SóProvas



Questões de Índice de Desenvolvimento Humano


ID
47830
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os indicadores sociais fornecem informações que dizem respeito diretamente à qualidade de vida da população de um país. Com relação a esses indicadores, não se pode dizer que:

Alternativas
Comentários
  • (D) Justamento o contrário: 0 corresponde à completa igualdade de renda e 1 corresponde à completa desigualdade (quanto mais próximo de 1, mais concentrada a renda do país).
  • Olá, pessoal!

    A banca manteve a resposta como "D", mesmo após a divulgação do edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.

    Bons estudos!

  • A partir de 2010, o cálculo do IDH passou a ser a média geométrica dos 3 indicadores: expectativa de vida ao nascer, educação e PIB per capita.
  • O ìndice de Desenvolvimento Humano é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu de desevolvimento humano e para separar os países em: desenvolvidos (IDH muito alto), em desenvolvimento: (IDH alto e médio) e subdesenvolvidos (IDH baixo). A estatística é composta de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB per capita (como um indicador de padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Esse índice varia de 0 a 1.
  • Essa qquestão está desatualizada pessoal, cuidado.

    c) o IDH é um índice resultante da média aritmética de três indicadores: um indicador de renda, um indicador de saúde e um indicador de educação. (Errado)

    O IDH é a média geométrica entres seus 3 índices: Renda "per capta", Educação e Saúde. (Desde 2010)

    Ou seja questão possui duas alternativas incorretas letra c e d. 


ID
84502
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para efeito de análise comparada, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estabeleceu três principais categorias de medidas, uma para o nível "Baixo Desenvolvimento Humano", outra para o nível "Médio Desenvolvimento Humano" e uma terceira medida para "Alto Desenvolvimento Humano". Pergunta-se: Qual foi o intervalo considerado pelo PNUD para classificar a região no nível médio de desenvolvimento humano?

Alternativas
Comentários
  • Essa resposta é controvérsia...O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total. Um índice até 0,499 significa um baixo desenvolvimento humano. De 0,5 a 0,799 representa um desenvolvimento médio e, quando ultrapassa 0,8, o desenvolvimento é considerado alto.
  • Como os valores calculados para o IDH variam entre 0 e 1, os países podem ser classificados como segue:
    IDH ≤ 0,499: desenvolvimento humano baixo
    0,5 ≤ IDH ≤ 0,799: desenvolvimento humano médio
    IDH ≥ 0,8: desenvolvimento humano alto

    Em 2006:

    Os 5 países mais desenvolvidos do mundo são: Enquanto os países mais pobres são:
    1º) Noruega – 0,965 1º) Níger – 0,311
    2º) Islândia – 0,960 2º) Serra Leoa – 0,335
    3º) Austrália – 0,957 3º) Mali – 0,338
    4º) Irlanda – 0,956 4º) Burquina Faso – 0,342
    5º) Suécia – 0,951 5º) Guiné-Bissau – 0,349

    Em 2011:
    O IDH brasileiro encontra-se em 0,718.
    Para ver os outros paises, consulte: http://redeacqua.com.br/2011/11/brasil-ocupa-84%C2%AA-posicao-entre-187-paises-no-idh-2011/

ID
188608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os indicadores sociais e de renda fornecem informações que dizem respeito diretamente à qualidade de vida da população brasileira e de outros países. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não seria Índice de Desenvolvimento Humano?!
  • IDH é  índice de desenvolvimento humano e não  índice de desenvolvimento urbano, a questão seria facilmente anulada ou então foi copiada errada. Mas a alternativa correta seria a letra C se a resposta for em relação ao IDH.
  • Discordo dessa questão, o IDH pondera 3 fatores: o PIB per capita, a expectativa de vida ao nascer e um indice de educação. Essa expectativa de vida é fortemente correlacionada com a saúde, porém não é um indicador de saúde como a questão afirma. Num país com guerra civil, por exemplo, a expectativa pode ser baixa, independente das condições de saúde.

