SóProvas


ID
2970016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao valor justo, assinale a opção correta, conforme o Pronunciamento Técnico CPC 46 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Essa forma de calcular o valor justo utiliza preços que foram observados, juntamente à outras informações relevantes ao produto, em transações no mercado envolvendo ativos ou passivos que podem ser considerados comparáveis.

    Exemplo: cotações e precificações.

  • Leitura completa dos itens 37 e 38 para compreensão!!!

    CPC 46

    Passivos e instrumentos patrimoniais mantidos por outras partes como ativos

    Item 37 - Quando um preço cotado para a transferência de um passivo ou instrumento patrimonial próprio da entidade idêntico ou similar não está disponível, e o item idêntico é mantido por outra parte como um ativo, a entidade deve mensurar o valor justo do passivo ou instrumento patrimonial do ponto de vista de um participante de mercado que detenha o item idêntico como ativo na data de mensuração.

    Item 38 - Nesses casos, a entidade deve mensurar o valor justo do passivo ou instrumento patrimonial da seguinte forma:

    a) utilizando o preço cotado em mercado ativo para o item idêntico mantido por outra parte como um ativo, se esse preço estiver disponível;

    b) se esse preço não estiver disponível, utilizando outros dados observáveis, tais como o preço cotado em mercado que não seja ativo para o item idêntico mantido por outra parte como um ativo.

    c) Se os preços observáveis de (a) e (b) não estiverem disponíveis, utilizando outra técnica de avaliação, como, por exemplo:

    (i) abordagem de receita (por exemplo, técnica de valor presente que leve em conta o fluxo de caixa futuro que um participante de mercado esperaria receber por deter o passivo ou o instrumento patrimonial como ativo);

    (ii) abordagem de mercado (por exemplo, utilizando preços cotados para passivos ou instrumentos patrimoniais similares mantidos por outras partes como ativos)

    Complemento nos itens B5 a B11 do referido CPC

    Abordagem de mercado

    B5 - A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar).

  • GAB C

  • http://crc-es.org.br/wp-content/uploads/2013/11/Palestra-Fabio-Moraes-NBC-TG-46-Mensura%C3%A7%C3%A3o-a-valor-justo.pdf

    CPC 46

    Técnicas de avaliação:

    1. Abordagem de mercado: Utilização de preços observáveis e de outras informações relevantes geradas por transações no mercado envolvendo ativos idênticos ou comparáveis (ou passivos).

    Exemplos: cotações, precificação por matriz.

    2. Abordagem de receita: Técnica que converte montantes futuros (caixa ou lucros) em um único valor presente (descontado).

    Exemplos: técnica de valor presente, modelos de precificação de opções, método dos ganhos excedentes em múltiplos períodos.

    3. Abordagem de custo: Valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço do ativo (custo de substituição ou de reposição)

     Ajuste por obsolescência;

    “O custo de reposição é geralmente utilizado para ativos tangíveis”.

    GAB. C

  • Gabarito letra C.

    Fonte: CPC 46

    A) Item B 8. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual).  

    B e C) Item 5. A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar)

    Letras D e E) Item B10. A abordagem de receita converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros. 

  • Para se chegar ao valor justo três técnicas de avaliação amplamente utilizadas são (i) abordagem de mercado, (ii) abordagem de custo e (iii) abordagem de receita.

    Abordagem de Mercado é uma técnica de avaliação que utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos idênticos ou comparáveis (ou seja, similares), como, por exemplo, um negócio.

    Abordagem de Custo é uma técnica de avaliação que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição).

    Abordagem de Receita é uma técnica de avaliação que converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). A mensuração do valor justo é determinada com base no valor indicado pelas expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.

    Com isso, correta a alternativa A.

  • Letra (c)

    CPC 46

    Técnicas de avaliação

    61.A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis.

    62.O objetivo de utilizar uma técnica de avaliação é estimar o preço pelo qual uma transação não força da para a venda do ativo ou para a transferência do passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração nas condições atuais de mercado.

    Três técnicas de avaliação amplamente utilizadas são:

    (i) abordagem de mercado,

    (ii) abordagem de custo e

    (iii) abordagem de receita.

    Abordagem de Mercado - Técnica de avaliação que utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos idênticos ou comparáveis (ou seja, similares), como, por exemplo, um negócio.

    Abordagem de Custo - Técnica de avaliação que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição).

    Abordagem de Receita - Técnicas de avaliação que convertem valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). A mensuração do valor justo é determinada com base no valor indicado pelas expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.

  • A) A utilização de custos de reposição correntes para mensuração do valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de receita.

    Errado - Técnica de abordagem de Custo

    B) A utilização de preços de cotação para ativos idênticos ou similares ao ativo objeto de mensuração a valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de resultado.

    Errado - Técnica de abordagem de Mercado.

    C) A utilização de preços de cotação para ativos idênticos ou similares ao ativo objeto de mensuração a valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de mercado.

    Correta - Técnica de abordagem de Mercado.

