SóProvas


ID
2969488
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Quanto à ação cautelar fiscal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "A decretação da medida cautelar fiscal produzirá, de imediato, a indisponibilidade dos bens do requerido, até o limite da satisfação da obrigação. Na hipótese de pessoa jurídica, a indisponibilidade recairá somente sobre os bens do ativo permanente, podendo, ainda, ser estendida aos bens do acionista controlador e aos dos que em razão do contrato social ou estatuto tenham poderes para fazer a empresa cumprir suas obrigações fiscais."

    Fonte:http://www.portaltributario.com.br/guia/medidacautelarfiscal.html

  • COM BASE NA LEI 8397/92

    A - Incorreta - Art. 13. Cessa a eficácia da medida cautelar fiscal:  IV - se o requerido promover a quitação do débito que está sendo executado.

    B - Incorreta - Art. 4° A decretação da medida cautelar fiscal produzirá, de imediato, a indisponibilidade dos bens do requerido, até o limite da satisfação da obrigação.

    C - Incorreta - Art. 2º A medida cautelar fiscal poderá ser requerida contra o sujeito passivo de crédito tributário ou não tributário, quando o devedor: V - notificado pela Fazenda Pública para que proceda ao recolhimento do crédito fiscal: b) põe ou tenta por seus bens em nome de terceiros;

    D - Incorreta - Art. 7° O Juiz concederá liminarmente a medida cautelar fiscal, dispensada a Fazenda Pública de justificação prévia e de prestação de caução.

    E - Correta - Art. 4° A decretação da medida cautelar fiscal produzirá, de imediato, a indisponibilidade dos bens do requerido, até o limite da satisfação da obrigação.

  • Para responder essa questão o candidato precisa conhecer os dispositivos da Lei 8397/92, que institui a medida cautelar fiscal. Feitas essas considerações, vamos à análise das alternativas.

    a) Nos termos do art. 13, IV, da Lei 8397/92, a eficácia da medida cautelar fiscal cessa que houve a quitação do débito. Errado.

    b) Nos termos do art. 4º da Lei 8397/92, a indisponibilidade ocorre até o limite da satisfação da obrigação, e não da totalidade do patrimônio. Errado.

    c) Essa é uma das hipóteses de cabimento da medida cautelar fiscal, prevista no art. 2º, V, b, da Lei 8397/92. Errado.

    d) Nos termos do art. 7º, da Lei 8397/92, a Fazenda Pública é dispensada de prestação de caução. Errado.

    e) Trata-se de transcrição do art. 4º, da Lei 8397/92. Correto.

    Resposta do professor = E

  • GAB.: E

    Art. 13, lei 8397/92. Cessa a eficácia da medida cautelar fiscal:

            I - se a Fazenda Pública não propuser a execução judicial da Dívida Ativa no prazo fixado no art. 11 desta lei [60 dias da decisão administrativa irrecorrível];

            II - se não for executada dentro de trinta dias;

            III - se for julgada extinta a execução judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública;

            IV - se o requerido promover a quitação do débito que está sendo executado.

            Parágrafo único. Se, por qualquer motivo, cessar a eficácia da medida, é defeso à Fazenda Pública repetir o pedido pelo mesmo fundamento.

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: Art. 13. Cessa a eficácia da medida cautelar fiscal: IV - se o requerido promover a quitação do débito que está sendo executado.

    b) ERRADO: Art. 4° A decretação da medida cautelar fiscal produzirá, de imediato, a indisponibilidade dos bens do requerido, até o limite da satisfação da obrigação.

    c) ERRADO: Art. 2º A medida cautelar fiscal poderá ser requerida contra o sujeito passivo de crédito tributário ou não tributário, quando o devedor: V - notificado pela Fazenda Pública para que proceda ao recolhimento do crédito fiscal: b) põe ou tenta por seus bens em nome de terceiros;

    d) ERRADO: Art. 7° O Juiz concederá liminarmente a medida cautelar fiscal, dispensada a Fazenda Pública de justificação prévia e de prestação de caução.

    e) CERTO: Art. 4° A decretação da medida cautelar fiscal produzirá, de imediato, a indisponibilidade dos bens do requerido, até o limite da satisfação da obrigação.