SóProvas


ID
2964520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A falha de mercado relativa a setores cujo processo produtivo se caracteriza pelo fato de os custos unitários declinarem conforme o aumento da quantidade produzida é representada pela existência de

Alternativas
Comentários
  • a) Externalidade positiva: A decisão de um agente econômico pode gerar indiretamente efeitos positivos ou negativos no bem-estar de uma terceira parte. Logo, isso causaria uma externalidade. Alguns exemplos disso são a emissão de poluentes (externalidade negativa) e criação de novas tecnologias (externalidade positiva).

    b) Gabarito.

    Monopólios naturais: Nem sempre a concorrência entre empresas irá oferecer as melhores alocações de recursos em um mercado. Logo, devido as características específicas de um setor só é viável economicamente que uma ou poucas empresas se estabeleçam oferecendo produtos e serviços. Por isso, esse tipo de demanda deve ser atendida por um monopólio natural. É o caso, por exemplo dos serviços básicos, como abastecimento, saneamento básico, energia elétrica, telefonia, entre outros.

    c) Mercados incompletos: Quando um bem ou serviço não é ofertado em determinado mercado, mesmo que seu custo de produção seja menor que o preço ofertado pelos consumidores desejosos desse bem/serviço esse mercado é dito incompleto. Em contraposição a este conceito, temos os mercados ditos completos. Onde o mercado é capaz de ofertar todo e qualquer bem ou serviço que os consumidores desejarem, e seu custo de provisão esteja abaixo daquilo que as pessoas estejam dispostas a pagarem. A existência dessa falha dá-se pelo fato de que, mesmo se tratando de atividades de mercado, o setor privado pode não estar desejoso de assumir determinados riscos.

    d) Assimetria informacional: A distribuição desigual de informações entre a parte ofertante e demandante pode causar imperfeição nas alocações e favorecendo comportamentos indesejáveis. Um exemplos de assimetria de informação seria a venda carros usados com problemas sem o conhecimento do comprador.

    e) Free riders: A microeconomia define o comportamento free rider como sendo aquele em que um ou mais agentes econômicos acabam usufruindo de um determinado benefício proveniente de um bem, sem que tenha havido uma contribuição para a obtenção de tal. Esse problema surge na provisão de um bem público, já que o mesmo tem como características a não-rivalidade e a não-exclusividade, ou seja, a ele não pode ser atribuído um direito de propriedade. Dessa forma, “os indivíduos não têm incentivos a pagar tanto quanto o bem realmente vale para ele”. E é justamente por isso que a provisão de bens públicos é menor que a socialmente desejada.

    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/falha-de-mercado/

    https://www.monografias.com/pt/trabalhos3/falhas-mercado-mudanca-crise-economica/falhas-mercado-mudanca-crise-economica2.shtml

    http://pensandoemeconomia.blogspot.com/2008/02/o-comportamento-free-rider.html

  • Será que o CEBRASPE fez essa questão baseando-se em um artigo?

  • Em um setor cujo processo produtivo se caracteriza pela diminuição do custo unitário conforme aumento da quantidade produzida, a tendência é que as companhias de maior poder econômico produzam mais, portanto diminuindo bastante o preço. Desta maneira, a criação de monopólios naturais neste setor é esperada.

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre falhas de mercado. 

    Falhas de mercado são situações que impedem o mercado de atingir a eficiência. Ao combater essas falhas por meio da função alocativa, o governo incrementa a eficiência do mercado. 

    A) Incorreta. Externalidades são ações de um indivíduo/empresa que tem impactos sobre terceiros. Elas são falhas de mercado porque escapam ao sistema de preços. As externalidades podem ser positivas ou negativas. As positivas tem tendência a suboferta (são ofertadas em quantidade MENOR que o eficiente. Daí a falha de mercado). Já as negativas tem tendência a superoferta (são ofertadas em quantidade MAIOR que o eficiente).

    B) Correta. Monopólios naturais são monopólios com altos custos fixos, economias de escala e custo marginal próximo de zero. A combinação dessas características faz com que o mercado não consiga atingir eficiência. Se o preço for igual ao custo marginal, por exemplo, a empresa quebra. 

    A característica da economia de escala representa a situação na qual a quantidade produzida aumenta e o custo unitário (custo médio) vai diminuindo. Esta é a situação descrita pelo enunciado e, por isso, a letra B é o nosso gabarito. 

    C) Incorreta. Mercados Incompletos representam situações em que o mercado não consegue atender a alguma demanda, por sofrer alguma restrição. É o caso de termos um mercado de um país no qual há insegurança jurídica (contratos não são respeitados) ou no qual o mercado bancário é muito restrito e não consegue fornecer crédito para os empreendimentos necessários. 

    D) Incorreta. Assimetrias de informação ocorrem quando uma parte possui mais informação que a outra em uma negociação. Essa assimetria pode gerar seleção adversa (problema pré-contratual), risco moral (problema pós-contratual) ou comportamento de manada. 

    E) Incorreta. Bens públicos são bens não rivais e não exclusivos. Justamente por serem não exclusivos, é impossível individualizar o consumo do bem (saber o quanto cada pessoa consumiu do bem público). Por isso, é possível o surgimento de caronas (free riders), pessoas que usufruem do bem público sem pagar por ele.


    Gabarito do Professor: Letra B.