SóProvas


ID
2968864
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa corretamente pontuada, de acordo com a língua padrão escrita.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro – e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”.

  • Travessão: mais clareza, realça, explica, qualifica.

  • A diferença entre a A e a B, é que naquela, o autor estaria "conversando" diretamente com Cacá Diegues; enquanto naquela, o autor está falando a respeito do Cacá Diegues.

  • Cacá Guedes não é aposto?

    Não precisa fechar o travessão com outro travessão?

    Se alguém puder me tirar essas dúvidas, eu agradeço.

  • Cacá Guedes não é aposto?

    Não precisa fechar o travessão com outro travessão?

    Se alguém puder me tirar essas dúvidas, eu agradeço.

  • Só identificar que a idade dele (78 anos) Deve vir entre vírgulas e matava a questão

  • Só identificar que a idade dele (78 anos) Deve vir entre vírgulas e matava a questão

  • Concordo com Calos Eduardo! Cacá Guedes a meu ver é aposto. Aposto é uma fórmula X=Y e, portanto, PODERIA vir entre vírgulas no caso dessa frase, mas como é de fácil entendimento e curto preferiu-se a omissão. Até ai Ok!

    X: Quem é o cineastra?

    Y: Cacá Guedes!

    X: Quem é Cacá Guedes?

    Y: O Cineastra

    Mas qual é a explicação para abrir um travessão e não o fechar?

    Sei muito bem que após travessões podem vir vírgulas, agora, somente um quando não se é fim de período, nunca vi!

  • Para mim, sinceramente, a letra A e B estão corretas, mas se alguém tiver uma explicação melhor, por favor, pode enviar mensagem pra mim com o código da questão e a explicação
  • Porque a letra A esta errada?

  • peçamos comentário do professor!

  • Cacá Diegues é aposto especificativo.

    Especifica um substantivo de uso genérico. Geralmente é um nome próprio de pessoa ou lugar e não vem isolado por vírgulas. 

  • Demorei para entender mas acho que compreendi

    acredito que o -(travessão) poderia ser substituído por um ;(ponto e virgula) ou .(ponto final) por que ele finaliza uma oração e introduz outra! então ele não está isolando nada e não precisa vir em par.

    Olhem:

    O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro; e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”.

    Acho que é a unica explicação plausível!

  • Se fosse a alternativa A, Cacá seria o único cineasta que existe.

    O cineasta, Caca, entre vírgulas é explicativo, explica que o cineasta é Caca.

    por exemplo:

    Os gatos, mamíferos, são bonitos.

    (todos os gatos são mamíferos)

    Os gatos mamíferos são bonitos.

    ("Apenas os gatos que são mamíferos são bonitos)

  • A alternativa A está ERRADA, pois não pode separar sujeito do verbo.

  • Sobre o travessão- Ele não precisa ser fechado, ou seja, pode coloca-lo no início de uma frase de realce e logo depois fechá-lo com vírgula. Que estará ok.

  • mônica Cardoso Vieira Batista, o erro da letra A esta na primeira vírgula. A sua colocação no trecho trás a ideia que apenas o caca é cineasta (caracteristica única) quando na verdade deve-se empregar um aposto restritivo (sem vírgula). Pois esse deixa claro que além do Cacá existe outros cineastas.

  • GAB B:

    O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil''.

    Neste caso, o travessão está esclarecendo por que Cacá Diegues é um profundo conhecedor da alma.

    PMPR! CAVEIRA!

  • Tá mas qual o erro da A?

  • A) O cineasta, Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro, e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme: “Bye Bye Brasil”.

    está errado porque não separa sujeito por vigurla."quem é um profundo conhecedor da alma do brasileiro? R: O cineasta Cacá Diegues.

  • Há o aposto explicativo, aquele que é isolado por vírgulas, e o aposto especificativo/restritivo, que é o caso da questão.

    Fazendo uma analogia com as O.S.Adjetivas (restritivas e explicativas) fica melhor de lembrar.

  • O erro da letra A está no fato de termos um aposto especificativo, não podendo ser separado por vírgula.

    "O cineasta,(está vírgula não existe) Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro, e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme: “Bye Bye Brasil”."

  • O prof. Elias Santana do Gran cursos explica essa questão no minuto 45:10.

    https://www.youtube.com/watch?v=nP1u4BXDQ5U&t=4657s

  • GALERA, vale muito a pena ver o vídeo que o THULIO LUDOVICO indicou. Lá o prof esclarece todas as dúvidas.

  • por que a letra A esta errada?

    gostaria de uma explicação.

  • O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro  – e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”.

    Aposto especificativo. Observe que entre tantos cineastas, apenas Cacá Diegues é um profundo conhecedor da alma do brasileiro.

  • travessão filh a da pu ta

  • Vamos ser sincero Português é chatinho né?

