SóProvas


ID
2969497
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A denúncia espontânea está prevista no Código Tributário Nacional; por meio dela, o devedor, antes que o Fisco instaure contra ele qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, confessa que praticou uma infração tributária e paga voluntariamente os tributos em atraso. Diante desse pagamento antecipado, mesmo que o devedor pague antes da instauração de procedimento administrativo ou medida de fiscalização, ele deverá

Alternativas
Comentários
  • CORRIGINDO,

    CORRETA LETRA A, pois o devedor deve pagar o VALOR PRINCIPAL DEVIDO + JUROS DE MORA, assim ele fica livre da multa!

    CTN Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.

  • CTN Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.

    Complementando o comentário da colega, realmente a resposta correta é a letra "A", pois na questão diz:

    "... mesmo que o devedor pague antes da instauração de procedimento administrativo ou medida de fiscalização, ele deverá." ...TAMBEM PAGAR (subtendido) "APENAS PELOS JUROS MORATÓRIOS" (LETRA A).

    Acho q dá pra confundir na hora msm, mas faz parte.

    boa sorte.

  • O principal ele enfia no toba né?!

  • Para responder essa questão o candidato precisa conhecer o instituto da denúncia espontânea, prevista no CTN. Feitas essas considerações, vamos à análise das alternativas.

    a) Nos termos do art. 138, CTN, a denúncia espontânea deve estar acompanhada do pagamento do tributo e dos juros de mora. Correto.

    b) A denúncia espontânea afasta o pagamento da multa. Errado.

    c) Nos termos do art. 138, CTN, a denúncia espontânea deve estar acompanhada do pagamento dos juros de mora. Errado.

    d) O pagamento do principal e dos juros de mora devem acompanhar a denúncia espontânea. Errado.

    e) A denúncia espontânea afasta o pagamento da multa. Errado.

    Resposta do professor = A

  • Vivian Azeredo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • O valor principal está afirmado no enunciado que já foi pago. A questão quer saber o que tem que pagar além do principal.

  • GABA a)

    Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.

    O enunciado disse:

    ... confessa que praticou uma infração tributária e paga voluntariamente os tributos em atraso (PRINCIPAL)

  • O enunciado da questão não fala em pagamento do valor principal.

  • juros de mora é diferente de multa de mora. são duas modalidades distintas.

    Os  de mora aparecem exatamente quando existe atraso no pagamento de alguma conta. 

    Eles são cobrados sobre o valor em aberto e aumentam conforme o atraso no pagamento – em outras palavras, quanto mais tempo uma conta ficar em aberto depois de seu vencimento, mais a pessoa pagará de juros. Afinal, eles correm por dias em atraso. 

    Além dos juros de mora, existe também a multa de mora, também no caso de atraso no pagamento.

    Ela é diferente dos tais juros e independe do tempo que a pessoa demora para fazer o pagamento depois do vencimento – ou seja: se o atraso foi de 1 ou 30 dias, ela será cobrada e seu valor não mudará. 

  • quem riu do comentário da vivian em 2020, dá um like

  • A denúncia espontânea exclui as multas punitivas e moratórias, incidindo apenas os juros moratórios sobre o valor do tributo, por inteligência do artigo 138 do CTN

  • A denúncia espontânea só libera da MULTA.