-
✿ Etapas do processo orçamentário
O processo de implantação da gestão orçamentária dar-se-á em etapas sequenciais. As etapas são como degraus de uma escada que devem ser superados passo a passo. Cada degrau possui metas a serem superadas viabilizando o inicio do próximo passo (próximo degrau).
Vejamos a seguir as etapas do processo orçamentário:
• 1ª Etapa – Planejamento do processo orçamentário: é a fase inicial em que se respondem quatro perguntas. O que fazer? Como fazer? Quando fazer? E quem executará?
• 2ª Etapa – Estabelecimento de premissas: que consiste na fixação das prioridades essenciais para a elaboração das previsões orçamentárias;
• 3ª Etapa – Coleta de dados: procedimentos previamente definidos no planejamento para que as informações sejam coletadas adequadamente;
• 4ª Etapa - Consolidação dos dados: ações de apuração dos dados coletados para avaliação das metas e resultados orçamentários;
• 5ª Etapa – Execução orçamentária: ações operacionais realizadas para viabilizar o cumprimento das metas e objetivos orçamentários;
• 6ª Etapa – Revisão orçamentária: reavaliação dos planos orçamentários para ajusta-los a novos cenários organizacionais e/ou mercadológicos;
• 7ª Etapa – Orçamentos parciais: procedimento de acompanhamento das metas durante o decorrer do horizonte do período orçamentário.
Fonte: Portal Educação
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/etapas-do-processo-orcamentario/54852
-
Ei, Josy. Eu guardei a A na geladeira enquanto analisava as outras alternativas, mas acho que ela se relaciona mais com o princípio orçamentário do Equilíbrio do que com a execução orçamentária no todo. É como já cansei de ver gente falando aqui no site, por mais que uma alternativa esteja certa, a gente tem que ir na mais certa. Abraço!
-
Q991186 espelho para questão.
CICLO ORÇAMENTÁRIO
I-ELABORAÇÃO: Compreende a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros, necessários à sua materialização e concretização.
II-ESTUDO E APROVAÇÃO: Esta fase é de competência do Poder Legislativo, e o seu significado está configurado na necessidade de que o povo, através de seus representantes, intervenha na decisão de suas próprias aspirações, bem como na maneira de alcançá-las.
III-EXECUÇÃO: Constitui a concretização anual dos objetivos e metas determinados para o setor público, no processo de planejamento integrado, e implica a mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros.
IV-AVALIAÇÃO: Refere-se à organização, aos critérios e trabalhos destinados a julgar o nível dos objetivos fixados no orçamento e as modificações nele ocorridas durante a execução; à eficiência com que se realizam as ações empregadas para tais fins e o grau de racionalidade na utilização dos recursos correspondentes.
Gab-D
-
III - EXECUÇÃO.
GAB - D.
-
QUEM EXECUTA - CONCRETIZA !
Constitui a concretização anual dos objetivos e metas determinados para o setor público, no processo de planejamento integrado, e implica a mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros.
-
GABARITO: D.
Segundo Ernesto José da Silva, “a execução pode ser definida como a atividade e procedimento desenvolvidos pela Administração Pública para concretizar as metas estabelecidas e aprovadas quando do planejamento, e implica na mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros”.