Gabarito: A.
Não existe um tratamento padronizado na psicologia clínica individual, as diversidades clínicas ocorrem na escolha do terapeuta ao utilizar o corpo de conhecimento de uma abordagem teórica (psicanálise, ACP, logoterapia, gestalt-terapia).
A psicoterapia individual é uma modalidade indicada para pacientes com demandas como crises existenciais (lutos, crises profissionais, mudanças de fases de vida), conflitos interpessoais e grupais (conjugais, familiares), distúrbios psicossomáticos (estresse, síndrome de Bournout), exceto para demandas que envolvam tratamentos de transtornos mentais.
A atividade de psicoterapia individual como se conhece, tornou-se popular a partir dos trabalhos de Charcot, Breuer e Freud debruçados sobre seus estudos de histeria, dando início ao movimento nomeado de Psicologia Analítica.
Faz parte de uma boa psicoterapia individual auxiliar o indivíduo a vislumbrar maneiras novas e mais saudáveis de estar no mundo, consigo e com suas relações, inclusive dando conselhos sobre suas decisões, tornando a relação terapeuta paciente amigável.