo. ERRADO, o item descreve a entrada do sujeito Perverso no mundo simbólico


ID
2964112
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No contexto hospitalar, onde o risco de vida e a possibilidade da morte estão sempre presentes, o profissional da Psicologia pode facilitar e/ou favorecer a escuta e a elaboração das questões vivenciadas pelos pacientes e a isto se pode denominar promoção de saúde e de qualidade de vida. Neste sentido, sobre a Psicologia Hospitalar, aponte a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A psicoterapia breve não é uma prática exclusiva do psicólogo hospitalar, e muito menos a única prática que pode ser trabalhada nesse contexto.

    Gabarito: B

  • em uma questão daqui da prova da prefeitura de parnamirim RN tem dizendo que não existe apoio e acolhimento na enfermaria, essa questão faz mais sentido
  • Letra B).

    Como uma das práticas do psicólogo hospitalar, temos também o Plantão Psicológico, pois tem numeração específica de sessões e atende as demandas de maior urgência.


ID
2964115
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“É uma psicose que se caracteriza por um delírio mais ou menos sistematizado, articulado sobre um ou vários temas. Não existe deterioração da capacidade intelectual. Aqui se incluem os delírios de perseguição, de grandeza.” (BOCK, 1999:352) Marque a alternativa que representa o tipo de psicose descrita acima.

Alternativas
Comentários
  • essa parte foi retirada de uma segunda página deste texto sobre resumão psicologia 2 do passei direto, quase no final, mas, ainda sim estudando as estruturas clinicas psíquicas de Freud, podemos correlacionar alguns distúrbios a cada intrância:

    (1)neurose- histeria e neurose obsessiva;

    (2) psicose- paranoia, esquizofrenia,

    melancolia e hipocondria;

    (3) perversão.

    sendo assim segundo os estudos e analise de Freud a paranoia seria configurado como espectro da psicose como dito na questão

    resposta certa: A) paranoia.


ID
2964118
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a técnica dos grupos operativos e seus pressupostos, responda:

Alternativas
Comentários
  • Sei muito pouco sobre grupos operativos, mas, pelo que sei, a letra D era a mais arrumadinha kk Ainda acertei.

  • a) Os grupos operativos têm, de fato, um caráter terapêutico, mas nem todos os grupos terapêuticos são operativos;

    b) O observador registra o que ocorre na reunião, resgata a história do grupo e depois analisa com o coordenador os pontos emergentes;

    c) Em relação aos papéis no grupo, podemos dizer que alguns são fixos, como o papel do coordenador e do observador;

     

    fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092010000100010

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • --> Os grupos operativos têm, de fato, um caráter terapêutico, mas nem todos os grupos terapêuticos são operativos;

    --> O observador registra o que ocorre na reunião, resgata a história do grupo e depois analisa com o coordenador os pontos emergentes;

    -->  Em relação aos papéis no grupo, podemos dizer que alguns são fixos, como o papel do coordenador e do observador;

    --> Na concepção de Pichon-Rivière (1988), o grupo é um instrumento de transformação da realidade, e seus integrantes estabelecem relações grupais que vão se constituindo, na medida em que começam a partilhar objetivos comuns, a ter uma participação criativa e crítica e a poder perceber como interagem e se vinculam.


ID
2964121
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Psicodiagnóstico, qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma característica desse processo:

Alternativas
Comentários
  • No plano de avaliação elaborado, não há um limite em relação ao tempo aproximado ou número de sessões a serem realizadas nesse processo.

  • "O Psicodiagnóstico é LIMITADO NO TEMPO, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo" (p. 26).

    CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-v. Artmed Editora, 2009.

  • Para CUNHA (2003), o processo pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos do encaminhamento,

    Classificação simples;

    Descrição;

    Classificação nosológica;

    Diagnóstico diferencial;

    Avaliação compreensiva;

    Entendimento dinâmico;

    Prevenção;

    Prognóstico;

    Perícia forense.

    “Psicodiagnóstico é um processo científico (porque parte de hipóteses), limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), a nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos ou para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output) (Cunha, 1993, p. 05), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso” (Cunha, 2000, p. 26).

    CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-v. Artmed Editora, 2003.

