-
Alguém que entendeu poderia explicar por favor? Alias, o que ele quis dizer com "(...) identificados na primeira linha do texto"? Seria para a gente analisar as tais "estratégias discursivas" apenas pelo primeiro período do texto? Se sim, como que a 2ª estratégia se enquadra como certa?
"Boiei" nessa questão.
-
1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos. CORRETO. O entendimento pedido pelo examinador é o global, ou seja, é preciso que o leitor tenha entendido o texto como um todo e não se atenha somente a primeira linha. Feita esta consideração, o item 1 está certo, pois através de argumentos convincentes o escritor corrobora a afirmação: investimentos em armamentos e em pesquisas com foco na astrobiologia não é novidade
2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos. CORRETO. Basta lermos o último parágrafo e veremos que os investimentos com astrobiologia são menores se comparados com os pesados gastos com armamentos.
3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa. ERRADO. Extrapolação! O autor não diz o que "deve" ser critério, já que ele só evidencia fatos.
GAB. C!
Bons estudos.
-
ESSA BANCA É COMPLICADA EM TUDO.
1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos. CORRETO
Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado.
2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos. CORRETO
Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos.
GABARITO= C
-
Renan Lemos, quando ele diz "estratégia(s) do autor para debater com os internautas identificados na primeira linha do texto", só está se referindo com quem o autor vai debater (os internautas) e onde esses internautas foram identificados (na primeira linha do texto).
-
Realmente CESPE você é o melhor!
Você formula questão como ninguém.
-
Então,
2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos. é verdade?!
que pesquisar sobre alienígena envolve menos recurso tudo bem, está no texto; mas que atende o principio da utilidade? Conforme o texto, utilidade é "Por “úteis”, entenda a cura do câncer, a solução para a miséria na África ou algo do tipo"
A conjunção - não só ... mas também ....dá ideia de adição (utilidade e menos recurso).
A não ser que pesquisar sobre alienígena consiga solucionar a miséria na áfrica, ou achar a cura do câncer tudo bem, mas isso não está no texto!
se tiver errado me ajudem pfv. vlw
-
A questão pede primeiro linha do texto. Eu li o parágrafo inteiro e ainda assim não achei respaldo para poder afirmar que pesquisas voltada para alienígenas são mais baratas!!
-
Só queria deixar registrado aqui meu repúdio a essa banca de M***!!!!!!!!!!!!
-
GABARITO "B"
Mais fácil que fazer pipoca!
“Lembre sempre que a sua vontade de triunfar é mais importante do que qualquer outra coisa”.
RUMO #PCPR
-
Não me digam que a questão é "boa". Eu odeio todas.
-
Eu já devo ter feito esta questão umas 100x e todas elas eu erro. PQP
-
A questão é integralmente sobre compreensão textual. Vejamos:
O enunciado nos deixa a informação que quer saber quais foram as estratégias usadas para debater com o internauta que aparece na primeira linha do texto.
1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.
Correta. Vejam que por meio dos 4 primeiros períodos do 2º parágrafo é mostrado exatamente a ideia que a utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos:
Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética.
2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.
Correta. O último parágrafo inteiro nos mostra que tem utilidade e que pesquisas para estudos de alienígenas não são tão caras. Vejam:
Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?
3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.
Incorreta. Não, esse não é o objetivo e nem a intenção do texto. Isso é demonstrado nos 1º períodos do 2º parágrafo. Vejam:
Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público.
As assertivas 1 e 2 estão corretas.
GABARITO: C
-
Procurar ET envolve menos dinheiro eu entendi, mas não vi o autor debater que isso tem utilidade. Achei a II errada.
-
Olha só como a banca e fdp fala sobre a primeira linha mas no final você acaba que lendo todo o texto para entender e responder.