SóProvas


ID
2968468
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tipo de planejamento que se caracteriza por prazo curto e se preocupa com a escassez ou os custos de matéria-prima, mão-de-obra e procedimentos internos, quantidade de produtos que será produzida, como será produzida e o tempo de produção é denominado

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a Letra D.

     

    Planejamento estratégico = longo prazo

    Planejamento tático = médio prazo

    Planejamento operacional = curto prazo

     

    O planejamento estratégico NUNCA será! JAMAIS será a curto ou a médio prazoNUNCA! De acordo com Chiavenato (1995, p. 250) o planejamento estratégico é associado com um horizonte situado de longo prazo. Se o planejamento for de médio prazo ele será tático. Se for de curto prazo será operacional. Veja:

     

    [CESPE/2018/EBSERH Q893757]

    planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]

     

    [FCC TRT 4ª Região 2015]

    planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de LONGO PRAZO, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

    c) a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no LONGO PRAZO. [CERTO]

     

     

    >>>Lembrando que o planejamento estratégico ENVOLVE TODA a organização. A FCC e a CESPE volta e meia colocam que será voltado a apenas um departamento ou setor.

     

    [CESPE/2018/EBSERH Q893757]

    planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]

     

  • Por que não pode ser o SITUACIONAL ?

  • O planejamento estratégico situacional (PES) é um plano de atividades que leva em consideração o momento atual da empresa, mas de forma a permanecer flexível para se adaptar às constantes mudanças de uma situação real organizacional. Se trata de situação, também pode ser de curto prazo.

  • Nem sabia que existia esse....

    Idealizado e desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus no início da década de 1970, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia criada, inicialmente, para lidar enfrentando os desafios da administração pública.

    Diferentemente da abordagem tradicional, a flexibilidade é a palavra-chave no planejamento situacional. Os planos de ação elaborados podem passar por adaptações e reformulações de acordo com o comportamento de diferentes variáveis situacionais.

  • GABARITO: LETRA D

    Planejamento operacional:

    O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com o que fazer e com o como fazer as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados satisfatórios. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • curto prazo= operacional

  • Tático = médio prazo

    Tático = médio prazo

    Tático = médio prazo

    Tático = médio prazo

    Tático = médio prazo

    Tático = médio prazo

    Tático = médio prazo

    Tático = médio prazo

    Tático = médio prazo

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de planejamento. No caso em tela, devemos marcar a alternativa que contempla o tipo de planejamento que se caracteriza por prazo curto e se preocupa com a escassez ou os custos de matéria-prima, mão-de-obra e procedimentos internos, quantidade de produtos que será produzida, como será produzida e o tempo de produção.

    Quanto ao planejamento, ele pode ser de três tipos:

    ESTRATÉGICO

    • É o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. As ações são criadas pensando em longo prazo

    TÁTICO

    • Tem um envolvimento a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Outra característica do planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, é de médio prazo.

    OPERACIONAL

    • O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo.

    Tendo visto as características de cada tipo de planejamento, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

  • “Tipo de planejamento que se caracteriza por prazo curto”

    O planejamento que tem orientação para o curto prazo é o planejamento operacional.

    Portanto, o gabarito da questão é a alternativa D.

  • Para Matus, o método PES (Planejamento Estratégico Situacional) busca-se contrapor ao planejamento tradicional, que ele considera tecnocrático e normativo e que seria impotente para lidar com a complexidade da realidade social.

    PES - é um planejamento continuo e tem como características ser modular, podendo ser alterado sempre que os cenários estratégicos mudem. Dessa forma, o plano estaria sempre adequado à realidade.

    Fonte: Rodrigo Renó