-
Gabarito B
-
Gabarito B
A prolixidade não concorre com a impessoalidade.
-
Gabarito B
O texto oficial deve ser caracterizado por:
· Impessoalidade - se deve ao fato da homogeneidade e impessoalidade do destinatário;
o Impessoalidade do Emissor: Isenção de opinião, de elementos subjetivos. O texto tem caráter informativo, trabalha com dados e fatos. Não há espaço para intimidade.
o Impessoalidade do Receptor: Deve ser tratado de modo impessoal, como parte de um órgão, sem demonstrações de afeto ou desafeto, com pronomes de tratamento adequados. O público é tratado como conjunto de cidadãos, de forma homogênea.
o Impessoalidade do Assunto: Sempre assuntos de interesse público, afetos ao serviço público. Não cabe aqui tratar de assuntos de interesse pessoal do servidor, que, em comunicações oficiais, está representando o órgão.
· Concisão - máximo de informações com o mínimo de palavras;
· Clareza - imediata compreensão;
· Uniformidade;
· Uso do padrão culto da língua;
· Objetiva - o redator deve ir diretamente ao assunto que se deseja abordar.
-
Prolixo é um adjetivo que significa muito longo, extenso ou demorado. É empregado quando alguém fala ou escreve demoradamente, com o uso excessivo de palavras.
O antônimo de prolixo é conciso ou lacônico, ou seja, o que exprime muita coisa com um número reduzido de palavras.
-
Gabarito: B
Atributos da redação oficial
A redação oficial deve caracterizar-se por:
· clareza e precisão = Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza e a precisão não são atributos que se atinjam por si sós: elas dependem estritamente das demais características da redação oficial.
· objetividade = Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. É errado supor que a objetividade suprime a delicadeza de expressão ou torna o texto rude e grosseiro.
· concisão = Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
· coesão e coerência = Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.