SóProvas


ID
2970799
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Participação das Micro e Pequenas Empresas nas Licitações Públicas

As licitações públicas realizadas nos âmbitos federal, estadual e municipal devem obrigatoriamente dar tratamento diferenciado e favorecido para a micro e pequena empresa, como forma de promover o desenvolvimento econômico e social, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica.

(Disponível em: ˂http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/lei-geral-completa-10-anos-e-beneficia-milhoes-de-empresas,baebd455e8d08410VgnVCM200000 3c74010aRCRD˃ Acesso em 24 fev. 2019.)


Para que as micro e pequenas empresas possam ter estrutura interna capaz de atender de maneira profissional e competitiva a processos licitatórios, é muito importante que haja uma organização interna da sua estrutura.


A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Quando falamos no conceito de gestão vertical, se trata daquela que representa a estrutura clássica de uma empresa. Isso quer dizer, é a organização hierárquica da mesma, verticalizada, com topo, meio e base, tendo uma alta cadeia de comando e organograma fixo.

    A gestão vertical é aquela que possui um organograma com vários níveis administrativos e hierárquicos. No topo está o presidente da empresa, e depois cada divisão é composta por uma série de quadros intermédios e supervisores, que são responsáveis por vários departamentos.

    Dessa forma, os cargos e funções, bem como metas e , são muito bem definidos. Os gestores controlam todas as informações de estratégias, enquanto os colaboradores apenas cumprem as ordens superiores.

    Diferentes departamentos trabalhando juntos, com o mesmo objetivo, essa é a base da . Que inclui: divisão de departamentos, divisão de cargos e divisão de tarefas. Assim, é o tamanho da empresa e a natureza de suas operações que vão determinar o número de departamentos e orientar a distribuição de tarefas.

    Ela é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance dos objetivos e resultados buscados pela empresa. Em resumo: é a maneira como o empreendedor, ou gestor, irá designar as pessoas dentro da organização. De maneira a aproveitar, da melhor forma possível, o potencial de cada uma.

    É fazer a divisão de cargos, setores e tarefas, nos mais diferentes níveis de hierarquia. Sempre levando em consideração o estilo da empresa, seu ramo de atuação e, também, os objetivos do empreendedor e empresa.

    Em uma organização vertical, as decisões vêm sempre de cima para baixo, seguindo a hierarquia. Os colaboradores recebem um conjunto de orientações a seguir e devem trabalhar de acordo com o que lhes é passado.

    https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-gestao-horizontal-e-vertical-e-suas-principais-caracteristicas/

  • C) Sentido vertical de hierarquia,cadeia de comando dentro das empresas.

  • Estrutura Linear

    Esse formato é o mais antigo, e também o mais simples quando se trata de estrutura organizacional. Muito usado em empresas menores, possui uma hierarquia nítida e bem definida entre todos os colaboradores.