    D) A utilização de conversão de fluxos de caixa futuros a valor presente, por meio de taxas de desconto, é compatível com a técnica de avaliação abordagem de mercado.

    Errado - Técnica de abordagem de Receita.

    E) A utilização de conversão de fluxos de caixa futuros a valor presente, por meio de taxas de desconto, é compatível com a técnica de avaliação abordagem de custo.

    Errado - Técnica de abordagem de Receita.

  • Avaliação do Valor Justo (CPC 46)

    Abordagem de Custo: custo de reposição / corrente/ substituição

    Abordagem de Mercadopreço cotado de itens idênticos ou similares

    Abordagem de Receita: valor presente

    Gabarito:  C

  • Corroborando os excelentes comentários, deixarei minha contribuição, porém em outras palavras, breves e curtas:

    Tecnica de avaliação do valor justo:

    ->Abordagem de mercado- quanto o mercado pagaria

    ->Aborgadem de receita- quanto eu espero conseguir com isso

    ->Abordagem de custo- quanto eu preciso para adquirir outro igual

  • Gabarito: C

    DADOS EXTRAÍDOS DE OUTRAS QUESTÕES DO CESPE...

    ABORDAGEM DE MERCADO = técnica de avaliação que utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativospassivos ou grupo de ativos e passivos idênticos ou comparáveis (ou seja, similares), como, por exemplo, um negócio. A utilização de preços de cotação para ativos idênticos ou similares ao ativo objeto de mensuração a valor justo . Pela abordagem de mercado o preço de cotação de um ativo é o seu valor justo.

     Abordagem de Custo é uma técnica de avaliação que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição). A utilização da abordagem de custo como técnica de avaliação do valor justo requer que o valor atribuído a um ativo corresponda ao valor necessário para substituir a capacidade de serviço do referido ativo na data da avaliação. Segundo a abordagem de custo, o valor justo de um item patrimonial é o seu custo de reposição corrente.

    Abordagem de Receita é uma técnica de avaliação que converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). A mensuração do valor justo é determinada com base no valor indicado pelas expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros. A abordagem de receita é uma técnica de mensuração do valor justo que reflete as expectativas de mercado atuais, em relação a valores que serão gerados no futuro pelos itens que estão sendo avaliados.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Questão sobre as técnicas de avaliação do valor justo, conforme CPC 46.

    Primeiramente, é importante lembrar que o CPC 46, em seu Apêndice A, define valor justo como sendo o “preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração".

    Nesse contexto, as técnicas de avaliação são “meios" para obtenção do valor justo. Portanto, o objetivo de se utilizar uma técnica de avaliação é obter esse preço definido como valor justo no CPC46. Conforme o manual da FIPECAFI¹, a técnica de avaliação é um método e não um fim em si mesmo. O valor justo estimado será resultado das premissas utilizadas nas técnicas de avaliação.

    As técnicas de avaliação podem ser classificadas quanto à abordagem:

    (1) Abordagem de Mercado.
    (2) Abordagem de Custo.
    (3) Abordagem de Receita.

    Atenção! Em todos os casos a entidade deve maximizar o uso de dados observáveis relevantes e deve minimizar o uso de dados não observáveis para atingir o objetivo da mensuração do valor justo

    Dica! O CPC detalha cada uma dessas técnicas e traz alguns exemplos. Vou trazer um resumo matador com palavras-chave e exemplos para vocês:

    (1) Abordagem de Mercado: preços cotados em transações de mercado.

    Exemplos: Múltiplos de mercado e precificação por matriz.

    (2) Abordagem de Custo: custo de substituição ou reposição.

    Exemplo: Custo de adquirir um ativo comparável, ajustado para refletir a obsolescência.

    (3) Abordagem de Receita: valores futuros, valor atual (descontado) e fluxo de caixa.

    Exemplos: técnicas de valor presente e modelos de precificação de opções (Black-Scholes-Merton).

    Feita toda a revisão, agora podemos analisar cada afirmação:

    A) Errada, a utilização de custos de reposição correntes para mensuração do valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de custos.

    B) Errada, a utilização de preços de cotação para ativos idênticos ou similares ao ativo objeto de mensuração a valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de mercado.

    C) Certa, conforme CPC 46:

    "B5. A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar)."

    D) Errada, a utilização de conversão de fluxos de caixa futuros a valor presente, por meio de taxas de desconto, é compatível com a técnica de avaliação abordagem de receita.

    E) Errada, a utilização de conversão de fluxos de caixa futuros a valor presente, por meio de taxas de desconto, é compatível com a técnica de avaliação abordagem de receita.  


    Fonte:

    ¹ GELBCKE, Ernesto Nunes. Manual de contabilidade societária : aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC [et al.]. – 3ª ed. – São Paulo: Atlas, 2018.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Avaliação do Valor Justo (CPC 46)

    Abordagem de Custo: custo de reposição / corrente/ substituição

    Abordagem de Mercadopreço cotado de itens idênticos ou similares

    Abordagem de Receita: valor presente

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C