SóProvas


ID
2964553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Auditor independente considera necessário destacar em seu relatório assunto que tenha sido divulgado ou apresentado nas demonstrações contábeis e que seja relevante para o melhor entendimento da auditoria pelos usuários. Caso o tópico não tenha sido destacado como principal assunto de auditoria nem se tenha exigido modificação de opinião, o auditor deverá incluir em seu relatório um(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

    -> No relatório de auditoria, o parágrafo de ênfase deve ser incluído quando o auditor:

    -> considerar necessário complementar as informações da nota explicativa.

    -> estiver satisfeito com seu trabalho e não identificar qualquer limitação a ele.

    Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.

    Fonte:

    Além disso, a utilização de parágrafo de ênfase não implica modificação de opinião em relação ao assunto tratado.

    No relatório de auditoria, o parágrafo de ênfase deve ser incluído quando o auditor

    c) considerar necessário complementar as informações da nota explicativa.

    e) estiver satisfeito com seu trabalho e não identificar qualquer limitação a ele.

  • NBC TA 706

    Requisitos

    Parágrafos de ênfase no relatório do auditor independente

    Item 8. Se o auditor considera necessário chamar a atenção dos usuários para um assunto apresentado ou divulgado nas demonstrações que, segundo seu julgamento, é de tal importância fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis, ele deve incluir parágrafo de ênfase no seu relatório, desde que:

    a) como resultado desse assunto, não fosse exigido que o auditor modificasse a opinião;

    b) quando a NBC TA 701 (Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente) se aplica, o assunto não tenha sido determinado como um principal assunto de auditoria a ser comunicado no relatório do auditor.

  • O parágrafo de outros assuntos refere-se a um assunto relevante, mas não apresentado nas demonstrações contábeis

  • P. ênfase = assunto apresentado ou divulgado nas DC importante que é fundamental para o entendimento pelos usuários das DC

    P. outros assuntos = assunto NÃO apresentado ou NÃO divulgado nas DC importante que é fundamental para o entendimento pelos usuários das DC

  • Para destacar um assunto adequadamente divulgado, usamos o parágrafo de ênfase, exceto se o assunto merecer reporte na seção Principais assuntos de auditoria ou outra seção específica. A seção específica “atrai” o assunto específico. Sendo assim, na hipótese de o assunto ser um PAA, deve ser mencionado na seção PAA. Sendo um fundamento para opinião, deve ser mencionado na seção “base para opinião” e assim sucessivamente. Não sendo um PAA e nem base para opinião ou não se encaixa em uma seção específica, poderemos recorrer ao parágrafo de ênfase.

  • A questão versa sobre conceitos relacionados à auditoria independente, especificamente no que tange às comunicações incluídas no relatório do auditor independente.

    No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é o órgão responsável por estabelecer as normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica.

    Vamos então para análise da questão.

    De acordo com a NBC TA 706 [1] e com o Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União [2], em certas situações o auditor, ao exercer seu julgamento profissional, pode considerar necessário chamar a atenção dos usuários do relatório para "certos assuntos que são fundamentais para que eles entendam as demonstrações financeiras, ou a própria auditoria as responsabilidades do auditor".

    Para tal, ele deverá incluir parágrafo de ênfase no seu relatório, desde que [1]:

    a) "como resultado desse assunto, não fosse exigido que o auditor modificasse a opinião, de acordo com a NBC TA 705–Modificações na Opinião do Auditor Independente" (grifou-se)

    b) "quando  a  NBC  TA  701  se  aplica,  o  assunto  não  tenha  sido  determinado  como  um principal assunto de  auditoria a  ser  comunicado  no  relatório  do  auditor " (grifou-se)

    Portanto, GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.

    Adicionalmente, faz-se necessário explicar o que viria a ser "parágrafo de outros assuntos'.

    De acordo com a NBC TA 706 [1] e com o Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União [2], esse tipo de parágrafo incluído no relatório de auditoria refere-se a "um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações financeiras e que, de acordo como julgamento do auditor, é relevante para os usuários entenderem a  auditoria, a responsabilidade do auditor ou o relatório de auditoria" (grifou-se).

