-
Gab: C
NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria
Definições
Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário).
-
SÓ COMPLEMENTANDO
AMOSTRA EM AUDITORIA
Seleção Aleatória: Aplicada por meio de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios.
Seleção Sistemática: A quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem.
Seleção ao Acaso: O auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada.
Seleção com base em valor (amostragem de unidade monetária): É um tipo de seleção com base em valores, na qual o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em valores monetários.
Seleção de Bloco: Envolve a seleção de um ou mais blocos de itens contíguos da população.
O tamanho da amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relação direta com o valor da distorção esperada nas transações realizadas pela entidade. Assim, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra. A fundamentação para resolução está expressa no Apêndice 3 da NBC TA 530. Esse apêndice elenca exemplos de fatores que influenciam no tamanho da amostra, demonstrando a relação existente entre eles, se inversa ou direta, tanto para os Testes de Controles quanto para os Testes de Detalhes
-
Letra (c)
Acresce:
11.11.2.6.1. O risco de amostragem surge da possibilidade de que a conclusão do auditor, com base em uma amostra, possa ser diferente da conclusão que seria alcançada se toda a população estivesse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.
11.11.2.6.4. O tamanho da amostra é afetado pelo nível do risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar dos resultados da amostra. Quanto mais baixo o risco que o auditor estiver disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
-
Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário).
-
Segundo a NBC TA 530, a Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes.
Gabarito: alternativa A.
-
RESPOSTA C
>> A estratificação da amostra pode ser útil quando A) houver uma grande amplitude nos valores dos itens a serem selecionados.
>> Cada item que compõe a POPULAÇÃO é conhecido como unidade de amostragem
#questãorespondendoquestões #sefaz-al
-
Conforme a NBC TA 530:
A) população: é o conjunto completo de dados sobre o qual a amostra é selecionada e sobre o qual o auditor deseja concluir.
B) anomalia: é a distorção ou o desvio que é comprovadamente não representativo de distorção ou desvio em uma população.
C) estratificação: é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário).
D) unidade de amostragem: é cada um dos itens individuais que constituem uma população.
E) distorção tolerável: é um valor monetário definido pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor monetário não seja excedido pela distorção real na população.
Gabarito: C
-
Estratificação: É o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário)