SóProvas


ID
2971534
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das importantes ferramentas de planejamento financeiro de um emprendimento é a curva S.

Avalie as afirmações a seguir, referente à resistência dos materiais.

I. A Curva S é um gráfico da relação entre o esforço monetário despendido em melhorar um produto ou método e os resultados obtidos como retorno desse investimento.

II. Uma característica comum em planejamento de empreendimentos civis é que o trabalho nas fases iniciais é consideravelmente menor do que o realizado nas fases intermediárias. Por isso, os valores acumulados resultam em um gráfico no formato da letra “S”.

III. Um dos papéis fundamentais das ferramentas de gestão como a Curva S para empreendimentos civis é antecipar cenários e reduzir a margem de erro dos empreendimentos.

IV. O ideal é que a curva esteja o mais próximo possível do que foi planejado. Mesmo nos casos em que a curvatura esteja acima da média, situação que requer cuidados durante a execução do empreendimento, os gestores devem estar atentos.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A Curva-S é um gráfico da relação entre o esforço monetário despendido em melhorar um produto ou método e os resultados obtidos como retorno desse investimento. É denominada Curva-S porque, quando os resultados são delineados, o que geralmente aparece é uma linha em forma de S, alongada para a direita no topo, e para a esquerda na base.

    No início, a resposta aos investimentos feitos é lenta. A seguir, ocorre uma aceleração violenta na curva, quando é obtido o conhecimento necessário para progredir. No final, a resposta aos investimentos volta a ser lenta. Tornando qualquer progresso muito caro. Os navios não conseguem navegar muito mais depressa, as caixas registradoras não funcionam muito melhor e as roupas não ficam muito mais limpas. A causa disso são os limites no topo da Curva-S.

  • I. A Curva S é um gráfico da relação entre o esforço monetário despendido em melhorar um produto ou método e os resultados obtidos como retorno desse investimento.

    II. Uma característica comum em planejamento de empreendimentos civis é que o trabalho nas fases iniciais é consideravelmente menor do que o realizado nas fases intermediárias. Por isso, os valores acumulados resultam em um gráfico no formato da letra “S”.

    III. Um dos papéis fundamentais das ferramentas de gestão como a Curva S para empreendimentos civis é antecipar cenários e reduzir a margem de erro dos empreendimentos.

  • Alguém sabe dizer por que a IV tá errada?

  • Ø   CURVA S:

    ·        O nível de atividade de um projeto típico assemelha-se a uma distribuição normal (curva de Gauss), o trabalho executado geralmente começa em ritmo lento, com poucas atividades simultâneas; passa progressivamente a um ritmo mais intenso, com varias atividades ocorrendo paralelamente; e, quando o projeto se aproxima do fim, a quantidade de trabalho começa a decrescer (lento-rápido-lento);

    ·        A curva S mostra a distribuição de um recurso, de forma cumulativa, podendo representar o projeto como um todo, em termos de homens-hora ou de moedas necessários à sua execução, assim como permite visualizar o ritmo de andamento previsto para a sua implementação.

    ·        O ritmo é definido pelo coeficiente angular da curva.

  • Camila, o que está errado na IV é a parte que diz: situação que requer cuidados durante a execução do empreendimento

    O ideal é que a curva esteja o mais próximo possível do que foi planejado. Mesmo nos casos em que a curvatura está acima da média, os gestores devem estar atentos. Adiantar o trabalho não quer dizer, necessariamente, que a empresa recebeu o dinheiro. A curva referente ao trabalho pode estar adiantada, mas talvez a empresa não tenha tido o retorno esperado.

  • Pessoal, vamos analisar as assertivas, uma a uma, e assinalar as corretas:

    I. A Curva S é um gráfico da relação entre o esforço monetário despendido em melhorar um produto ou método e os resultados obtidos como retorno desse investimento. CORRETO

    A Curva S de Custos mostra o valor monetário acumulado em função do tempo de desenvolvimento do projeto – ou seja, o total de recursos financeiros consumidos pelo projeto, ao longo do seu período de existência e desenvolvimento. O controle dos resultados é feito a partir do método chamado de Análise de Valor Agregado (EVA – Earned Value Analysis), que compara o valor planejado com o valor realizado e, através disso, torna-se possível avaliar se os desempenhos de custo e programação do projeto estão de acordo com o que foi planejado.

    II. Uma característica comum em planejamento de empreendimentos civis é que o trabalho nas fases iniciais é consideravelmente menor do que o realizado nas fases intermediárias. Por isso, os valores acumulados resultam em um gráfico no formato da letra “S”. CORRETO

    A evolução de um projeto, particularmente na construção civil, não se desenvolve de modo linear, quando tratamos de aplicação dos recursos. O comportamento é geralmente no ritmo lento-rápido-lento. O nível de atividade de um projeto típico assemelha-se a uma distribuição normal, ou seja, uma curva de Gauss: o trabalho executado geralmente começa em ritmo lento, com poucas atividades simultâneas; passa progressivamente a um ritmo mais intenso, com várias atividades ocorrendo paralelamente; e, quando o projeto se aproxima do fim, a quantidade de trabalho começa a decrescer. Esse mesmo aspecto lento-rápido-lento é verificado com o custo ao longo do desenvolvimento da obra. Como podemos constatar na figura da assertiva acima, o termo “curva S” origina-se do formato do desenvolvimento dos custos, graficamente. 

    III. Um dos papéis fundamentais das ferramentas de gestão como a Curva S para empreendimentos civis é antecipar cenários e reduzir a margem de erro dos empreendimentos. CORRETO

    Como foi dito na justificativa da primeira assertiva, o controle dos resultados da Curva S é feito a partir do método chamado de Análise de Valor Agregado (EVA – Earned Value Analysis), que compara o valor planejado com o valor realizado e, através disso, torna-se possível avaliar se os desempenhos de custo e programação do projeto estão de acordo com o que foi planejado e, se for o caso, adotar medidas de ajuste.

    IV. O ideal é que a curva esteja o mais próximo possível do que foi planejado. Mesmo nos casos em que a curvatura esteja acima da média, situação que requer cuidados durante a execução do empreendimento, os gestores devem estar atentos. INCORRETO

    O dispositivo utilizado para este controle é a chamada Variação de Prazo (VPr), que representa a diferença entre quanto trabalho foi produzido (ou o custo) até a aferição e o quanto deveria ter sido realizado, de acordo com o que foi planejado. 

    Em suma,

    Para VPr > 0: foi realizado mais trabalho que o previsto (o projeto está adiantado); 

    Para VPr = 0: o trabalho realizado foi exatamente igual ao previsto (o projeto está no prazo);

    Para VPr < 0: foi realizado menos trabalho que o previsto (o projeto está atrasado).

    Quando a curva S está acima do planejado, os gestores devem realmente estar atentos. No entanto, esta situação não requer nenhum tipo de ajuste ou cuidado, pois significa que o projeto está adiantado.

    Resposta: A

  • Geowan, vc copiou do site https://gestaodedocumentos.net/aplicacao-curva-s-gestao-de-projetos-de-engenharia/ e não respondeu a questão! Pela sua explicação o item deveria estar correto.

    A questão deveria ser anulada!

  • curva S acima, indica que a obra esta além do planejado, ou seja, esta caminhando bem, não é um ponto de cuidado e atenção;

    por isso o item IV esta errado