  • PARTE I. Comentário TEC, da prof. Andrea

    "O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro – e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”.

     

    1. Na oração "O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro", quem é um profundo conhecedor da alma do brasileiro é o cineasta Cacá Diegues. A expressão "O cineasta Cacá Diegues", cujo núcleo é o substantivo "cineasta", é o sujeito da forma verbal "é".

     

    No sujeito "O cineasta Cacá Diegues", o artigo definido "O" e o substantivo "Cacá Diegues" foram empregados para especificar o substantivo "cineasta".

     

    Os termos usados para especificar substantivo classificam-se, sintaticamente, como adjuntos adnominais. Adjuntos adnominais não são separados do substantivo a que se ligam por vírgula. Logo, não há vírgula no trecho "O cineasta Cacá Diegues".

     

    2. Na oração "O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro", a expressão "78 anos" especifica a idade de "Cacá Diegues". 

     

    O termo usado para explicar, esclarecer, resumir ou identificar o nome ao qual ele se refere (substantivo, pronome ou equivalentes) classifica-se, sintaticamente, como aposto. Logo, a expressão "78 anos" exerce o papel sintático de aposto.

     

    O aposto "78 anos" está intercalado entre o sujeito "O cineasta Cacá Diegues" e o predicado "é um profundo conhecedor da alma do brasileiro". Aposto intercalado entre o sujeito e o predicado deve ser separado por vírgulas, travessões ou parênteses. Logo, a expressão "78 anos" pode ser escrita entre vírgulas, travessões ou parênteses.

     

    3. O trecho "e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”" tem caráter explicativo em relação ao trecho anterior "O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro".

    Para introduzir um trecho explicativo, tanto pode ser empregada a vírgula quanto o sinal de dois-pontos e o travessão.

    4. No trecho "e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”", a oração "e para que tal elogio fique claro" transmite ideia de finalidade para a qual "é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme "Bye Bye Brasil"".

     

    Trata-se de uma oração subordinada adverbial final anteposta à principal. Oração subordinada adverbial anteposta deve ser separada por vírgula. Portanto, deve haver vírgula depois de "claro".

    (continua no próximo comentário)

  • Parte II. Comentário TEC, da prof. Andrea

    5. Na oração "é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”", o verbo lembrar foi empregado como transitivo direto. Quem lembra lembra alguma coisa. Essa coisa é "que é dele o fenomenal filme "Bye Bye Brasil"". A oração "que é dele o fenomenal filme "Bye Bye Brasil"" funciona como objeto direto do verbo lembrar. Trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

     

    Objeto direto não pode ser separado do verbo por sinal de dois-pontos. Assim, não há vírgula depois de "que".

     

    6. Na oração "que é dele o fenomenal filme "Bye Bye Brasil"", quem é dele é "o fenomenal filme "Bye Bye Brasil". A expressão "o fenomenal filme "Bye Bye Brasil", cujo núcleo é o substantivo "filme", funciona como sujeito da forma verbal "é".

     

    No sujeito "o fenomenal filme "Bye Bye Brasil", o artigo definido "O", o adjetivo "fenomenal" e o substantivo "Bye Bye Brasil" foram empregados para especificar o substantivo "filme".

     

    Os termos usados para especificar substantivo classificam-se, sintaticamente, como adjuntos adnominais. Adjuntos adnominais não são separados do substantivo a que se ligam por vírgula. Logo, não há vírgula no trecho "o fenomenal filme "Bye Bye Brasil".

     

    7. Na oração "que é dele o fenomenal filme "Bye Bye Brasil"", o verbo ser é de ligação. Ele liga o sujeito "o fenomenal filme "Bye Bye Brasil" ao predicativo do sujeito "dele". Entre o verbo de ligação e o predicativo não se usa vírgula. Logo, não há vírgula na oração "que é dele o fenomenal filme "Bye Bye Brasil"".

  • Será que alguém consegue explicar o motivo da letra A estar errada?

  • letra A

    No excerto “O cineasta, Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro”, a vírgula que antecede a expressão “Cacá rodrigues” foi empregada de maneira incorreta, uma vez que essa expressão serve para caracterizar o substantivo “cineasta”, ou seja, tem função sintática de adjunto adnominal, portanto a vírgula é proibida gramaticalmente.

  • O cineasta, Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro, e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme: “Bye Bye Brasil”. = incorreto, pois seguido de dois pontos não há necessidade de colocar entre parenteses.

    O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro – e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”. = correto, utilizado o travessão para concluir com enfase, não foi necessário fechar com travessão pois acabou o período no ponto final.

    O cineasta Cacá Diegues 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro: e, para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme, “Bye Bye Brasil”. = incorreto, conjunção e seguida de virgula.

    O cineasta Cacá Diegues “78 anos”, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro – e, para que tal elogio fique claro é só lembrarmos que é, dele, o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”. = incorreto, misturou travessão com conjunção e virgula.