ID
206053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O sucesso da utilização do índice de desenvolvimento humano (IDH) como indicador de desenvolvimento está no fato de ele não considerar variáveis de renda em seu cálculo mas somente indicadores sociais.

Alternativas
Comentários

ID
206074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.

O IDH é composto por três aspectos principais: a renda, calculada a partir do PIB corrigido pela paridade do poder de compra per capita; a longevidade, calculada pela expectativa de vida ao nascer; e a educação, calculada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÃO: Mudança da metodologia de cálculo do IDH a partir de 2010.

    "Dos três subíndices que compõem o IDH, apenas o de longevidade não passou por alterações: continua sendo medido pela expectativa de vida ao nascer. No subíndice de renda, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que contabiliza a renda conquistada pelos residentes de um país, incluindo fluxos internacionais, como remessas vindas do exterior e ajuda internacional, e excluindo a renda gerada no país, mas repatriada ao exterior. Ou seja, a RNB traz um retrato mais preciso do bem-estar econômico das pessoas de um país. No subíndice de educação, houve mudanças nos dois indicadores. Sai a taxa de analfabetismo, entra a média de anos de estudo da população adulta; para averiguar as condições da população em idade escolar, em vez da taxa bruta de matrícula passa a ser usado o número esperado de anos de estudos."


    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-brasil-no-novo-idh

ID
310987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para avaliar o nível de bem-estar de determinada população, cientistas sociais costumam utilizar uma série de indicadores econômicos e sociais. Com relação a esses indicadores, julgue o próximo item.

O índice de desenvolvimento humano ( IDH) é uma medida de bem-estar mais ampla que a renda per capita. O IDH não possui informações sobre a renda por indivíduo, mas considera outras variáveis, tais como distribuição da renda, escolaridade e mortalidade infantil.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O IDH considera:

    o   Renda, por meio do PIB PPC (Paridade do Poder de Compra) per capita;

    o   Educação, por meio de índice de anos médios de estudo dos adultos e índice de anos esperados de escolaridade para uma criança na idade em que ela entra na escola.

    o   Saúde, por meio da expectativa de vida ao nascer.


ID
551428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de
fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores
sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

O IDH surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para classificar os países pelo grau de desenvolvimento humano. O IDH, atualmente, contempla três dimensões: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    O que é o IDH?

    O IDH é uma medida resumida para avaliar o progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e um padrão decente de vida.

    O IDH tem sido publicado anualmente desde o primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano, em 1990, como uma medida alternativa de desenvolvimento nacional, desafiando as avaliações puramente econômicas do progresso, como o Produto Interno Bruto. Os rankings do IDH são recalculados anualmente, utilizando os mais recentes dados internacionalmente comparáveis para saúde, educação e renda.
    http://www.pnudbrasil.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3880&lay=pde
     


ID
772648
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O crescimento econômico pode afetar a distribuição de renda, aumentando ou diminuindo a sua concentração. Em dois países, X e Y, essa distribuição é muito desigual. Nos últimos cinco anos, a taxa média de crescimento do PIB per capita foi praticamente a mesma nos dois países. Entretanto, o coeficiente de Gini diminuiu substancialmente em X e manteve-se estável em Y.

Diante do comportamento do coeficiente de Gini nos dois países, conclui-se que, nesses cinco anos, X teve

Alternativas
Comentários
  • Como no país X o Coeficiente de Gini diminuiu, isso demonstra que a concentração da renda se reduziu também. Logo, um crescimento com melhor distribuição de renda caracteriza um melhor desenvolvimento.

     

    Gabarito: D

     

    Profa. Luiza Sampaio

  • Desenvolvimento econômico diz respeito a qualidade de vida da população, considerando-se, para esse fim, diversos fatores.

    IDH e GINI são ferramentas de sua análise


ID
850363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país é obtido através da média aritmética de três índices, cada um deles permitindo classificar o país em uma escala de 0 a 1.


Os três índices classificam o país em termos do(a)

Alternativas
Comentários
  • Por interpretação do próprio enunciado e exclusão: se o IDH é a média aritmética de 3 índices, e quanto mais alto melhor, os 3 índices devem mostrar aspectos positivos da população, assim, mortalidade ou número de óbitos não deverá nunca entrar, e % da população urbana também não tem nada a ver

    sobrou a letra E)

  • O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Compreende 3 indicadores:

    - Indicador de Renda ($ per capita)

    - Indicador de Saúde (expectativa de vida ao nascer)

    - Indicador de Educação (taxa de alfabetização e matrícula)

     

    O IDH é uma média desses 3 fatores, que possuem o mesmo peso; o resultado varia entre 0 e 1, e quanto mais alto, melhor.

     

    IDH baixo: abaixo de 0,5

    IDH médio: entre 0,5 e 0,799

    IDH alto: entre 0,800 e 0,899

    IDH muito alto: acima de 0,900


ID
852802
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O índice de desenvolvimento humano vem sendo utilizado crescentemente, em contraposição com o PIB per capita. É, evidentemente, mais abrangente que os indicadores tradicionais, até porque transcende aspectos meramente econômicos e quantitativos. Um dos parâmetros para a sua aferição é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

     Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:

     

    * Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;


    * O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança;


    * E o padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência.

     

     

     

    Fonte: PNUD

     


ID
1110481
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O indicador que NÃO faz parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é:

Alternativas
Comentários
  • para maiores informações:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

    bons estudos!


ID
1112545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos indicadores do desenvolvimento econômico e social, julgue o item seguinte.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação, saúde, industrialização e renda.

Alternativas
Comentários
  • Tirando os indicadores de industrialização, a assertiva ficaria correta.

  • Saúde, educação e renda

  • Industrialização??

    Errado!

    Índice de Desenvolvimento Humano: Saúde, educação e renda.

  • Sobrou uma palavrinha nesta assertiva para lá de maldosa!

              Industrialização não entra aqui.

              O IDH mede o desenvolvimento humano a partir de três esferas: renda, educação e saúde!

    Resposta: E


ID
1112548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sabendo-se que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil seja de 0,730 e que o da Colômbia seja de 0,719, julgue o item subsequente.

O IDH do Brasil o caracteriza como um país com carências relevantes a serem resolvidas para que se possa classificá-lo como desenvolvido.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

              Os países considerados desenvolvidos são aqueles que possuem IDH muito elevado, ou seja, IDH a partir de 0,8.

              Como o nosso IDH está entre 0,7 e 0,8, ele é considerado apenas “elevado” e, portanto, não podemos ser classificados como um desenvolvido. Isso significa que ainda temos alguns problemas (carências) para resolver.

    Resposta: C


ID
1112551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sabendo-se que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil seja de 0,730 e que o da Colômbia seja de 0,719, julgue o item subsequente.

Segundo os dados apresentados, o Brasil apresenta nível de bem-estar social inferior ao da Colômbia.

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente do Índice de Gini, que quanto maior, pior; no caso do IDH, quanto maior, melhor.

  • Errado!

              Quanto maior o IDH, maior é o bem-estar social medido pelo indicador. Como 0,730 é maior que 0,719, o bem-estar do Brasil é maior que o da Colômbia.

       

    Resposta: E


ID
1184116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao reflexo da atividade econômica sobre a sociedade brasileira, julgue o  seguinte  item.

A evolução do Índice de Desenvolvimento Humano ocorrida entre os anos 2000 e 2010 representou uma alteração positiva nos indicadores de renda, saúde e educação, mas não foi suficiente para colocar o Brasil no grupo de países com bom índice de desenvolvimento humano.

