SóProvas


ID
2970013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um título público de longo prazo que renderá juros nos termos do contrato foi adquirido por uma companhia que tem liquidez e cotação no mercado.


Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 48 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, assinale a opção correta, a respeito do título mencionado na situação hipotética.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado coloca o seguinte tema para discussão: "Como deverá ser classificado e mensurado um investimento com juros pré-fixados (já conhecidos)".

    O título possui juros contratuais fixos, logo, é um título pré-fixado. Dessa forma, os juros contratuais são garantidos independentemente de variações de mercado (para maior ou menor).

    Exemplo: Se um contrato garante 100 de juros mensais, podemos ter as seguintes situações:

    1) Os juros (reais) foram de 80 - não importa, o adquirente do título de longo prazo continuará recebendo 100

    2) Os juros (reais) foram de 300 - não importa, o adquirente do título continuará recebendo apenas os 100

    3) Os juros (reais) foram de 100 - o adquirente do titulo continua recebendo os 100 contratuais

    DERIVATIVOS

    Esse tipo de contrato é muito comum nas negociações do setor agro. Imagine um produtor de milho que possui a expectativa de produzir X sacas. Para segurança do seu negócio, ele resolve fechar um contrato com um comprador por um valor fixo de R$ 100,00 a saca. Assim, independentemente das variações de mercado (safra ruim ou supersafra) ele terá garantido o preço daquele produto contratualmente.

    ---> Se houver uma supersafra, a tendência do preço é reduzir - contudo, ele estará coberto pelo contrato

    ---> Se houver uma seca e a produção for péssima, a tendência dos preços é subir - contudo, ele garantirá apenas o valor acordado.

    DICA: procurem no wiki por derivativos, lá possui uma explicação entendível. E claro, CPC 38

  • CPC 48 

    4.1.1 [...] a entidade deve classificar ativos financeiros como subsequentemente mensurados ao custo amortizado, ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes ou ao valor justo por meio do resultado com base tanto:

    (a) no modelo de negócios da entidade para a gestão dos ativos financeiros; quanto

    (b) nas características de fluxo de caixa contratual do ativo financeiro.

    Custo amortizado: Receita c/ juro vai p/ DRE! Em regra, não considera outra variação!

    Valor justo por meio de outros resultados abrangentes: Receita c/ juro vai p/ DRE e a diferença superior devido ao VJ vai para o PL!

    Valor justo por meio do resultado: Receita c/ juro vai p/ DRE e a diferença superior devido ao VJ vai para o DRE!

    GAB. D

  • Meu caro Alan Brito, poderia por gentileza fornecer a fonte dessas informações? Não achei no CPC 48

  • Paulo Italo, página 12 do CPC 48 se você tiver baixado no www.cpc.org.br

  • Dica: nos títulos financeiros pré-fixados, os juros contratuais são sempre reconhecidos no resultado, não importa o método de mensuração do título.

    Sabendo disso, já eliminaria as alternativas b) e e).

  • Explicação, por exemplos semelhantes, para entender a diferença dos títulos:

    Custo amortizado:

    Ex: você tem um título de 10.000,00 que lhe rende juros de 500,00 durante determinado período. Na data da mensuração, o valor justo deles é 12.000. Qual valor uso para mensurar, o justo ou custo + juros? Resposta: O custo + juros. Como ele valia 10.000, e agora vale 10.500, faz o reconhecimento da receita

    D Título (aumenta o valor do título) 500

    C Receita Fin 500

    Mensurado ao valor justo por meio do resultado:

    Ex: você tem um título de 10.000,00 que lhe rende juros de 500,00 durante determinado período. Na data da mensuração, o valor justo deles é 12.000. Qual valor uso para mensurar, o justo ou custo + juros? Resposta: O justo. Logo, há duas coisas a se fazer: primeiro reconhecer a receita de 500. Depois, reconhecer um ajuste ao valor justo. Esse ajuste vai para a DRE (sendo receita, nesse caso).

    Pela receita

    D Título (aumenta o valor do título) 500

    C Receita Fin 500

    Pelo Ajuste a Valor Justo

    D Título (aumenta o valor do título) 1500

    C Receita Fin 1500

    Mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes:

    Ex: você tem um título de 10.000,00 que lhe rende juros de 500,00 durante determinado período. Na data da mensuração, o valor justo deles é 12.000. Qual valor uso para mensurar, o justo ou custo + juros? Resposta: O justo. Novamente, há duas coisas a se fazer: primeiro reconhecer a receita de 500. Depois, reconhecer um ajuste ao valor justo. A diferença do caso anterior é que esse ajuste vai direto para o PL, usando-se Ajuste de Avaliação Patrimonial - AAP,

    Pela receita

    D Título (aumenta o valor do título) 500

    C Receita Fin 500

    Pelo Ajuste a Valor Justo

    D Título (aumenta o valor do título) 1500

    C Ajuste de Avaliação Patrimonial (aumenta o PL) 1500

    Justificativas:

    a) Errado - Realmente, os juros contratuais vão para o resultado (primeiro exemplo, é a receita fin). Mas não existem variações decorrentes da marcação a mercado (isso é o valor justo), nesse caso, pois ele é mensurado pelo custo e não ao valor justo. Essa alternativa trata do título mensurado ao valor justo por meio do resultado.

    b) Errado - Os juros contratuais devem ser reconhecidos em qualquer caso, conforme exemplos.

    c) Errado - Tanto os juros quanto a diferença entre eles e o valor justo (marcação a mercado) devem ser reconhecidos, conforme segundo exemplo.

    d) Certo. É isso aí mesmo. É o primeiro exemplo, no qual só se reconhecem os juros. O título é avaliado pelo custo e não pelo valor justo. Logo, não há que se fazer ajuste nenhum em seu valor.

    e) Errado - Por dois motivos: primeiro, você reconhece tanto os juros como as variações, conforme terceiro exemplo. E segundo, o reconhecimento é no PL e não no resultado como afirma a alternativa.

    Bons estudos.

  • Excelente Bruno José! Obrigada!

  • Se esse título for mensurado pelo método do custo amortizado, deverão ser reconhecidos no resultado os juros contratuais. Como tal classificação não leva em consideração o valor justo, a diferença entre os juros contratuais e as variações decorrentes da marcação a mercado do título não tem nenhum impacto no patrimônio da entidade.

    Se esse título for mensurado pelo método do valor justo por meio do resultado, os juros contratuais deverão ser reconhecidos no resultado, assim como a diferença entre os juros contratuais e as variações decorrentes da marcação a mercado do título.

    Se esse título for mensurado pelo método do valor justo por meio de outros resultados abrangentes, os juros contratuais deverão ser reconhecidos no resultado, e a diferença entre os juros contratuais e as variações decorrentes da marcação a mercado do título são reconhecidas no Patrimônio Líquido (conta Ajuste de Avaliação Patrimonial).

    Assim:

    Com isso, correta a alternativa D.

  • __________juros______valor justo

    amortizado_dre_________x

    abrangente_-dre________pl

    resultado____dre________dre

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • #Respondi errado!!!