-
Gabarito - A.
B - Teoria Clássica da Administração
C - Teoria Geral dos Sistemas
D - As Teorias da Administração Científica, Clássica e Neoclássica possuem essa característica.
Estou aberto para discussões, complementações ou correções dos colegas.
-
Gab. A - fundamentada no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa, antes, definir em que negócio está atuando e onde pretende chegar.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Administração por Objetivos. Neste caso, marquemos a alternativa correta.
A - correta. Administração Por Objetivos: fundamentada no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa, antes, definir em que negócio está atuando e onde pretende chegar.
Eis algumas das principais características da APO, de acordo com a obra de Chiavenato (2014):
- Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior. Aqui ocorre a dimensão dos objetivos e a definição dos prazos.
- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
- Interligação entre os vários objetivos departamentais.
- Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
- Participação atuante das gerências e dos subordinados.
- Apoio intensivo do staff.
As demais alternativas remetem a outros modelos teóricos, fazendo, inclusive, uma mistura que impossibilitar afirmar com precisão a qual teoria remetem.
Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
-
"A APO (Administração por objetivos) é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a ser os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados."
Gabarito letra A
Fonte: Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2014.