Alternativas

ID
1194466
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao estudo do crescimento e do desenvolvimento econômico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1336243
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Seja X o nível educacional de uma população que um pesquisador deseja analisar. A esse respeito, analise as afirmativas.

I. A amostra dessa população representa as pessoas típicas da mesma e, a partir dos dados obtidos, podemos inferir o nível educacional dessa população.

II. A chance de seleção de um elemento extraído com reposição da população será 1/N, sendo N o tamanho da população.

III. Uma amostra aleatória tem a mesma distribuição da população.

Assinale:

Alternativas

ID
1342975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo ao perfil da população brasileira, incluindo suas desigualdades.

Pelo menos nos próximos dez anos o Brasil ainda poderá se beneficiar pelo bônus demográfico, visto que, com a transição demográfica, modifica-se a estrutura etária da população. A maior expectativa de vida, aliada à queda da fecundidade, favorece o aumento da parcela da população em idade economicamente ativa, o que reduz a razão de dependência demográfica.

Alternativas

ID
1342978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo ao perfil da população brasileira, incluindo suas desigualdades.

Segundo a divulgação mais recente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Brasil melhorou seu índice de desenvolvimento humano (IDH). O relatório destaca o foco na redução das desigualdades e da pobreza, o que significa, em termos práticos, que a melhoria, ao longo dos últimos anos, se traduz em crianças com mais anos de estudos, redução da morbidade e aumento da renda familiar per capita, segundo os critérios de mensuração do IDH.

Alternativas
Comentários
  • Expectativa de vida ao nascer.

  • Qual o erro dessa questão?


ID
1490458
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o processo de distribuição de renda no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1601605
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em 1990, pesquisadores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) desenvolveram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo foi de considerar, na avaliação do desenvolvimento, outras características como o nível de saúde e de educação da população, além da própria produção per capita de bens e serviços.

Nesse sentido, o IDH combina três conjuntos de variáveis básicas, a saber:

Alternativas

ID
1601644
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A avaliação da pobreza em determinado país requer a definição de uma linha de pobreza, isto é, um nível de renda abaixo do qual as famílias são consideradas pobres. E então, pode-se calcular o hiato percentual médio. O hiato é a média das diferenças entre a linha de pobreza e as rendas das famílias pobres. O hiato percentual médio é esse hiato como percentual da própria linha de pobreza.

Esse percentual é uma medida da(o):

Alternativas

ID
1709644
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elevação da renda per capita está correlacionada ao crescimento econômico, mas como é uma média, estudiosos usam alguns outros indicadores para avaliar até que ponto a expansão econômica está beneficiando a maior parte da população.

Nesse sentido, constata-se que,

Alternativas
Comentários
  • Coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países.

    O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país.

    Neste caso a letra B está errada pois o coeficiente diminuiu, logo a desigualdade também diminuiu. A letra D está errada pois o coeficiente de Gini não é usado para aquela finalidade. 


ID
2024521
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A expansão da cotonicultura moderna na economia mato-grossense tem gerado mudanças significativas na estrutura socioeconômica regional, conforme pode ser demonstrado pelas estatísticas recentes. Entre os impactos gerados, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2116831
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No Brasil, a concentração espacial da produção tem sido apontada como um problema regional. Essa questão não é mais relativa ao crescimento econômico, mas sim de existência de regiões com baixa atividade econômica vis-a-vis outras regiões em que a dinâmica econômica é bastante acentuada. Assim, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
2171191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da história econômica brasileira, julgue o item subsequente.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento alterou a metodologia de cálculo do índice de desenvolvimento humano ao introduzir o conceito de paridade do poder de compra de cada país. Essa mudança favoreceu o Brasil, que passou a ser considerado um país com desenvolvimento humano melhor que na metodologia anterior.

Alternativas
Comentários
  • Quando se inclui: renda, saúde e educação, o IDH despenca, pois são problemas que ainda persistem.


