SóProvas


ID
2965828
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Quando a Nasa começou a usar computadores para a missão __________ John Gleen orbitou a Terra pela primeira vez (1962), Katherine Johnson foi consultada para verificar os cálculos da máquina. “Se a garota diz que são bons, então estou pronto para ir”, disse o astronauta, segundo lembrou a própria Katherine. De fato, a Nasa reconhece em seu site que “não teria sido possível fazer essas coisas sem Katherine Johnson e seu amor pela matemática”.

      Katherine foi uma menina curiosa e brilhante, nascida em 26 de agosto de 1918 em White Sulphur Springs (Virgínia, EUA), que aos dez anos já cursava o ensino médio. Entrou para a Universidade Estadual de West Virginia, __________ se graduou em Matemática e Francês com honras máximas em 1937, e aceitou um trabalho como professora em uma escola pública para negros. “Sempre estava cercada de gente que estava aprendendo coisas, eu adoro aprender. Você aprende se quiser”, afirmou.

      A vida tomaria um novo rumo para Katherine quando, em 1952, um parente lhe disse que havia vagas na seção de computação da ala oeste (onde trabalhavam os afro-americanos) do Laboratório Langley da Naca – a agência que antecedeu a Nasa –, razão pela qual ela e seu marido decidiram se mudar para Hampton, na Virgínia.

      Mulher decidida e com habilidades de liderança, Katherine não se limitou a fazer cálculos, mas pediu para participar das reuniões com os engenheiros, algo inédito para uma mulher e afro-americana, e finalmente conseguiu, __________ lhe abriu o caminho e fez com que ganhasse o respeito de seus colegas.

      Eram os anos 1950 e havia leis de segregação racial nos EUA, mas a matemática garante que “não tinha tempo para isso”, lembrando o que o pai lhe ensinou: “Você é tão boa como qualquer um nesta cidade, mas não é melhor”. Katherine também não sentiu a segregação em seu trabalho. “Lá você pesquisava. Tinha uma missão e trabalhava nela”, afirmou. No entanto, quando ela começou a trabalhar com brancos, seus colegas exigiram que ela usasse uma cafeteira diferente.

      Essa é uma das histórias do livro “Hidden Figures”, de Margot Lee Shetterly, __________ se baseou o filme “Estrelas Além do Tempo”, e que tirou Katherine e duas de suas companheiras, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, do anonimato.

                                        (Disponível em: https://www.efe.com/efe/brasil/educacao/)

De acordo com o texto, considere as seguintes afirmativas:


1. Embora não fosse astronauta, Katherine Johnson teve papel decisivo no sucesso da missão de John Gleen, que orbitou a Terra pela primeira vez.

2. Como não havia preconceito no campo da matemática e da engenharia, Katherine Johnson não sentiu a segregação em seu trabalho.

3. Katherine Johnson conquistou o respeito de seus colegas, mesmo sendo uma mulher negra nos anos 50.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Eram os anos 1950 e havia leis de segregação racial nos EUA"

     

    Katherine foi uma menina curiosa e brilhante, nascida em 26 de agosto de 1918 em White Sulphur Springs (Virgínia, EUA)

  • (V) 1. De fato, a Nasa reconhece em seu site que “não teria sido possível fazer essas coisas sem Katherine Johnson e seu amor pela matemática”.

    (F) 2. No entanto, quando ela começou a trabalhar com brancos, seus colegas exigiram que ela usasse uma cafeteira diferente.

    (V) 3. (...) algo inédito para uma mulher e afro-americana, e finalmente conseguiu, __________ lhe abriu o caminho e fez com que ganhasse o respeito de seus colegas.

    Eram os anos 1950. 

  • 1. Embora não fosse astronauta, Katherine Johnson teve papel decisivo no sucesso da missão de John Gleen, que orbitou a Terra pela primeira vez.

    CORRETO: John Gleen orbitou a Terra pela primeira vez (1962), Katherine Johnson foi consultada para verificar os cálculos da máquina.

    2. Como não havia preconceito no campo da matemática e da engenharia, Katherine Johnson não sentiu a segregação em seu trabalho.

