SóProvas


ID
2973187
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego do padrão culto da linguagem. Assinale a alternativa cuja concordância verbal está INADEQUADA conforme as orientações da norma culta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO DA BANCA B, porém, discordo... não achei o erro nessa alternativa.

    tem erro de digitação na letra E, APOSTILHAS.

    tem erro na letra D, choveram críticas, pois não pode/deve ser evitado linguagem conotativa, figuras de linguagem, o discurso (texto) deve ser claro, conciso, evitando-se também jargões.

    acredito que essa questão possa vir a ser anulada

  • Gabarito B.

    O sujeito está indeterminado, no entanto refere-se a mais de uma pessoa. Digamos que eu fosse o redator do ofício que comunicasse: "Precisa-se de professores..." Quem precisa? O Órgão que eu represento. Já que o Ofício é impessoal. Na letra E o sujeito também está indeterminado, mas nesse caso poderia referir-se a mais de uma pessoa, segundo o pensamento do examinador que não estaria nada de bem com a vida e não consideraria a escrita "apostilhas" como erro de escrita.

  • Gabarito: B.

    Verbos que não apresentam complemento direto (verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação), acrescidos da partícula "se" ficam na terceira pessoa do singular. Nestes casos, o pronome "se" atua como índice de indeterminação do sujeito.

    Ex:

    Precisam-se de professores qualificados para melhorar a educação no Brasil.

    Trata-se de elementos fantasiosos.

  • Choveram críticas++++++ kkkkk tá demais essas bancas

  • Choveram críticas para o professor. sentido figurado verbo vai para o plural.

  • Apostilhas é o plural de apostilha. O mesmo que: apostilas. A letra E não está errada gente.

  • A) No programa do concurso havia mais de dez assuntos para estudar.

    CORRETO, pois o verbo HAVER, no sentido de EXISTIR, é impessoal, fica na 3ª pessoa do singular e não tem sujeito.

    Logo, estaria errada a seguinte construção : ''No programa do concurso haviam mais de dez assuntos...''

    B) Precisam-se de professores qualificados para melhorar a educação no Brasil. ( GABARITO ! )

    ERRADO! De forma bem simples e sem complicações. Toda vez que tiver a construção "VTI + partícula 'SE', seguido de PREPOSIÇÃO + palavra no PLURAL, o verbo será INVARIÁVEL" ( nesse caso, a partícula "SE" é um índice que indetermina o sujeito )

    estaria correta a seguinte construção : "Precisa-se de professores qualificados..."

    Por outro lado, se a construção for " VTD + partícula 'SE', seguido de palavra no plural, o verbo será VARIÁVEL" ( nesse caso, a partícula "SE" é um pronome apassivador )

    EX: vendem-se casas ( correto )

    vende-se casas ( errado )

    C) Fazia mais de três anos que ele havia deixado de estudar.

    CORRETO!

    O verbo FAZER no sentido de tempo decorrido é INVARIÁVEL e não tem sujeito!

    Estaria ERRADA a seguinte construção : ''Faziam mais de três anos..."

    D) Nos comentários das provas, choveram críticas para o professor.

    CORRETO!

    O verbo chover, quando indica fenômeno da natureza, é invariável.

    Porém tem uma exceção. Quando for empregado no sentido CONOTATIVO ( sentido figurado ) ele poderá variar e terá sujeito.

    Nesta alternativa o verbo está correto porque está no sentido figurado.

    Outros exemplos: Choveram dinheiros ( correto )

    Choveu dinheiros ( errado )

    E) Vendem-se apostilhas com questões de concurso comentadas.

    CORRETO!

    Esse eu expliquei na alternativa "B".

  • Gabarito letra B

    Escrevemos precisa-se no singular, pois há indeterminação do sujeito. Sendo assim, o correto é que o verbo seja conjugado na 3.ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

  • Top explicação, Fabricio Silva. Agora sim entendi essa diferença.

  •  Significado de apostilha. O que é apostilha: Conjunto de tópicos em um mesmo volume. Diferencia-se de apostila pela a quantidade de assuntos relacionados.

  • APOSTILHA FOI SACANAGEM KKKKK

  • Gabarito B

    •      Concordância com verbo ser:

    o  Se o sujeito for coisa, o verbo pode concordar com o sujeito ou o predicativo. Ex.: a velhice seria (seriam) só recordações.

    o  É muito/ é pouco/ é demais (peso, quantidade, medida), o verbo fica no singular.

    o  Hora/ data/ distância. o verbo ser é impessoal, concorda com predicativo.

    o  Verbo + se (pronome apassivado): o verbo concorda com o sujeito. Ex.: vende-se um apartamento.

    o  Verbo + se (índice de indeterminação do sujeito): o verbo 3ª pessoa do singular. Ex.: precisa-se de funcionários.

  • B - Precisam-se de professores qualificados para melhorar a educação no Brasil.

    Trata-se de um verbo transitivo indireto e a partícula se exerce a função de indeterminar o sujeito. Portanto, o correto seria ficar no singular.

    Precisa-se de professores qualificados para melhorar a educação no Brasil.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao emprego do padrão culto da linguagem, especificamente referente à concordância verbal. Vamos à análise:

    a) Nesta frase, o verbo "haver" tem sentido de EXISTIR. Isso significa que ele deve permanecer na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Sendo assim, a concordância apresentada na frase está correta.
    b) A partícula SE exerce diferentes funções na língua portuguesa. Sempre que ela aparecer junto ao verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, ou ainda junto ao verbo transitivo direto, com o objeto direto preposicionado, é chamada de índice de indeterminação do sujeito. Como o próprio nome já diz, quando exerce essa função, a palavra SE indetermina ou não indica o sujeito da oração. Esse tipo de oração não admite a transposição para a voz passiva analítica (Professores qualificados são precisados para melhorar a educação no Brasil), e o verbo deve ficar sempre na 3ª pessoa do singular. Sendo assim, o verbo "precisar" deveria estar no singular (Precisa-se), não no plural. Portanto, a concordância verbal está incorreta na frase.
    c) Nesta frase, o verbo a ser analisado é “fazer". Quando ele é usado com a função de indicar tempo, como é o caso na frase analisada (Fazia mais de três anos), se torna impessoal e invariável, isto é, deve ser usado apenas no singular. Sendo assim, a concordância apresentada na frase está correta.
    d) Nesta frase, o verbo a ser analisado é “chover". Tal verbo possui duas regras de concordância: quando indica fenômeno da natureza, é um verbo impessoal e, assim, como não admite sujeito, o verbo deve ficar no singular; já quando é empregado no sentido figurado, como é o caso do exemplo deste item (choveram críticas), passa a ser verbo pessoal, que significa admitir sujeito e, por isso, deve estabelecer a concordância. Sendo assim, a que foi apresentada na frase está correta.
    e) A partícula SE exerce diferentes funções na língua portuguesa. Dentre todas, ela pode exercer a de pronome apassivador com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos. Com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora. Na prática, a frase pode ser transposta para a voz passiva analítica (Apostilas são vendidas com questões de concurso comentadas). Nesse caso, o verbo é variável e, portanto, a concordância deve ser estabelecida, conforme foi feito neste item (Vendem-se apostilas). Sendo assim, a concordância apresentada está correta.
    Gabarito: Letra B
  • Gabarito Letra B.. Verbo + se +preposição: ficará no singular.

    Precisa-se de professores..

  • LETRA B

    VERBO- NÃO CONCORDA com termo preposicionado.

    Quem precisa- precisa DE algo / DE alguém

  • E as apostilhas?