ID
2346331
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere os seguintes componentes:

1. Expectativa de vida ao nascer.
2. Renda nacional bruta per capita.
3. Índice de Gini para desigualdade da renda nacional bruta per capita.
4. Anos de escolaridade esperados para crianças entrando na idade escolar.
5. Média de anos de escolaridade.

São componentes das três dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano:

Alternativas

ID
2374441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos indicadores sociais brasileiros, julgue o item subsequente.

O aumento na proporção de jovens de dezoito a vinte e quatro anos de idade que frequenta o ensino superior, verificado no período entre 2004 e 2014, conforme dados do IBGE, é explicado tanto pela melhora das condições de renda, que permitiu a postergação da sua entrada no mercado de trabalho, como pelo aumento do financiamento estudantil reembolsável e não reembolsável e das políticas de reservas de vagas.

Alternativas
Comentários
  • Correto, um exemplo a ser citado seria o FIES/ProUni.


ID
2402392
Banca
Fundação La Salle
Órgão
SUSEPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Mais investimento em educação, menos crimes. Esse foi o resultado da tese de doutoramento da economista Kalinca Léia Becker, defendida no campus de Piracicaba da Universidade de São Paulo. Em números: aumento de 1% nos investimentos em educação reduz a criminalidade em 0,1%. O objetivo do estudo era comparar a atuação pública na área da educação com a diminuição da agressividade dos alunos, e pensar o ensino e a escola como fatores importantes para reduzir a criminalidade a médio e longo prazos. Foi analisada a influência do gasto em educação com a redução da taxa de homicídios, a partir de dados nacionais dos anos de 2001 e 2009. Depois, Kalinca avaliou os ambientes escolares, utilizando dados das Provas Brasil de 2007 e 2009. “O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento”, contou a pesquisadora, segundo a Agência USP.


(Disponível em: http://veja.abril.com.br/educacao/mais-investimento-em-educacao-menos-crimes-aponta-pesquisa/. Acesso em 15/02/2017).


Através deste tipo de estudo pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação.


ID
2451913
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O estudo das desigualdades de rendas no Brasil aponta de forma sistemática um grau de desigualdade regional. Um indicador usado para auferir o grau de concentração de renda e o índice de Gini, que corresponderá à completa desigualdade quando este for:

Alternativas

ID
2452012
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao Mercado de Trabalho Brasileiro e a sua experiência na Distribuição de Renda, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2477050
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

São índices de concentração de renda:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    O Coeficiente de Gini mede a concentração de renda e consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade (no caso do rendimento, por exemplo, toda a população recebe o mesmo salário) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa recebe todo o rendimento e as demais nada recebem). O índice de Gini é o coeficiente expresso em pontos percentuais (é igual ao coeficiente multiplicado por 100).
     

    O Índice de Theil é uma medida estatística da distribuição de renda. O índice de Theil é dado pelo logaritmo neperiano da razão entre as médias aritméticas e geométricas da renda familiar per capita média. Se a razão entre as médias for igual a 1, Theil será igual a zero, indicando perfeita distribuição. Quanto maior a razão entre as médias, maior será o valor para o índice de Theil, e pior será a distribuição de renda

    bons estudos


ID
2488807
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com os últimos dados sobre mobilidade de educação e renda no Brasil (IBGE, 2016), a renda dos filhos ainda depende fortemente da educação dos pais. Por exemplo, a percentagem de filhos de analfabetos que ganham mais do que 5 salários mínimos é de apenas 3%, ao passo que entre os filhos de universitários esse percentual atinge 46%.

Esses dados indicam que:

Alternativas
Comentários
  • que medo que dá essa FGV

  • GABARITO: A


ID
2510044
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do bem-estar econômico, considere:


I. Amplamente relacionado à forma com que os indivíduos valorizam as temáticas humanas, sociais e econômicas, o bem-estar pode ser vislumbrado sob diferentes aspectos, no entanto, todos intimamente atrelados entre si. Uma das formas de se observar o bem-estar é através da dimensão econômica, cujo enfoque é direcionado aos elementos que proporcionam maior nível de comodidade econômica e satisfação individual ou coletiva.