    Gabarito: Letra B

    Definição de cada objetivo

    Classificação simples O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente como em uma avaliação de nível intelectual.

    Descrição Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

    Classificação nosológica Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

    Diagnóstico diferencial São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

    Avaliação compreensiva É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

    Entendimento dinâmico Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.

    Prevenção Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

    Prognóstico Determina o curso provável do caso.

    Perícia forense Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.


ID
2964124
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao campo do atendimento à família, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • No campo da Terapia Familiar, a família é vista como um sistema equilibrado e o que mantém este equilíbrio são as regras do funcionamento familiar. Quando, por algum motivo, estas regras são quebradas, entram em ação meta-regras para restabelecer o equilíbrio perdido

  • RESPOSTA: D. A alternativa refere-se a um dos conceitos-base da Terapia Sistêmica Familiar, a saber, o de Homeostase. A família, enquanto sistema, tende a buscar o retorno ao equilíbrio.
  • A letra A também está correta:

    "A partir do enfoque sistêmico, várias escolas de terapia familiar se desenvolveram, entre elas a Escola Estrutural, a Estratégia, a de Milão e, mais recentemente, a Escola Construtivista" (CARNEIRO, 1996, P. 16).


ID
2964127
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O objetivo principal de qualquer ciência da vida, seja ela individual ou social, é a definição e explicação do estado normal, bem como a diferenciação do seu estado patológico. Baseado na discussão entre o normal e o patológico, analise as proposições a seguir e, em seguida, aponte a alternativa CORRETA:

I - Os critérios de normalidade e de doença em psicopatologia variam consideravelmente em função dos fenômenos específicos com os quais trabalhamos, e também de acordo com as opções filosóficas do profissional. Esta é uma área da psicopatologia que exige uma postura permanentemente crítica e reflexiva dos profissionais.

II – A distinção entre o normal e o patológico se torna mais fácil de ser delineada em alguns casos em que existem alterações comportamentais e/ou mentais de intensidade acentuada e longa duração.

III – É possível definir uma patologia baseada apenas em um critério estritamente quantitativo, sendo dispensável o discurso do sujeito ou da família.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D) Somente I e II estão corretas.

  • Obviamente, quando se trata de casos extremos, cujas alterações comportamentais e mentais são de intensidade acentuada e de longa duração, o delineamento das fronteiras entre o normal e o patológico não é tão problemático.

    DALGALARRONDO

  • Gabarito: D.

    III – É possível definir uma patologia baseada apenas em um critério estritamente quantitativo, sendo dispensável o discurso do sujeito ou da família.


ID
2964130
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A sua função é medir diferença entre indivíduos, ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões”. Marque a alternativa que indica o instrumento que corresponde o conceito acima.

Alternativas
Comentários
  • o teste psicológico é tido pelos técnicos que o usam como um instrumento destinado a fazer uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento de uma pessoa. Sua função básica, segundo Anastasi (1977), "é medir diferenças entre indivíduos ou as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões" (p. 3). 


ID
2964133
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicopatologia é um termo que se refere ao estudo dos estados mentais psicológicos, quanto à manifestação de comportamentos e experiências que podem indicar um estado mental ou patológico em desequilíbrio. Considerando a temática em questão, analise as afirmativas e marque a opção CORRETA:

I – Os sintomas psicopatológicos, ao serem nomeados pelo paciente, por seu meio cultural ou pelo médico passam a ser “símbolos linguísticos”, no interior de uma linguagem, ou seja, passa a ser compreendido dentro de um sistema simbólico em determinado universo cultural.

II - Quando o sujeito adoece é este corpo, a princípio, que padece e que sinaliza, através dos sinais vistos e dos sintomas ditos, que algo não vai bem.

III – Existem autores que defendem que o diagnóstico tem a finalidade de rotular as pessoas, legitimando o controle de pessoas “desadaptadas” ou contestadoras, e outros afirmam ser o diagnóstico imprescindível na direção do tratamento e na evolução da ciência médica acerca dos transtornos mentais.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C) Todas as alternativas estão corretas.