    ERRADO. Afirmou. No entanto, quando ela começou a trabalhar com brancos, seus colegas exigiram que ela usasse uma cafeteira diferente.

    3. Katherine Johnson conquistou o respeito de seus colegas, mesmo sendo uma mulher negra nos anos 50.

    CORRETO: Katherine não se limitou a fazer cálculos, mas pediu para participar das reuniões com os engenheiros, algo inédito para uma mulher e afro-americana, e finalmente conseguiu, __________ lhe abriu o caminho e fez com que ganhasse o respeito de seus colegas.

    Ótimo filme. Tem na NETFLIX.

  • Não concordo com essa 3. Como ela conquistou o respeito dos colegas se diz que quando começou a trabalhar com brancos ela tinha que usar uma cafeteira diferente?

    Ela conquistou o respeito dos colegas afro-descendentes

    Me corrijam se eu estiver errada.

  • Wednesday,

    Do próprio texto:

    "Mulher decidida e com habilidades de liderança, Katherine não se limitou a fazer cálculos, mas pediu para participar das reuniões com os engenheiros, algo inédito para uma mulher e afro-americana, e finalmente conseguiu, __________ lhe abriu o caminho e fez com que ganhasse o respeito de seus colegas."

    Bons estudos.

  • Katherine morreu esse ano só por curiosidade mesmo

  • Ainda não consegui concordar com o gabarito, rs..

    O texto afirma: Katherine também não sentiu a segregação em seu trabalho.

  • Escola Superior de Polícia, apesar da Katherine não ter sentido a segregação em seu trabalho, isso não significa que não havia preconceito no campo da matemática e da engenharia. Tal preconceito se percebe no trecho: "algo inédito para uma mulher e afro-americana" e "seus colegas (brancos) exigiram que ela usasse uma cafeteria diferente".

  • 2. Como não havia preconceito no campo da matemática e da engenharia, Katherine Johnson não sentiu a segregação em seu trabalho.

    A meu ver, o trecho "Campo da matemática e da engenharia" é muito amplo, não seria possível afirmar isso.

  • 3. Katherine Johnson conquistou o respeito de seus colegas, mesmo sendo uma mulher negra nos anos 50.

    Ela só nao podia tomar o mesmo café que os brancos, mas isso de forma alguma é um desrespeito né... Affff

  • Deixarei meu comentário como contribuição.

    1. Embora não fosse astronauta, Katherine Johnson teve papel decisivo no sucesso da missão de John Gleen, que orbitou a Terra pela primeira vez.

    R: [...] De fato, a Nasa reconhece em seu site que “não teria sido possível fazer essas coisas sem Katherine Johnson e seu amor pela matemática”.

    2. Como não havia preconceito no campo da matemática e da engenharia, Katherine Johnson não sentiu a segregação em seu trabalho.

    R: [...] Katherine também não sentiu a segregação em seu trabalho. [...] No entanto, quando ela começou a trabalhar com brancos, seus colegas exigiram que ela usasse uma cafeteira diferente.

    Notem a conjunção usada, a qual passa uma ideia adversativa, oposta. Ou seja, havia preconceito no campo da matemática e da engenharia, mas, porém, todavia, em contradição a isso, ela não sentia o preconceito.

    3. Katherine Johnson conquistou o respeito de seus colegas, mesmo sendo uma mulher negra nos anos 50.

    R: [...] algo inédito para uma mulher e afro-americana, e finalmente conseguiu, __________ lhe abriu o caminho e fez com que ganhasse o respeito de seus colegas.

    #PERTENCEREMOS

  • No entanto, quando ela começou a trabalhar com brancos, seus colegas exigiram que ela usasse uma cafeteira diferente.

  • Como você é respeitado por algumas pessoas se elas te impedem de usar uma cafeteira apenas pela cor de sua pele? Alô UFPR, me ajuda...

  • um alivio por ter acertado pc pr o/

  • Saindo um pouquinho dos estudos, mas sem deixar de falar em superação...Esse filme é MARAVILHOSO!

  • Adams, está no final do quarto paragrafo que ele era respeitada por seus colegas. O lance da cafeteira era racismo, mas não impedia de ser respeitada pelo seu trabalho.