II. O PIB per capita ganhou o status de indicador de bem-estar econômico a partir da década de 1950, sobretudo devido às seguintes vantagens: ser facilmente calculado através de base de dados disponíveis na maior parte dos países; permitir a comparabilidade entre estes; incluir em sua extensão variáveis que captam a distribuição de renda, a expectativa de vida, o nível de gastos desagregados, o estoque de recursos naturais, o nível de desemprego, o estoque de capital humano, entre outras características que são de extrema importância à mensuração do nível de bem-estar econômico de uma sociedade.

III. O Índice de Desenvolvimento Humano − IDH, elaborado por Amartya Sen e Mahbub ul Haq, nos anos 1970, busca refletir outros aspectos, que não os estritamente econômicos, em sua composição.

IV. O bem-estar econômico depende de uma ampla gama de variáveis, as quais podem ser agrupadas em quatro dimensões: fluxos de consumo pessoal; estoques de riqueza; distribuição de renda; e seguridade econômica.

V. A necessidade de se conhecer o nível de bem-estar de uma sociedade, assim como mensurar os resultados de uma política focalizada, fez com que surgissem e fossem disseminados diversos instrumentos estatísticos de medição, os chamados “indicadores econômicos e sociais”.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • ITEM B

     

    II. ERRADO. 

    PIB per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país. O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais demonstra o quanto esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou em desenvolvimento.

    O PIB per capita é um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país, estado, ou região. Para o cálculo do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais.

    O PIB per capita é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre pois o PIB não considera o nível de desigualdade de renda das sociedades.

    Em contraposição da assertiva o PIB per capita não inclui em sua extensão variáveis que captam a distribuição de renda, a expectativa de vida, o nível de gastos desagregados, o estoque de recursos naturais, o nível de desemprego, o estoque de capital humano, entre outras características

    III. ERRADO. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. Logo a renda é um indicador econômico.

  • III - A frase: "busca refletir outros aspectos, que não os estritamente econômicos". Deixa uma conclusão dúbia, ou seja:outros aspectos além dos estritamente econômicos... Econômicos inclusos! Assim fica difícil pq tem q interpretar tb o português da Banca, já que a resposta não pode ser detectada por exclusão de alternativas... Triste.


ID
2702068
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as variáveis listadas a seguir:

I - tamanho da população
II - esperança de vida ao nascer
III - nível de educação alcançado
IV - nível de renda per capita

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países foi concebido e é aplicado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Das quatro variáveis listadas acima, o IDH é uma medida que combina dados de

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da letra D -

    A Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1990, criou um novo método denominado de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, esse corresponde às análises das condições de vida de uma população. 

    Nesse contexto, um dos indicadores sociais que reflete boa condição de vida de uma população está na expectativa de vida, que corresponde ao número médio de anos que a população de um determinado país espera viver, mas também pode ser analisado em níveis mais particulares, como de um município, por exemplo. 

    De acordo com a expectativa de vida de uma população pode-se saber a qualidade de vida das pessoas, isso fica evidente porque uma sociedade que possui bons rendimentos, aquisição ao conhecimento, saneamento ambiental, saúde de qualidade e habitação tende a ter uma expectativa de vida maior. 


ID
2730001
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país aumentará se determinados indicadores sociais melhorarem.


Dentre esses indicadores que influenciam diretamente o IDH, figura a(o)

Alternativas
Comentários
  • IDH:

    • expectativa de vida ao nascer;
    • renda (PIB);
    • educação (nível de alfabetização)

    Gabarito A


ID
2780050
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Relacione os regimes previdenciários listados a seguir à descrição correta de seu momento ou de suas perspectivas.