    O cineasta Cacá Diegues 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro; e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que: é dele o fenomenal filme, “Bye Bye Brasil”. = abriu travessão, mas não fechou, obrigatório no aposto explicativo intercalado fechar com o mesmo sinal, igual o entre virgulas.

    Se eu estiver errado me corrijam, por favor!

    Eu posso, nós podemos - junto somos mais fortes!

  • Em 01/10/20 às 09:29, você respondeu a opção A.

    Você errou!

    Em 04/09/20 às 11:18, você respondeu a opção B.

    Você acertou!

    Em 04/09/20 às 11:18, você respondeu a opção A.

    Você errou!

    Em 19/06/20 às 11:37, você respondeu a opção B.

    Você acertou!

    Em 19/06/20 às 11:36, você respondeu a opção A.

    Você errou!

    Em 17/06/20 às 11:43, você respondeu a opção B

    Você acertou!

  • para quem perguntou pq a letra A está errada é por causa da vírgula, estaria certa se fosse escrita assim : " Cacá ,,,,,,,, cineastra,,,,,,,, 78 anos,,,,,, aii sim estaria certa, do contrário não. quase marquei a letra A tbm, mas fui salvo pelo professor Noslen kk
  • A letra A está errada pois "Cacá Diegues" é um aposto especificativo, logo não deveria estar entre vírgulas.

    Como saber se é um aposto especificativo ou um aposto explicativo/ indicativo?

    Bem, nesse caso você deve eliminar as vírgulas e analisar se faz sentido. Por exemplo:

    O cineasta, Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro, e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme: “Bye Bye Brasil”.

    Eliminando-o

    O cineasta,78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro, e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme: “Bye Bye Brasil”.

    Percebam que a frase ficou meio solta, parece que falta algo, por esse motivo, não se trata de um aposto explicativo, de uma informação extra, mas sim de um aposto especificativo.

    Seria diferente, no entanto ,caso a oração viesse assim:

    O cineasta, Cacá Diegues, que tem 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro, e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme: “Bye Bye Brasil”.

    O cineasta, que tem 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro, e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme: “Bye Bye Brasil”.

    Nesse caso acima, a supressão do termo "Cacá Diegues" seria bem-vinda, poderíamos, nesse caso, dizer que as vírgulas estão corretas, percebe-se, então, que se trata de um aposto indicativo/informativo/explicativo, de uma informação extra, que pode ser suprimida.

    RUMO A PCPR 2021 !

  • Gabarito letra B

    Há questionamento sobre a A estar certa, porém como vemos :O cineasta, Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro... Quem é um profundo conhecedor da alma do brasileiro?? Cacá Digues, logo é sujeito e não pode ser separado por virgulas do predicado.

    Qualquer equívoco podem me mandar questionar.

  • A questão quer que indiquemos qual alternativa a pontuação foi usada corretamente. Vejamos:

    a) O cineasta, Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro, e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme: “Bye Bye Brasil”.

    Incorreta. A expressão substantiva "Cacá Diegues" é um aposto especificativo, pois especifica "o cineastra"

    b) O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro – e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”.

    Correta. As duas primeiras vírgulas estão isolando um aposto explicativo, pois "78" explica a idade do cineasta.

    O travessão está separando a oração que serve de explicação "é...brasileiro"

    A outra vírgula separa uma oração subordinada adverbial final "e para que...fique claro".

    c) O cineasta Cacá Diegues (,)78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro: e, para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme, “Bye Bye Brasil”.

    Incorreta. Faltou a vírgula antes de "78 anos", pois o aposto explicativo deve vir isolada por vírgula.

    d) O cineasta Cacá Diegues (,)“78 anos”, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro – e, para que tal elogio fique claro é só lembrarmos que é, dele, o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”.

    Incorreta. Faltou a vírgula antes de "78 anos", pois o aposto explicativo deve vir isolada por vírgula e ainda tem o erro de coloca uma vírgula após o "e" e não ter outra vírgula após o tal, desse modo, fica incorreto o isolamento da oração explicativa seguinte.

    e) O cineasta Cacá Diegues 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro; e para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que: é dele o fenomenal filme, “Bye Bye Brasil”.

    Incorreta. Ou fecha o aposto com dois travessões ou com duas vírgulas.

    GABARITO: B

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    Corrigindo-se o gabarito da banca:

    [...] e, para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que [...]

  • O cineasta Cacá Diegues, 78 anos, é um profundo conhecedor da alma do brasileiro – e, para que tal elogio fique claro, é só lembrarmos que é dele o fenomenal filme “Bye Bye Brasil”.

    Não deveria ter essa vírgula após o “e”?

  • Acertar esse tipo de questão é sinônimo de pular muito a concorrência.

  • RUMO PMPR