Antigamente, o orçamento é um mero instrumento contábil: um pedaço de papel que prevê receitas e fixa despesas. O orçamento era totalmente dissociado do planejamento. Esse era o orçamento tradicional (ou clássico).
Hoje, no orçamento moderno (que no Brasil é o orçamento -programa) existe integração entre o planejamento e o orçamento. Por isso, está correto dizer que “o planejamento instrumentaliza‐se por meio do orçamento". É tanto que Allan D. Manvel assim define orçamento: “O orçamento é um plano que expressa em termos de dinheiro, para um período de tempo definido, o programa de operações do governo e os meios de financiamento desse programa."
O orçamento -programa é um plano de trabalho que integra planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. Também é no orçamento em que são previstas as receitas e fixadas as despesas. Graças ao princípio da especificação, que determina que, no orçamento, as receitas e despesas devam ser discriminadas (detalhadas), é possível conferir exatamente de onde está vindo e para onde está indo o dinheiro público. Ou seja: é possível identificar a origem e quantificar os recursos que a Administração destina à consecução de seus objetivos, com o atingimento das metas.
Portanto, juntando os dois conceitos, a questão está realmente correta: o planejamento instrumentaliza‐se por meio do orçamento, que identifica a origem e quantifica os recursos que a Administração destina à consecução de seus objetivos, com o atingimento das metas.
Gabarito do professor: CERTO.