SóProvas


ID
2973679
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuitegi - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No setor público, o orçamento não pode ser elaborado ou executado isoladamente do período imediatamente anterior e do posterior, pois é influenciado por variáveis condicionantes daquele que o precede, bem como constitui base informativa para os exercícios futuros. O Ciclo Orçamentário caracteriza-se como a sequência das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA desse ciclo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B
    A questão não mencionou o controle, mas isso não prejudica, no meu entendimento, a resolução da questão.

                                                            FASES DO CICLO ORÇAMENTÁRIO

    1° ELABORAÇÃO / PLANEJAMENTO: Atividades iniciais relacionadas à destinação dos recursos arrecadados, levando em contas o cenário fiscal.

    2° APROVAÇÃO: Debate entre os parlamentares sobre a proposta apresentada.

    3° EXECUÇÃO: Arrecadação das receitas e realização das despesas.

    4° AVALIAÇÃO e CONTROLE:  A avaliação faz a análise de eficiência e eficácia da ação governamental. Contribui para a elaboração de uma nova proposta, que reinicia um novo ciclo. Já o CONTROLE; é uma forma de assegurar que os recursos estão sendo corretamente. É exercido pelas casas legislativas com auxílio do tribunal de contas.

  • B- Elaboração; estudo e aprovação; execução; e avaliação

  • Questão sobre o ciclo orçamentário, também chamado de processo orçamentário por alguns doutrinadores.

    O ciclo orçamentário pode ser definido como o intervalo de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, ou seja, a elaboração orçamentária, o estudo e a aprovação do orçamento, a execução orçamentária e financeira e o controle e avaliação.

    No caso da União (modelo federal) o ciclo se inicia logo no início do ano com a elaboração de pré-propostas de orçamento, passa pela consolidação realizada pelo órgão central do orçamento e o envio do PLOA pelo Presidente até 31 de agosto. O projeto é estudado e votado no Congresso Nacional. Aprovado o projeto pelo Plenário, sua vigência geralmente terá início apenas no próximo exercício financeiro, onde será executado durante o ano. O controle e avaliação do orçamento são realizados de forma contínua, sobretudo pelos órgãos de controle externo e interno.

    Perceba que um longo período de tempo pode ocorrer durante todo esse processo. Por isso dizemos que o ciclo orçamentário é maior que o exercício financeiro. Inicia-se com a elaboração e aprovação (no ano anterior), a execução e o controle (no exercício) e o controle e a avaliação (até anos posteriores).

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a alternativa que apresenta a ordem CORRETA desse ciclo:

    A) Errado, não começa pela aprovação do orçamento.

    B) Correto, como vimos na explicação introdutória.  

    C) Errado, não existe etapa de organização.

    D) Errado, não começa pela etapa de avaliação. Não é possível avaliar algo que não foi sequer elaborado.

    E) Errado, não começa pela etapa de controle.    


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Deu Branco ? Pensa no clico PDCA , é meio caminho andado.

  • GAB B

    O ciclo orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, por meio do qual se elabora/planeja, aprova, executa, controla/avalia a programação de dispêndios do setor público nos aspectos físico e financeiro. No nosso país identificam-se, basicamente, quatro etapas no ciclo ou processo orçamentário:

    1. ELABORAÇÃO;
    2. APROVAÇÃO;
    3. EXECUÇÃO;
    4. AVALIAÇÃO E CONTROLE.
    • Sendo que ELABORAÇÃO EXECUÇÃO é competência do PODER EXECUTIVO.
    • Enquanto APROVAÇÃO AVALIAÇÃO/CONTROLE é competência do PODER LEGISLATIVO.

    Isso faz dele um ORÇAMENTO MISTO!!!

    No Brasil, o Orçamento Público tem caráter AUTORIZATIVO, e não impositivo. Quando o orçamento anual é aprovado, transformando-se na Lei Orçamentária Anual (LOA), apenas contém a AUTORIZAÇÃO do Poder Legislativo para que, no decorrer do exercício financeiro, o gestor verifique A REAL NECESSIDADE e utilidade de realização da despesa autorizada, e, sendo ela necessária, proceda a sua execução. Portanto, ele não é obrigatório.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)