SóProvas


ID
2971153
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Artigo 18 do Decreto n° 4.073 de 3 de janeiro de 2002 que regulamenta a Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, descrito abaixo, assinale a alternativa correta:


Art. 18. Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor.


§ 1° Os documentos relativos às atividades-meio serão analisados, avaliados e selecionados pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradores dos arquivos, obedecendo aos prazos estabelecidos em tabela de temporalidade e destinação expedida pelo CONARQ.

§ 2° Os documentos relativos às atividades-meio não constantes da tabela referida no § 1° serão submetidos às Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradores dos arquivos, que estabelecerão os prazos de guarda e destinação daí decorrentes, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional.

§ 3° Os documentos relativos às atividades-fim serão avaliados e selecionados pelos órgãos ou entidades geradores dos arquivos, em conformidade com as tabelas de temporalidade e destinação, elaboradas pelas Comissões mencionadas no caput, aprovadas pelo Arquivo Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    É atribuição das comissões permanentes de avaliação de documentos averiguar o valor de um documento e sua destinação.

  • Gabarito E

    § Tabela de temporariedade (avaliação - corrente e intermediaria): é o instrumento que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos da instituição. Elaborada pela Comissão permanente de Avaliação Documental – CPAD e aprovados pela Autoridade Competente. É feita com base na LEGISLAÇÃO relacionada à atividade que gerou o documento ou nas necessidades administrativas

  • Das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos

    Art. 18. Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor.

    § 1o Os documentos relativos às atividades-meio serão analisados, avaliados e selecionados pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradores dos arquivos, obedecendo aos prazos estabelecidos em tabela de temporalidade e destinação expedida pelo CONARQ.

    § 2o Os documentos relativos às atividades-meio não constantes da tabela referida no § 1o serão submetidos às Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradores dos arquivos, que estabelecerão os prazos de guarda e destinação daí decorrentes, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional.

    § 3o Os documentos relativos às atividades-fim serão avaliados e selecionados pelos órgãos ou entidades geradores dos arquivos, em conformidade com as tabelas de temporalidade e destinação, elaboradas pelas Comissões mencionadas no caput, aprovadas pelo Arquivo Nacional.

  • Perceba que a própria questão nos mostra a resposta. As Comissões analisam, avaliam, selecionam os documentos, a fim de identificar aqueles de guarda permanente e eliminar os que não têm valor. Isso está no caput do artigo.

  • A avaliação documental é a análise dos documentos da instituição que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos e é realizada por uma COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO a qual resulta na tabela de temporalidade da instituição.

  • Pessoal esta questão na minha opinião , pode ser respondida por uma intepretação de texto . levando em consideração que é citado a lei e artigo .

  • O art. 18 do referido decreto, tiveram seus §§§ 1º, 2º e 3º, revogados.

    Disponível em: