Existem três tipos de controle que uma organização deve conhecer e se possível aplicá-los na produção de seus produtos, são: controle preventivo, controle simultâneo e controle por feedback.
➥ O controle preventivo (a priori, feedfoward, preliminar, pré-ação) identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.
➥ O controle simultâneo (concomitante, concorrente) monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo está dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.
➥ O controle por feedback (a posteriori, retroação, posterior) foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada à venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto.
Fonte: ✿ Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para a UFC - Volume 03
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os sistemas de controle. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que responde como chamamos o processo em que a informação de feedback sobre o desempenho da qualidade ou serviço executado.
Tomando emprestado um conceito da Teoria dos Sistemas, segundo Chiavenato (2014, p.410): "a retroação serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar. Quando ocorre alguma diferença (desvio ou discrepância) entre ambos, a retroação incumbe-se de regular a entrada para que a saída se aproxime do padrão estabelecido."
Com base nesta noção, sabemos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.