1. RGPS urbano
2. RGPS rural
3. RPPS federal

( ) Apresenta elevado déficit, que tende a ser amenizado ao longo dos anos com a introdução do regime complementar, possibilitando migração dos contribuintes do regime antigo e sendo compulsório para os novos contribuintes.
( ) Permite a aposentadoria por idade, mesmo que não tenha contribuído ao longo do ciclo de trabalho.
( ) Sofreu diversas reformas ao longo dos anos, como a introdução do fator previdenciário que limita o benefício para aposentadorias precoces.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre os regimes previdenciários.

    Os regimes abordados nesta questão são os Regimes Gerais Urbanos e Rurais e o Regime Próprio dos servidores públicos federal.

    O RGPS rural possui variadas diferenças em relação ao urbano, com critérios mais facilitados para o produtor rural. Um desses critérios facilitados é a aposentadoria por idade, mesmo que não tenha contribuído para a previdência.

    Já o RGPS urbano sofreu diversas reformas ao longo do tempo. Uma dessas reformas estabeleceu um fator previdenciário, com o objetivo de impedir que as pessoas se aposentassem muito cedo.

    Por fim, no caso do setor público federal, foi instituído o regime de previdência complementar no ano de 2012. Quanto mais o tempo passar, mais o regime complementar vai crescer e menos o regime antigo vai existir. O regime antigo proporcionada aposentadoria integral ou quase integral aos servidores. Com a introdução do regime complementar, a aposentadoria do servidor será baseada nos rendimentos dos investimentos feitos pelos planos de previdência.

    Assim, temos:

    (RPPS federal) Apresenta elevado déficit, que tende a ser amenizado ao longo dos anos com a introdução do regime complementar, possibilitando migração dos contribuintes do regime antigo e sendo compulsório para os novos contribuintes.

    (RGPS rural) Permite a aposentadoria por idade, mesmo que não tenha contribuído ao longo do ciclo de trabalho.

    (RGPS Urbano) Sofreu diversas reformas ao longo dos anos, como a introdução do fator previdenciário que limita o benefício para aposentadorias precoces.

    Portanto, a ordem correta é: 3 – 2 – 1.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Contribuição compulsória para os novos contribuintes, só podia ser o RPPS federal. Aposentadoria por idade mesmo sem contribuir, seria a rural.

    Alternativa E


ID
2858521
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a interpretação de indicadores de desigualdades, analise as afirmativas a seguir:

I. Considerando a metodologia do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um país A, mesmo apresentando um Produto Interno Bruto (PIB) per capita maior que o do país B, pode apresentar um IDH inferior ao do país B.

II. Calculado a partir do campo de variação C da Curva de Lorenz, o Coeficiente de Gini, ou Índice de Gini, varia entre zero e um. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o Brasil, o índice de Gini da distribuição dos rendimentos mensais de todas as fontes passou de 0,611, em 2000, para 0,575, em 2010. Isso representa um aumento da concentração da renda no país e, portanto, uma deterioração da estrutura da repartição da renda no Brasil e uma elevação das desigualdades durante esse período.

III. Em um gráfico no qual a população, em valores percentuais e acumulados, está representada no eixo das abscissas e as rendas, em valores percentuais e acumulados, estão representadas no eixo das ordenadas, quanto maior for a proximidade entre a reta de equidistribuição e a Curva de Lorenz, maior será o grau de concentração da renda e, portanto, menos igualitária será a estrutura da repartição da renda.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2865814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito dos principais indicadores do desenvolvimento brasileiro, julgue o item seguinte.



No período de 2001 a 2012, o índice de Gini cresceu em todas as regiões do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O erro esta na generalização.

  • O Índice de Gini é o inverso ao IDH, então se cresceu quer dizer que piorou o desenvolvimento, "aparentemente" no dado período melhorou na maior parte das regiões

  • No período de 2001 a 2012, o índice de Gini diminuiu em todas as regiões do Brasil.