  • Conceitos Lacanianos


ID
2964136
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia individual visa reduzir o sofrimento do indivíduo; identificar e partilhar com o paciente/cliente as causas e as condições que o mantém sofrendo; buscar estratégias para que ele, por si mesmo, aprenda a lidar, no futuro, com novas dificuldades e/ou novos sofrimentos que possam aparecer. Sobre essa modalidade de atendimento psicológico responda:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Não existe um tratamento padronizado na psicologia clínica individual, as diversidades clínicas ocorrem na escolha do terapeuta ao utilizar o corpo de conhecimento de uma abordagem teórica (psicanálise, ACP, logoterapia, gestalt-terapia).

    A psicoterapia individual é uma modalidade indicada para pacientes com demandas como crises existenciais (lutos, crises profissionais, mudanças de fases de vida), conflitos interpessoais e grupais (conjugais, familiares), distúrbios psicossomáticos (estresse, síndrome de Bournout), exceto para demandas que envolvam tratamentos de transtornos mentais.

    A atividade de psicoterapia individual como se conhece, tornou-se popular a partir dos trabalhos de Charcot, Breuer e Freud debruçados sobre seus estudos de histeria, dando início ao movimento nomeado de Psicologia Analítica.

    Faz parte de uma boa psicoterapia individual auxiliar o indivíduo a vislumbrar maneiras novas e mais saudáveis de estar no mundo, consigo e com suas relações, inclusive dando conselhos sobre suas decisões, tornando a relação terapeuta paciente amigável.


ID
2964139
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao atendimento com crianças na clínica, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
2964142
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a Psicanálise, grande parte dos conflitos psíquicos tem como origem a infância e o desenvolvimento sexual do sujeito, assim, transtornos neuróticos de histeria, obsessão, depressão, perversões e psicopatias podem ser explicados a partir da família e da infância. Tendo como premissa esta realidade, qual a fase onde o menino deseja estar próximo da mãe e o pai assume imaginariamente um papel de rival nessa relação?

Alternativas
Comentários
  • Esse processo é baseado no mito de Édipo, e ocorre justamente na

    Fase Fálica

  • A fase Fálica é o momento no qual ocorre o Complexo de Édipo.

    O Complexo de Édipo é um fenômeno que ocorre nesse período responsável pela proibição do incesto e intrudução da cultura, mas ele não é uma "fase". E sim um fenômeno que ocorre na fase Fálica.

  • 287 pessoas enganadas, como diria o Chaves ... rs

    A questão pede a fase e o "Complexo de Édipo" não é uma fase em si, mas está inserido na fase fálica.

  • Resposta A

    Essa questão pode gerar dúvidas na hora da prova e confundir o concurseiro na hora da resposta, por isso a necessidade de estar bem atendo ao comando da questão.

    A fase fálica vai de 3 a 6 anos de idade e a zona erógena predominante passa a ser a genital, percebida a partir de um único órgão – a partir do pênis, presente nos meninos e ausente nas meninas. Complexo de Édipo É nesta fase que ocorre a vivência do complexo de Édipo, em que a pulsão sexual é direcionada ao genitor do sexo oposto, enquanto sentimentos de ambivalência, ciúmes e rivalidade são direcionados para o genitor do mesmo sexo.

    A mãe, para a menina, passa a ser a rival, aquela cujo direcionamento será de ódio, de rivalidade e de ambivalência, enquanto o pai é o objeto desejado.

    Para o menino, é o contrário: o menino sentirá amor pela mãe e rejeitará o pai, vendo-o como seu rival. No desenvolvimento saudável, supera-se o complexo de Édipo quando o menino desiste de substituir o pai e a menina desiste de substituir a mãe, passando a desejar ser iguais a eles. A criança, então, evolui de um sentimento de rivalidade e de combate para um sentimento de querer ser igual, de espelhamento, de idealização e de identificação.

    Portanto, para Freud, o complexo de Édipo bem resolvido vai orientar a sexualidade da menina para homens e do menino para mulheres, sendo definida já nesta fase do desenvolvimento humano. A vivência do complexo de Édipo, para Freud, é fundamental para a estruturação do superego, pois é aqui que entra a noção de limites e regras morais que vão subsidiar toda a formação da estrutura do superego. 

