-
Indicador sintético = Indicador social.
"Premidos, por um lado, pela necessidade de atender às demandas de informação para formulação de políticas e tomada de decisões nas esferas públicas, e inspirados, por outro, pelo sucesso “mercadológico” do IDH e IDH-M, diversas instituições de pesquisa e grupo de pesquisadores empreenderam esforços para desenvolvimento de medidas-resumo da situação social – os Indicadores Sintéticos ou Índices sociais."
fonte: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/136
-
Questão interessante: parindo-se da teoria tem-se que indicador sintético é aquele que resume vários outros indicadores; com isso, a questão vem com “Indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), (bla bla bla), são considerados indicadores:” e veja que ela explica que esse indicador utiliza outros indicadores como parâmetro. Portanto, a resposta não poderia ser diferente.
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre indicadores.
Bom, temos várias classificações de indicadores. Acerca da complexidade dos indicadores, a divisão ocorre em indicadores sintéticos e analíticos.
Os indicadores analíticos são aqueles que retratam dimensões sociais específicas, geralmente abordando apenas uma situação. Pode-se citar como exemplos a taxa de evasão escolar e a taxa de desemprego.
Já os indicadores sintéticos (também chamados de índices) sintetizam diferentes conceitos da realidade empírica. Geralmente, eles combinam diversas situações medidas por outros indicadores. Indicadores sintéticos tendem a retratar o comportamento médio das dimensões consideradas, sendo os principais exemplos o PIB, IDEB, IPC e o IDH.
Assim, enquanto os indicadores analíticos representam uma dimensão específica, os indicadores sintéticos sintetizam diversas dimensões.
Quanto ao IDH, foco da questão, ele é um exemplo de indicador sintético.
Gabarito do Professor: Letra A.