ID
2970520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), calculado a partir da média geométrica de indicadores como expectativa de vida ao nascer, anos médios de estudo, anos esperados de escolaridade e produto interno bruto per capita, são considerados indicadores

Alternativas
Comentários
  • Indicador sintético = Indicador social.

    "Premidos, por um lado, pela necessidade de atender às demandas de informação para formulação de políticas e tomada de decisões nas esferas públicas, e inspirados, por outro, pelo sucesso “mercadológico” do IDH e IDH-M, diversas instituições de pesquisa e grupo de pesquisadores empreenderam esforços para desenvolvimento de medidas-resumo da situação social – os Indicadores Sintéticos ou Índices sociais."

    fonte: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/136

  • Questão interessante: parindo-se da teoria tem-se que indicador sintético é aquele que resume vários outros indicadores; com isso, a questão vem com “Indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), (bla bla bla), são considerados indicadores:” e veja que ela explica que esse indicador utiliza outros indicadores como parâmetro. Portanto, a resposta não poderia ser diferente.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre indicadores. 

    Bom, temos várias classificações de indicadores. Acerca da complexidade dos indicadores, a divisão ocorre em indicadores sintéticos e analíticos.

    Os indicadores analíticos  são aqueles que retratam dimensões sociais específicas, geralmente abordando apenas uma situação. Pode-se citar como exemplos a taxa de evasão escolar e a taxa de desemprego.

    Já os indicadores sintéticos (também chamados de índices) sintetizam diferentes conceitos da realidade empírica. Geralmente, eles combinam diversas situações medidas por outros indicadores. Indicadores sintéticos tendem a retratar o comportamento médio das dimensões consideradas, sendo os principais exemplos o PIB, IDEB, IPC e o IDH.

    Assim, enquanto os indicadores analíticos representam uma dimensão específica, os indicadores sintéticos sintetizam diversas dimensões. 

    Quanto ao IDH, foco da questão, ele é um exemplo de indicador sintético.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3234391
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo o Relatório da Desigualdade Global, da Escola de Economia de Paris, o Brasil é hoje o país democrático que mais concentra renda no 1% do topo da pirâmide. Só o Qatar, emirado árabe absolutista de 2,6 milhões de habitantes e governado pela mesma dinastia desde meados do século 19, supera, por pouco, o Brasil. [...] Segundo Marc Morgan, que analisa dados do Brasil no relatório, enquanto os mais ricos no país expandiram a renda no período favorável de 2001 a 2015, e os 50% mais pobres também tiveram ganhos, a classe média (os 40% “do meio”) perdeu participação nos rendimentos totais, de 33,1% para 30,6%.
CANZIAN, Fernando; MENA, Fernanda. Super-ricos no Brasil lideram concentração de renda global. Folha de São Paulo,
19 ago. 2019, Disponível em: <https://temas.folha.uol.com.br/desigualdade-global/brasil/super-ricos-no-brasil-lideram-concentracao-de-renda-global.shtml>. Acesso em: 28 ago. 2019. Adaptado.
Com respeito à distribuição de renda brasileira no período recente, o texto sugere que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    (...) enquanto os mais ricos no país expandiram a renda no período favorável de 2001 a 2015, e os 50% mais pobres também tiveram ganhos, a classe média (os 40% “do meio”) perdeu participação nos rendimentos totais, de 33,1% para 30,6%.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3250981
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH foi criado em 1990 com o objetivo de fornecer informações para que o Estado possa investir em políticas públicas voltadas para o ser humano.

Dessa forma, o IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano em desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Trata-se de uma medida que sintetiza o desenvolvimento de um país, estado, município ou região. Pode-se afirmar que o IDH

Alternativas
Comentários
  • GABRITO: LETRA D

    ? A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões:

    ? Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer;

    ? O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade;

    ? Um padrão de vida decente: PIB (PPC) p er capita.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!