  • Se a pessoa não ler com atenção, já era! rs


ID
2964145
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São responsabilidades do Psicólogo que trabalha na área de educação: efetuar diagnósticos de pacientes e crianças em idades pré-escolar, detectando problemas na área de psicomotricidade, disfunções cerebrais mínimas, disritmias e outros distúrbios psíquicos; propor soluções convenientes para problemas de desajustamento escolar, profissional e social; manter-se atualizado nas novas técnicas utilizadas pela psicologia. Pensando nessas atividades, marque a alternativa verdadeira que indica uma das principais técnicas utilizadas para representação de famílias.

Alternativas
Comentários
  • C

    genograma

  • GENOGRAMA (Idealizado por Murray Bowen em 1954), é a representação gráfica da família. Nele são representados os diferentes membros da família, o padrão de relacionamento entre eles e as suas principais morbidades. Podem ser acrescentados dados como ocupação, hábitos, grau de escolaridade e dados relevantes da família, entre outros, de acordo com o objetivo do profissional. A demonstração gráfica da situação permite que o indivíduo pare e reflita sobre a dinâmica familiar, os problemas mais comuns que a afligem e o enfrentamento do problema pelos membros da família.

    FONTE: http://www.saude.sp.gov.br/resources/humanizacao/homepage/acesso-rapido/formacao-tecnica-em-acolhimento-na-atencao-basica/genograma.pdf


ID
2964148
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as Residências Terapêuticas, marque a alternativa VERDADEIRA.

Alternativas

ID
2964151
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São dois fenômenos modernos referentes às formas contemporâneas de sofrimento e adoecimento psíquicos, os quais têm se configurado como a demanda avassaladora dirigidas ao CAPS, e ao mesmo tempo, como o grande desafio ético do saber e da técnica no campo da Saúde Mental. (LEMOS, 2015: 175).

Alternativas
Comentários
  • Os fenômenos atuais mais constantes em todas redes de saúde mental são: depressão, dependência química e ansiedade.


ID
2964154
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a depressão, marque a alternativa VERDADEIRA.

Alternativas

ID
2964157
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Limoeiro do Norte - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque a alternativa que indica as origens do sofrimento humano de acordo com a teoria psicanalítica.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • B. Corpo, relações afetivas e Realidade externa.

    Não consegui encontrar um texto sobre, mas acredito que:

    Relacionado ao corpo, o nascimento já gera grande angústia ao sujeito e a esse corpo pequeno e frágil. O primeiro momento que a criança respira, com o pulmão colabado, causa grande dor, desconforto e um trauma. É também um período marcado pela indiferenciação entre sujeito e ambiente, pois o bebê acredita que ele e o meio são uma coisa só (algo relatado e mencionado por outros tantos teóricos, como Freud, Piaget (sensório motor) e Moreno com seu Primeiro Universo Indiferenciado). O Trauma do Nascimento, o qual todos nós estamos submetidos. Inclusive, há um livro escrito por Otto Rank de mesmo nome.

    Esse corpo que sente tudo e ao mesmo tempo é visto pelo bebê como ambiente, capaz de frustrar e o fazer sofrer.

    Relação afetivas estabelecidas entre a mãe, e posteriormente com o pai ( que produziram o Complexo de Édipo), relações marcadas por conflitos com a figura do sexo oposto, e ao mesmo tempo identificação.

    A Realidade Externa é autoexplicável, acredito kkkkkkkkkkkk (porque pense numa "vida" difícil) ela produz sofrimento, tensão e angústia, apenas sendo ela mesma. Ela é um dos três duros senhores (superego, id e realidade externa) que o EGO precisa arduamente e continuamente lidar, conforme Hall, Lindzey e Campbell, 2007.

  • Freud acreditava que a mente humana enfrentava continuamente três conjuntos de demandas conflitivas: as que partem do corpo, as da realidade externa e a das restrições morais (nisso as relações afetivas)...

    Introdução à Psicologia

    Linda L. Davidoff

  • O texto do Freud que fundamenta essa questão é "O Mal-estar na Civilização."

    Dentre as fontes de sofrimento que ameaçam o ser humano, Freud destaca três: o poder devastador e implacável das forças da natureza, a ameaça de deterioração e decadência que vem de nosso próprio corpo, e o sofrimento advindo das relações entre os humanos. 

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B