SóProvas


ID
2972767
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Não seria possível organizar os recursos e a estrutura de uma organização, seja pública ou privada, se não existissem objetivos e planos. Planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos. No entanto, dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam características diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade, e permanência. Com relação a elaboração do calendário acadêmico da UFC, marque a alternativa que melhor define o tipo de plano e suas principais características.

Alternativas
Comentários
  • A) tático, curto prazo, específico e temporário.

    Eu até queria colocar a resposta da banca aos recursos, mas é enorme, quem tiver interesse pode consultar o parecer da questão 25 em:

    http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/concUFCA/2014/edital23/docs/Pareceres/Parecer%20Assistente%20Administracao.pdf

  • Trecho do parecer da banca:

    Para Russel Ackoff, (1983), Planejamento Estratégico é para longo prazo. Planejamento tático é para prazo mais curto. Como porém LONGO PRAZO E CURTO PRAZO SÃO RELATIVOS, TATICO E ESTRATÉGICO também o são. Continua o autor: Planejamento tático se restringe a escolher os meios pelos quais se tentará atingir objetivos especificados. Planejamento tático se orienta para os meios e os estratégicos para os fins. Corroborando com Russel Ackoff, (1983), Caravantes e outros (2005), tece as seguintes considerações:

    1. Os conceitos de planejamento estratégicos, planejamento tático e implementação e controle entre outros, tem como características: LONGICIDADE, RACIONALIDADE, SEQUENCIA E INTEGRAÇÃO;

    2. No nível estratégico é comum os executivos trabalharem com um horizonte temporal alongado, de três ou mais anos. JÁ A GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA PLANEJA PARA OS PRÓXIMOS MESES, E ALGUMAS VEZES, ATÉ PARA DOIS ANOS. Enquanto que no planejamento operacional, os planos operacionais são o produto final, lida com as operações do dia a dia, SEMPRE numa perspectiva temporal INFERIOR a um ano;

    Ora, há de se concluir que um calendário acadêmico cumpre o que foi estabelecido para as atividades acadêmicas a nível de ensino pesquisa e extensão. Neste caso, como uma atividade gerencial ele é construído como um planejamento de datas oficiais e eventos acadêmicos,tais como, provas, solenidades, festividades, e feriados para UM PRAZO DETERMINADO. Assim, ao terminar o semestre letivo ele se extingue.

    O planejamento estratégico da universidade segue a gestão da reitoria, para um mandato de quatro anos. O calendário é feito considerando dois semestres letivos, aproximadamente um ano, cumprindo os 220 dias letivos.

    Pelas razões expostas, considera- se no caso concreto, o planejamento como tático, temporário e de curto prazo. 

  • Aprendi que o planejamento tático é de médio prazo...

  • Que caô da banca.

  • E a resposta da questão diz que é planejamento de tático?

    e ainda de curto prazo? se é curto prazo era pra ser operacional;

    O parecer da banca usou argumentos que não justifica em momento algum o gabarito.

    1. Os conceitos de planejamento estratégicos, planejamento tático e implementação e controle entre outros, tem como características: LONGICIDADE, RACIONALIDADE, SEQUENCIA E INTEGRAÇÃO;

    2. No nível estratégico é comum os executivos trabalharem com um horizonte temporal alongado, de três ou mais anos. JÁ A GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA PLANEJA PARA OS PRÓXIMOS MESES, E ALGUMAS VEZES, ATÉ PARA DOIS ANOS. ( E isso é considerado longo prazo? não. É curto prazo? tbm não ne?)

     Enquanto que no planejamento operacional, os planos operacionais são o produto final, lida com as operações do dia a dia, SEMPRE numa perspectiva temporal INFERIOR a um ano;(isso é curto prazo)

    Ora, há de se concluir que um calendário acadêmico cumpre o que foi estabelecido para as atividades acadêmicas a nível de ensino pesquisa e extensão. Neste caso, como uma atividade gerencial ele é construído como um planejamento de datas oficiais e eventos acadêmicos,tais como, provas, solenidades, festividades, e feriados para UM PRAZO DETERMINADO. (se adequa mais ao planejamento operacional. não?)

  • Sinceramente, se vc for na lógica, com certeza vai errar....

  • Consoante à doutrina de Filipe Sobral, o planejamento formal engloba a definição dos objetivos e dos planos.

    Destarte, dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam caracterísitcas diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.

    (1) Abrangência: estratégicos, táticos ou operacionais;

    (2) Horizonte temporal: de longo, médo ou curto prazos;

    (3) Especificidade: Gerais ou específicos;

    (4) Permanência: permanentes ou temporários.

    Calendário acadêmico se insere nas opções de temporário, curto prazo (Todo ano se renova) e específico.

  • A eliminação nesse tipo de questão tem que ser do mais errado pro menos errado. Como que um calendário de 1 ano vai ser "Permanente"? B, D e E erradas. Obviamente, também não será GENÉRICO, pq é ESPECÍFICO daquele ano (item C errado).

    Mesmo que "tático" e "curto prazo" juntos na mesma frase soe estranho, é bem menos estranho do que eu disse anteriormente.

  • a alternativa A estaria certa se estivesse se referindo ao planejamento operacional.

  • Eu também pensei que o planejamento tático era só de médio prazo.

  • Gabarito da Banca: A

  • Curto prazo remete a operacional (dias, no máximo semana). O correto mesmo seria médio prazo, mas enfim a banca tem suas "interpretações" para forçar uma pegadinha...