    O auditor deve incluir um parágrafo de outros assuntos no seu relatório, desde que [1]:

    a) "não seja proibido por lei ou regulamento"; e

    b) "quando  a  NBC  TA  701  se  aplica,  o  assunto  não  tenha  sido  determinado  como  um principal  assunto  de  auditoria  a  ser  comunicado  no  relatório  do  auditor".

    O quadro abaixo extraído do Manual de Auditoria Financeira do TCU sintetiza as diferenças entre "parágrafo de ênfase" e parágrafo de outros assuntos":


    Fonte: Manual de Auditoria Financeira do TCU [2]

    REFERÊNCIAS: [1] Conselho Federal de Contabilidade.  NBC  TA  701. Disponível em: site do CFC. Acesso em: 28/7/2020;  [2] Brasil. Tribunal de Contas da União. Manual de auditoria financeira. Brasília, 2016.
  • De acordo com a NBC TA 706 [1] e com o Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União [2], em certas situações o auditor, ao exercer seu julgamento profissional, pode considerar necessário chamar a atenção dos usuários do relatório para "certos assuntos que são fundamentais para que eles entendam as demonstrações financeiras, ou a própria auditoria as responsabilidades do auditor".

    Para tal, ele deverá incluir parágrafo de ênfase no seu relatório, desde que [1]:

    a) "como resultado desse assunto, não fosse exigido que o auditor modificasse a opinião, de acordo com a NBC TA 705–Modificações na Opinião do Auditor Independente" (grifou-se)

    b) "quando a NBC TA 701 se aplica,  o assunto não tenha sido determinado como um principal assunto de auditoria a ser comunicado no relatório do auditor " 

  • De acordo com a NBC TA 706 [1] e com o Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União [2], em certas situações o auditor, ao exercer seu julgamento profissional, pode considerar necessário chamar a atenção dos usuários do relatório para "certos assuntos que são fundamentais para que eles entendam as demonstrações financeiras, ou a própria auditoria as responsabilidades do auditor".

    Para tal, ele deverá incluir parágrafo de ênfase no seu relatório, desde que [1]:

    a) "como resultado desse assunto, não fosse exigido que o auditor modificasse a opinião, de acordo com a NBC TA 705–Modificações na Opinião do Auditor Independente" (grifou-se)

    b) "quando a NBC TA 701 se aplica,  o assunto não tenha sido determinado como um principal assunto de auditoria a ser comunicado no relatório do auditor " 

  • LETRA B

    Manual de Auditoria Financeira

    Parágrafo de ênfase

    O objetivo do parágrafo de ênfase é destacar assuntos importantes já divulgados nas demonstrações financeiras que aumentarão o entendimento dos usuários (IFAC, 2010).

    Parágrafos de outros assuntos

    O objetivo desse tipo de parágrafo é descrever e chamar a atenção para assunto ainda não divulgado nas demonstrações financeiras e que seriam relevantes para que os usuários entendam a auditoria.

  • divulgado ou apresentado ênfase

    NÃO divulgado ou NÃO apresentado outros assuntos

  • Como vimos, caso o auditor queira destacar (ou enfatizar) determinado assunto que tenha sido apropriadamente divulgado ou apresentado nas demonstrações, mas que – no seu entendimento – é fundamental para o entendimento dos usuários, deve utilizar um Parágrafo de Ênfase. Isso é possível, desde que o assunto não esteja entre os principais assuntos de auditoria, e desde que sua natureza não levasse o auditor a modificar sua opinião. Gabarito: “B”.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Se o assunto não se refere a uma distorção (pois não exige modificação e opinião), ou teremos um parágrafo de ênfase ou um parágrafo de outros assuntos.

    A diferença entre os dois é que o parágrafo de ênfase é utilizado para assunto mencionado nas DFs, enquanto o parágrafo de outros assuntos é utilizado para assuntos que não foram mencionados nas DFs.

    Portanto, como a questão afirmou que assunto relevante para entendimento dos usuários foi divulgado ou apresentado nas DFs, o auditor deve utilizar o parágrafo de ênfase.

    Gabarito: B